Qual o significado do anel de coco

Qual o significado do anel de coco

O anel de coquinho é um acessório muito comum e que costuma ser vendido em praias ou por artesãos que fabricam joias com materiais naturais como pedras e penas. Ainda que sejam muito comuns, muitas pessoas não sabem a história e os significados dos anéis de coco, também chamados de anéis de tucum. Se você se interessa pela temática e quer saber qual o significado do anel de coco, explicamos neste artigo do umCOMO!

O que é o anel de coco?

O conhecido como "anel de coco" é na verdade feito com a madeira da palmeira tucum, planta que também produz frutos roxos e comestíveis similares às uvas, além de óleo de suas sementes e palmito. A palmeira tucum, de nome científico Bactris setosa, também chamada de tucunzeiro, ticum e tecum, é uma palmeira natural da Mata Atlântica, estando presente desde o Rio Grande do Sul até o sul da Bahia.

Por ser oriundo da palmeira tucum, o anel de coco é também chamado de "anel tucum".

Significado do anel de coco

Veja o que significa anel de coco para:

Indígenas

Os anéis de coco começaram a ser feitos pelos indígenas brasileiros ainda na época do Brasil Império, no início do século XIX. Para indígenas os anéis de coco têm significado com os trocados em casamentos, é símbolo de união, entretanto, não necessariamente envolvem relacionamentos amorosos e podem significar amizade e também união entre membros de uma mesma tribo.

Além dos anéis de coco, populações indígenas fazem outras joias manuais com outros materiais proporcionados pela natureza como brincos de pena e joias com pedras coloridas. Atualmente, em razão do processo de colonização indígena e a dizimação da população originária do Brasil, indígenas também utilizam como símbolo de resistência e representação de sua cultura.

LGBTs

O anel de coco tem significado em cada dedo para LGBTs, ainda que não seja um acordo entre todos. De forma geral, pode-se se dizer que mulheres lésbicas usam o adereço no polegar, há também quem diga que o uso de um anel é para demonstrar homossexualidade, enquanto o uso de dois demonstra bissexualidade.

Além disso, é muito comum que mulheres lésbicas usem anel de coco nos dedos, não sendo obrigatório nem impedindo que heterossexuais façam uso do adereço.

Relacionamentos amorosos e o significado do anel de coco

É usual que casais troquem alianças para simbolizar união, principalmente em casamentos, entretanto, os anéis de coco têm significado ainda mais profundo quanto usados por casais. Em razão do baixo valor de custo dos anéis de coco, os casais que os utilizam visam representar o desapego material e demonstrar assim o amor acima de tudo, independente do valor da joia utilizada para simbolizar a união.

Em caso de relacionamento amoroso, o anel deve ser sempre usado no chamado de "dedo anelar", esse é um costume baseado na crença da Roma Antiga de que nesse dedo havia uma veia chamada de "vena amoris" que ia diretamente para o coração, ganhando assim simbologia romântica. Ainda que a existência da veia já tenha sido contradita pela ciência, o costume persiste no mundo ocidental.

Caso queria usar alianças de coco, veja como descobrir o tamanho do anel para não errar na hora de presentear o(a) amado(a).

Significado do anel de coco na política

Também em razão do baixo valor dos anéis de coco e também de sua origem natural e nativa, os anéis do tipo são muito utilizados por políticos que pendem mais para a esquerda, visando igualdade social, também sendo relacionado à corrente da Teologia da Libertação.

Um político brasileiro muito conhecido por estar sempre com um anel de coco é o Marcelo Freixo, deputado federal eleito pelo Rio de Janeiro e ex-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da ALERJ, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.

Sugestão: Como alargar um anel

Dicas para cuidar do anel de coco

  • Não deixe que o anel entre em contato com a água, afinal, trata-se de um objeto feito de madeira e que acabará inchando e estragando se molhado, tome cuidado também com produtos à base de água como cremes e produtos de limpeza;
  • Caso se trate de um anel com significado pessoal como um compromisso ou caso você apenas tenha apego emocional ao objeto e queira cuidar para que dure bastante e mantenha um bom aspecto, passe óleo de peroba ou algum outro produto feito para lustrar madeira e deixe secar até utilizá-lo novamente.

Leia também: O que significa usar anel no polegar

Se pretende ler mais artigos parecidos a Qual o significado do anel de coco, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.