Quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem?

Quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem?

As tatuagens são consideradas artes corporais. No entanto, embora os resultados possam ser incríveis, uma tatuagem não deixa de ser uma lesão que ocorre na pele devido à utilização de agulhas para introduzir a tinta. Por isso, depois que uma tatuagem é feita, é necessário esperar um certo período de tempo para que a ferida possa cicatrizar adequadamente.

No entanto, se esta é a primeira vez que você faz um desenho em sua pele, é normal que você tenha dúvidas, como por exemplo: quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem? Ou o que passar na tatuagem para cicatrizar? Se você quer esclarecer suas dúvidas, recomendamos que continue lendo este artigo do umCOMO no qual vamos explicar alguns cuidados básicos sobre a cicatrização das tatuagens.

Quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem

Como já dissemos nas linhas anteriores, uma tatuagem é um desenho corporal feito por um tatuador, que introduz tinta nas camadas mais profundas da pele utilizando uma agulha. No entanto, este procedimento provoca uma lesão na derme, uma vez que a agulha usada pelo especialista perfura a pele entre 50 e 3000 vezes por minuto, de modo que o desenho vai precisar, posteriormente, de algum tempo para que possa se curar de maneira adequada.

Tempo de cicatrização da tatuagem

Quando alguém faz uma tatuagem pela primeira vez (ou quando está considerando fazer uma), uma das perguntas que normalmente podem surgir é "quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem ?" Embora o processo de cicatrização da tatuagem dependa do corpo de cada pessoa, do tamanho e localização do desenho, e do tipo de tinta que foi utilizado, uma tatuagem costuma demorar um mínimo de 2 semanas em média para cicatrizar. Este período de tempo pode ser dividido em duas etapas:

  • Primeira etapa: esta etapa da cicatrização da tattoo geralmente abrange desde o momento em que você fez a tatuagem até o momento em que a ferida começa a criar uma crosta, o que geralmente ocorre 4 dias depois.
  • Segunda etapa: começa a partir do momento em que a crosta se formou na tatuagem e dura até que ela saia naturalmente, o que acontece em cerca de duas semanas.

Fases da cicatrizaĆ§Ć£o de uma tatuagem

Como explicamos na seção anterior, uma tatuagem leva cerca de duas semanas a partir do momento em que é feita para cicatrizar. No entanto, isso também vai depender da cicatrização da ferida ocorrer de maneira adequada durante esse período de tempo. Mas como você pode saber se sua tatuagem está cicatrizando bem? A seguir, vamos falar sobre os sinais mais comuns que ocorrem quando a ferida está cicatrizando bem, dependendo da etapa em que você está:

1ª fase da cicatrização da tatuagem

Durante os primeiros 3-5 dias depois de fazer a tatuagem, uma espécie de crosta irá se formanndo sobre a ferida causada pela perfuração da agulha, o que significa que a lesão está começando a cicatrizar. Além disso, também é provável que você experimente outros sintomas, como inchaço e vermelhidão na pele tatuada e hematomas ao redor da área.

2ª fase da cicatrização da tatuagem

Depois que a crosta da tatuagem está formada, o principal sintoma que costuma aparecer nesta fase é a coceira em toda a área afetada. Também é muito comum a pele ficar um pouco seca e sofrer descamação, o que pode ser confundido com tatuagem desbotada durante a cicatrização. Caso a tatuagem esteja se curando bem, a crosta se soltará cerca de 2 semanas após a realização do desenho no corpo.

Leia mais sobre a tatuagem desbotada durante a cicatrização em: O que fazer quando a tatuagem descasca

Tatuagem inflamada

Além de saber quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem, assim como é importante conhecer os sinais de que sua tatuagem está se curando corretamente, também é importante conhecer os sinais de que algo não correu bem e, por isso, a ferida está se infeccionando. Aqui estão alguns dos principais sintomas para saber se minha tatuagem está infeccionada:

  • Vermelhidão, comichão e irritação da pele: como explicamos, esses sintomas são normais nos primeiros 3-5 dias. Mas se eles persistirem, é porque a tatuagem está infeccionada
  • Inchaço: se o inchaço permanecer por mais tempo do que indicamos, é porque está infeccionando. Além disso, neste caso, a inflamação costuma aumentar ao ponto de deformar o desenho recém feito.
  • Dor intensa na segunda etapa: se, em teoria, o tempo de cicatrização da tatuagem já passou e você ainda sente uma dor bastante forte, é um sinal de que a tatuagem não está se curando bem.
  • Febre: este sintoma é bastante comum quando sofremos algum tipo de infecção.
  • Outros sintomas: crostas com secreções cheias de pus, cor amarelada ou mal odor na ferida.

Cuidados com a tatuagem

Leia mais sobre cuidados com a tatuagem em:

  • O que passar na tatuagem para cicatrizar
  • Pomada e vaselina na tatuagem: prós e contras
  • O que não pode comer quando faz tatuagem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quanto tempo demora para cicatrizar uma tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.