Partilhar

Receitas caseiras para acabar com as espinhas

Por Sara Viega. Atualizado: 27 março 2018

Está cansado de ter espinhas no rosto? Agora pode se livrar delas graças a produtos naturais que seguramente tem em casa e que ajudarão você a cuidar da sua pele conseguindo uma pele bem mais firme, uniforme e sem sujeira incorporada. No seguinte artigo de umComo vamos revelar algumas das melhores receitas caseiras para acabar com as espinhas que você mesmo pode preparar e cujos resultados são iguais ou mais eficientes que os tratamentos convencionais. Continue lendo e cuide do seu rosto sem usar químicos nem produtos nocivos para a saúde da sua pele.

Limão para a acne

Um dos melhores ingredientes para lidar com a acne é o limão, uma fruta rica em vitamina C, um componente que oferece à nossa pele o ácido L-ascórbico, isto é, um adstringente que ajuda a secar as espinhas e, portanto, a reduzir sua presença em nossa pele. Além disso, o limão também atua como um branqueador natural que conseguirá atenuar a vermelhidão ou as manchas que aparecerem devido a acne.

Esta máscara para espinhas adiciona suavidade à pele, conseguindo um efeito "lifting" e, além disso, consegue uniformizar o tom da pele reduzindo a aparência de cicatrizes, marcas ou vermelhidão tão típicas das espinhas. Portanto, na seguinte receita caseira vamos precisar de reunir estes ingredientes:

  • 1 colher de chá de suco de limão
  • 1 clara de ovo

A primeira coisa que devemos fazer é bater a clara até ficar firme, de seguida, adicionamos o limão e misturamos até conseguir uma mistura homogênea. Quando estiver pronto, a única que terá que fazer é aplicar a pasta sobre o rosto, sobretudo, nas zonas onde tiver mais espinhas; utilize um algodão para que não caia.

Ao fim de 10 minutos deverá enxaguar o rosto com água fria ou morna (nunca quente, pois resseca a pele) e aplicar seu creme hidratante habitual. Repita este processo 1 vez por semana e verá como, aos poucos, desaparecem as espinhas e se equilibra o tom de pele do seu rosto.

Neste artigo de umComo contamos para você de forma detalhada como usar o limão para a acne para que assim possa descobrir todos os usos que pode dar a esta fruta.

Receitas caseiras para acabar com as espinhas - Limão para a acne

Mel para as espinhas

Outro dos ingredientes especiais para tratar a acne é o mel, um ingrediente natural perfeito para limpar em profundidade todas as camadas da pele mas, também, para combater as células mortas e impurezas que possam ficar incorporadas na pele. Atua, também, como um forte hidratante natural que fomenta a limpeza das impurezas e, portanto, reduz a presença de espinhas, assim como de cravos.

O mel é um antisséptico natural rico em propriedades antibacterianas, por isso reduz a presença de bactérias no rosto, que são as responsáveis por nos infectar e que apareçam as espinhas. Graças à sua ação de limpeza, consegue-se limpar, também, a sujeira e combater as espinhas que já estejam na nossa pele. Para fazer esta máscara caseira, serão necessários os seguintes ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de mel
  • 1/2 colher de sopa de canela em pó (o melhor é se for biológica ou orgânica)

O modo de preparação deste tratamento é muito simples: só terá que misturar os dois ingredientes e mexer bem até que estejam integrados. Quando estiverem prontos, aplique a pasta resultante no seu rosto, reforçando a zona onde tiver mais acne. Deixe atuar durante 30 minutos e, depois, enxague sua pele com água morna ou fria.

Repetindo este tratamento 1 vez por semana conseguirá uma pele bem mais firme, limpa e sem a presença das antiestéticas espinhas. Em umComo contamos para você como usar o mel para a acne pois há mais usos que podem ser do seu interesse.

Receitas caseiras para acabar com as espinhas - Mel para as espinhas

Máscara de argila verde

A argila verde é outro dos melhores remédios para as espinhas. É um componente ideal para os tratamentos em peles oleosas, já que contêm propriedades antibacterianas que ajudam a limpar a pele em profundidade, além de conseguir eliminar qualquer sujeira ou bactéria que possa estar incorporada nos poros da pele. Além disso, contém uma grande capacidade de absorção que a converte em um produto perfeito para regular a gordura da pele, algo que também costuma originar o aparecimento de espinhas.

Além disso, este tipo de argila também tem um efeito antisséptico, combatendo os micróbios que possam haver no nosso rosto prevenindo, assim, o aparecimento de novas espinhas ou marcas na pele. Para fazer esta máscara caseira para as espinhas só precisará de:

  • 2 colheres de sopa de argila verde
  • 3 colheres de sopa de água

Misture ambos ingredientes até conseguir uma massa espessa que nos servirá para nossa máscara. Antes de a aplicar no seu rosto, terá que limpar sua pele com seu gel limpador habitual para eliminar todos os resíduos, depois, espalhe a máscara que preparamos com a ajuda de um pincel, de suas mãos ou de um algodão; deverá deixar livre as zonas do contorno dos olhos e da boca.

Uma vez aplicada a massa, deverá deixar atuar durante 20 minutos e irá sentindo como a argila vai secando até ser difícil inclusive gesticular com o rosto; é normal, não se preocupe. Quando tiver passado o tempo estipulado, retire a máscara com água morna até a limpar completamente. Depois, só terá que colocar seu hidratante habitual e repetir este procedimento 1 vez por semana. Vai ver como notará resultados imediatos!

Receitas caseiras para acabar com as espinhas - Máscara de argila verde

Aloe vera para as espinhas

Outro dos melhores aliados para a acne é o aloe vera ou babosa. Esta planta medicinal é uma das opções ideais para poder lidar com as espinhas e conseguir um rosto mais uniformizado, limpo e sem brilho. O motivo é que produz um efeito adstringente, por isso consegue regular a oleosidade e, ainda, tem propriedades regeneradoras, conseguindo que a pele se cure e cicatrize de forma mais rápida.

Para fazer esta máscara para as espinhas o melhor é cortar uma folha da planta natural e preparar com a babosa que há no seu interior a máscara que mostramos de seguida. Você precisará dos seguintes ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar
  • 1 colher de sopa de leite
  • 1 folha de babosa

A primeira coisa que tem que fazer é extrair todo o conteúdo que tenha no interior da folha de aloe vera e jogá-lo em um recipiente. Depois, misture-o com os outros ingredientes até conseguir que todos se misturem e se integrem. De seguida, aplique no seu rosto e deixe atuar 10 minutos.

Para terminar, enxague com água fria ou morna em abundância e, depois, coloque seu creme hidratante habitual. Repita este processo 1 vez por semana e, com o tempo, notará uma melhoria na aparência da sua pele. Em umComo contamos para você de forma mais detalhada como usar o aloe vera para a acne.

Receitas caseiras para acabar com as espinhas - Aloe vera para as espinhas

Morangos para a acne

Para terminar, vamos falar de outro ingrediente que é perfeito para tratar as espinhas: os morangos. Este tipo de fruta é ideal para cuidar das peles oleosas e que tendem a sofrer de acne; o motivo é que oferece um efeito salicílico que consegue absorver a gordura do rosto, limpam as impurezas e possam eliminar as células mortas que estejam impregnadas na cútis. Além disso, os antioxidantes destes frutos conseguem reparar a pele fazendo, assim, com que as cicatrizes ou marcas da acne possam ser reduzidas de forma considerável.

Para fazer esta máscara caseira só precisará de um punhado de morangos que estejam maduros, jogue-os em um recipiente e amasse-os com uma colher de madeira até conseguir um resultado como de um purê. Depois, aplique esta massa pelo rosto, sobretudo pelas zonas afetadas, e deixe atuar durante 15 minutos.

Passado este tempo, retire a máscara e aplique seu creme hidratante habitual. Repetindo 2 vezes por semana este tratamento de beleza, conseguirá melhorar o estado da sua pele e obterá um resultado perfeito. Em umComo damos a você mais opções para fazer uma máscara de morangos, para assim se beneficiar de todas suas propriedades.

Veja também: Como tirar manchas de espinhas do rosto rápido

Receitas caseiras para acabar com as espinhas - Morangos para a acne

Se pretende ler mais artigos parecidos a Receitas caseiras para acabar com as espinhas, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Receitas caseiras para acabar com as espinhas

1 comentário
A sua avaliação:
junior
limao resouve mesmo? e tem q usar todos os dias??
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Junior! Isso vai depender um pouco da reação da pele de cada pessoa, mas não custa tentar. E sim, tem que aplicar todos os dias à noite, depois de manhã tirar e aplicar o seu creme habitual. Obrigada pelo seu comentário!

1 de 6

Voltar ao topo da página