Partilhar

Que fatores intervêm no aparecimento da acne

Por Sara Viega. Atualizado: 9 fevereiro 2017
Imagem: Google Images

A acne é uma doença inflamatória da pele que, apesar do que se diz, não afeta apenas os adolescentes, mas também afeta a população adulta. São diversos os fatores que intervêm no aparecimento da acne e, na maioria das ocasiões, deve-se à combinação de vários destes agentes. Se sofre desta condição de pele, é importante saber como tratar a acne da pele para a sua correta curação, assim como também é importante saber que fatores intervêm no aparecimento da acne, veja de seguida neste artigo de umComo.com.br.

Também lhe pode interessar: Tratamento do acne vulgar

Fatores hormonais

Uma das principais causas da acne é a atividade hormonal, é por isto que o aparecimento da acne é mais comum nas fases como a puberdade ou, na caso das mulheres, durante a menstruação ou inclusive na gravidez.

Transtorno na queratinização

A queratina é uma "proteína rica em enxofre, que constituí a parte fundamental das camadas mais externas da epiderme dos vertebrados e dos seus derivados, como penas, chifres, pelos, unhas, cascos,... a que se deve a sua resistência e a sua dureza", como afirma o dicionário da RAE. Quando se produzem transtornos no processo de queratinização, os poros da pele chegam a obstruir-se e a inflamar-se, formando-se assim protuberâncias cheias de pus.

Estimulação da glândula sebácea

A acne também está associada ao aumento do tamanho das glândulas sebáceas e à sua produção de sebo, ou seja, o que normalmente conhecemos como oleosidade da pele. É por isto, que se torna importante saber como cuidar a pele oleosa e reduzir assim o aparecimento da acne.

Infeção bacteriana

No aparecimento da acne também intervem um micróbio chamado "propionibacterium acnes" que, apesar de fazer parte da flora bacteriana normal em pequenas quantidades, encontra-se numa concentração superior, rompe-se o equilíbrio. Quando isto acontece, produz-se uma infeção no poro e dá lugar a processos inflamatórios e infecciosos.

Outros fatores

Além disso, encontramos outros fatores que intervêm no aparecimento da acne, tais como:

  • Causas genéticas
  • Estresse
  • Fatores alimentares
  • Ingestão de medicamentos

Tratamentos anti-acne

No caso de sofrer de acne, recomendamos-lhe que visite o seu médico ou dermatologista para que possa examinar a sua pele e fazer o diagnóstico adequado. Desta forma, poderá continuar o tratamento anti-acne mais adequado e usar produtos específicos contra a acne. Além disso, em umComo.com.br oferecemos-lhe alguns conselhos sobre como tratar a acne da pele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Que fatores intervêm no aparecimento da acne, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.

Conselhos
  • Se tem dúvidas sobre a acne, consulte o seu médico ou dermatologista.

Escrever comentário sobre Que fatores intervêm no aparecimento da acne

Imagem: Google Images

Voltar ao topo da página