Qual o significado das tatuagens geométricas? Sugestões originais!

Qual o significado das tatuagens geométricas? Sugestões originais!
Imagem: dvehlavy.cz

As tatuagens cada vez estão mais na moda. Já não é raro ver alguém com alguma ou pessoas completamente tatuadas por todo o corpo. Contudo, as tattoos pequenas também são cada vez mais populares. As tatuagens geométricas viraram tendência há alguns anos atrás, sobretudo em zonas como o antebraço, o pulso ou, o tornozelo, as costas ou até os dedos das mãos. O triângulo e a flecha são dos mais comuns, embora também se vejam círculos, luas em todas as suas fases ou combinações de figuras. No entanto, será que você sabe realmente o que está tatuando? A geometria sempre teve uma relação bem próxima com a alquimia e, partindo desse princípio, as figuras geométricas possuem um significado próprio. Se você quer saber qual o significado das tatuagens geométricas, continue lendo esse artigo e descubra o sentido da sua tatuagem!

Alquimia e símbolos geométricos

A alquimia foi uma prática muito utilizada na antiguidade até ao Renascimento. Era uma prática proto científica, além de ser uma disciplina filosófica. Englobava ciência e pensamentos como química, metalurgia, medicina, física, astrologia, misticismo ou espiritualismo.

Esteve muito ligada à incansável busca da pedra filosofal, uma substância alquímica capaz de converter os metais. Foi uma prática que criou vínculos entre os seres humanos e a explicação de fenômenos naturais, tendo sido reconhecida como proto ciência por isso. Uma das matérias mais importantes era a química, relacionada com as crenças populares e religiosas. Se tentava fundir os elementos e cada um deles tinha o seu próprio significado, associado a um símbolo.

Os símbolos da alquimia eram formas geométricas combinadas ou simples que, hoje em dia, são muito usados em tatuagens sem sequer se saber o que significam. Em seguida, veremos o que significa cada uma destas figuras e formas geométricas que mais se usam nas tatuagens hoje em dia.

Triângulos

Os triângulos são das figuras geométricas mais tatuadas. São simples e podem ser tão minúsculos que muita gente tatua eles nos dedos. As tatuagens simples ou minimalistas de triângulos incluem um ou vários e são associadas aos quatro elementos: fogo, terra, ar e água.

Na Grécia Antiga alguns filósofos tentaram demonstrar que a matéria viva podia ser decomposta em uma unidade básica, da qual partiam todos os objetos inanimados do planeta. Eles acreditavam que os quatro elementos eram os essenciais para a vida. Assim, podemos ver tatuagens de quatro triângulos representando estes quatro elementos. A água é representada com um triângulo equilátero invertido, com a base na parte superior. A terra, por sua vez, é representada da mesma forma, mas tem uma linha horizontal que atravessa o triângulo. Ar e fogo, por sua vez, são representados por triângulos também equiláteros, mas com a base na parte inferior e o vértice para cima. Neste caso, a linha horizontal que atravessa representa o ar, enquanto que o fogo não tem essa linha.

Os triângulos também podem representar a dualidade entre o masculino e o feminino. Um triângulo virado para cima é um símbolo solar da vida que representa o fogo, como mencionado antes, mas também o masculino. O triângulo virado para baixo é um símbolo lunar e representa o princípio feminino.

Descubra as melhores tatuagens para mulheres neste outro artigo do umCOMO.

Imagem: womanadvice.ru

Luas e suas fases

A lua é um símbolo celestial, mas tem muitas conotações e significados. As tatuagens com luas, quer seja crescente ou em todas as fases da lia, simbolizam a prata - um elemento químico muito valorizado na época em que era associada à lua.

No entanto, a lua possui outros significados, representando também a feminilidade. Muitas culturas afiram que a lua simbolizava a mulher e a prata, enquanto que o sol é associado ao ouro e ao masculino. É comum ver algumas tatuagens de símbolos alquímicos misturados com luas. Além do que representam, são muito bonitas esteticamente. Se você tem uma, deve saber que são símbolo de uma qualidade misteriosa e feminina.

Fora da alquimia, a lua possui muitos significados como, por exemplo, a representação da magia. Neste sentido, a lua não é representada de forma geométrica, mas sim com muitos mais detalhes. As luas geométricas são representadas apenas com o contorno.

Círculos

Os círculos representam o equilíbrio e a perfeição. Um círculo não tem princípio nem fim pelo que, ao ser fechado sobre si mesmo, também representa o eterno e o absoluto. É um símbolo do movimento circular da vida e dos seus ciclos. Se, na alquimia, a lua representava a prata, o círculo representa o ouro, o metal mais precioso.

Desse jeito, são um dos elementos geográficos mais combináveis dentro de uma tatuagem. Existem desenhos infinitos que incluem ou combinam círculos com outras formas geométricas, como veremos em seguida.

Pedra filosofal

A pedra filosofal foi uma das lendas/mitos mais conhecidas no mundo da alquimia. A sua busca incansável fez com que tornasse muito famosa. É representada com várias figuras geométricas unidas entre si. A figura que engloba as demais é um círculo, dentro do qual encontramos um triângulo cujos vértices delimitam a circunferência. Dentro do triângulo, aproveitando a base do mesmo, está um quadrados cujos ângulos se juntam com as laterais do triângulo. Por fim, dentro do quadrado encontramos outro círculo. Cada uma das figuras encaixa dentro de outra na perfeição.

A pedra filosofal representa também o equilíbrio e a perfeição de todos os elementos para poder atingir a plenitude física e emocional. É o que os alquimistas interpretavam como o elixir da vida ou da imortalidade.

Flechas

Outra composição de figuras geométricas muito conhecida são as flechas. É possível que você já tenha visto algumas pessoas com tatuagens de flechas variadas. O que muita gente não sabe é que a flecha é uma composição de elementos com significado próprio. A ponta, com formato de triângulo, representa elementos da vida. Além desse, encontramos outros elementos alquímicos desenhados. Não existem duas flechas iguais e as possibilidades de formatos e tamanhos são infinitas.

Contudo, fora da alquimia, as flechas possuem outros significados. Representam proteção, mas também podem ser um símbolo do passar da vida ou do caminho em frente. Quando as flechas cruzam, podem representar amor ou amizade. E, quando falamos de amor, é muito comum encontrar casais com flechas tatuadas - símbolo do Cupido.

Imagem: imagemag.ru

Combinações de figuras

Podemos encontrar muitas combinações de formas geométricas nas tatuagens, como vimos no caso das flechas e da pedra filosofal. Outro símbolo muito popular é um triângulo cujo interior inclui um círculo, sendo atravessado por uma linha vertical desde a base do triângulo até ao vértice superior. Esta é um símbolo proveniente da saga de Harry Potter, representando as relíquias da morte, três elementos essenciais da trama do filme. O triângulo representa a capa da invisibilidade, a linha é a Varinha das Varinhas (famosa por ser a mais poderosa de sempre) e o círculo simboliza a famosa pedra filosofal. Propositadamente ou não, esta simbologia fictícia está relacionada com a geometria e, mais uma vez, com a alquimia.

Contudo, existem muitas mais variantes como, por exemplo, um triângulo em uma circunferência que simboliza a eternidade. A combinação de várias figuras geométricas pode dar lugar a formas de animais ou objetos representados geometricamente. Na cultura hipster, por exemplo, os animais geométricos como o veado ou o lobo são muito comuns.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado das tatuagens geométricas? Sugestões originais!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.