Partilhar

Remédios caseiros para os calcanhares rachados

Por Sara Viega. Atualizado: 4 junho 2019

Seus calcanhares estão rachados e com uma aparência nada bonita? Quando a pele dos pés apresenta secura é essencial prestar atenção e começar a hidratá-la e nutrir de forma diária para que esteja o mais saudável possível. O aparecimento de rachaduras nos calcanhares, além da falta de hidratação, também pode estar relacionada com fatores como estar muito tempo de pé ou o mau uso do calçado, e às vezes, inclusive é consequência de alguns problemas de saúde. Neste artigo de umComo vamos mostrar quais são todas suas causas e quais remédios caseiros para os calcanhares rachados podem ajudar você a combater a pele seca e exibir seus pés com total segurança.

Por que tenho os calcanhares rachados?

Quando os calcanhares estão rachados, apresentam características e sinais como manchas vermelhas e escamosas, pele dura e seca, descamação, coceira, e inclusive em alguns casos, pode se chegar ao sangramento das rachaduras e feridas existentes. Este mal tão comum nos pés de muitas pessoas, além de ser fruto de uma desidratação e secura extrema da pele da zona, pode ser derivado de outros fatores ou o conjunto de alguns destes. De seguida, vamos explicar para você quais são as causas dos calcanhares rachados, bem como os fatores que podem favorecê-los:

  • Permanecer de pé durante muitas horas, seja no trabalho ou em casa.
  • Usar sapatos com solas duras, que sejam abertos na parte de trás ou de um tamanho inadequado.
  • Obesidade ou excesso de peso.
  • Exposição contínua e prolongada à água.
  • Estar de pé em lugares úmidos durante um longo período de tempo.
  • Algumas condições como psoríase, eczema, dermatite, pé de atleta ou diabetes também podem dar lugar ao aparecimento de rachaduras nos calcanhares.

Saiba mais sobre as causas dos calcanhares rachados no artigo: dor no calcanhar quando pisa, o que pode ser?

Remédios caseiros para os calcanhares rachados - Por que tenho os calcanhares rachados?

Banho de pés e pedra pomes

Para começar e antes de aplicar qualquer produto ou remédio sobre os calcanhares rachados, o melhor é realizar uma esfoliação da zona ressecada para eliminar todas as células mortas e evitar a secura e as durezas. Aconselhamos a você realizar um banho de pés em casa, para o qual precisará de 10 a 20 minutos do seu tempo e alguns ingredientes para que seus pés fiquem super suaves. Tenha em conta o seguinte para o fazer:

  • Em um recipiente bastante fundo e grande, verta água morna até metade ou um pouco mais, adicione um punhado de sal grosso e, se quiser, umas gotas de algum óleo essencial como o de lavanda ou o de rosas.
  • Mergulhe seus pés no recipiente e deixe-os de molho entre 15 e 20 minutos para que limpem bem e amaciem.
  • O seguinte passo é o mais importante. Ainda com os pés úmidos, esfolie a zona dos calcanhares com uma pedra pomes passando-a com movimentos circulares e suaves. Depois, volte a introduzir os pés na água, retire-os e seque com uma toalha.
  • Para finalizar, aplique sobre seus pés secos um creme hidratante, incidindo nos calcanhares rachados, e verá como ficam muito sedosos e com uma aparência incrível.
Remédios caseiros para os calcanhares rachados - Banho de pés e pedra pomes

Óleos para os calcanhares secos e rachados

Se quer hidratar os pés em profundidade e evitar que a pele dos calcanhares esteja tão dura e ressecada, pode recorrer a um tratamento com algum dos óleos naturais que mostramos a você de seguida:

  • Azeite de oliva: suas propriedades hidratantes e nutritivas são tão potentes que permite regenerar os tecidos da pele danificados em muito pouco tempo.
  • Óleo de coco: graças à vitamina E e K que contém, o óleo de coco é ideal para umectar a pele e evitar a secura que aparecer em algumas zonas do corpo, incluindo os calcanhares.
  • Óleo de abacate: conta com propriedades regeneradoras e protetoras excelentes para tratar as mãos e os pés rachados, deixando com uma suavidade extrema.

Como aplicar? O procedimento é bastante simples, primeiro terá que verter um pouco do óleo selecionado na palma da sua mão, esquentar ligeiramente esfregando com ambas mãos e, em seguida, espalhar pelos calcanhares e por todo o pé, se preferir. Uma vez feito isto, terá que colocar meias grossas e dormir com elas postas durante toda a noite para conseguir, assim, que as propriedades do óleo penetrem perfeitamente na pele.

Remédios caseiros para os calcanhares rachados - Óleos para os calcanhares secos e rachados

Tratamento com mel

Outra das substâncias mais hidratantes e benéficas para a pele danificada que nos oferece a natureza é o mel. Este ingrediente pode se converter no seu melhor aliado quando tiver os calcanhares cheios de rachaduras e fissuras nada bonitas. Deixará seus pés completamente hidratados e protegidos contra fatores que possam ressecá-los, como o uso de determinados sapatos ou o fato de ter que estar parado na mesma posição durante muitas horas.

Por um lado, pode adicionar uma xícara de mel em um recipiente com água morna e mergulhar os pés nele por uns 20 minutos. Por outro, pode espalhar uma generosa quantidade de mel nos calcanhares e realizar o mesmo tratamento do passo anterior, ou seja, colocar meias e deixar postas, neste caso, durante meia hora. Depois, enxague com água morna.

Remédios caseiros para os calcanhares rachados - Tratamento com mel

Máscara de banana e abacate

Na tarefa de combater a pele ressecada de certas partes do corpo e a descamação da mesma, dois alimentos como o abacate e a banana podem ser de grande ajuda. Ambos são muito nutritivos e aplicados sobre a pele permitem hidratar qualquer zona com falta de umectação e perda de elasticidade.

Neste caso, propomos a você a seguinte máscara de banana e abacate para os calcanhares: triture metade de um abacate previamente descascado e uma banana pequena. Quando a mistura estiver pronta, aplique-a sobre os calcanhares e envolva seus pés com papel filme. Deixe atuar durante 20 minutos e, depois, retire e lave. Pode repetir o tratamento umas 3 vezes por semana para notar os resultados.

Remédios caseiros para os calcanhares rachados - Máscara de banana e abacate

Manteiga de karité e água de rosas

A manteiga de karité e a água de rosas é uma das melhores combinações existentes para as peles secas, já que consegue suavizá-las e purificá-las contribuindo com um tato aveludado incrível. Neste caso, ajudará você a pôr fim a esses calcanhares endurecidos e ásperos que se não forem tratados, podem ir piorando e chegar a apresentar muito mais secura e rachaduras.

Uma vez que tenha adquirido estes ingredientes, misture meio copo de água de rosas com 2 colheres de sopa de manteiga de karité e aplique o creme obtido nos calcanhares fazendo uma massagem suave. Se a fizer pela noite, pode colocar também meias e deixar que atue até à manhã seguinte.

Remédios caseiros para os calcanhares rachados - Manteiga de karité e água de rosas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Remédios caseiros para os calcanhares rachados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Remédios caseiros para os calcanhares rachados

3 comentários
Antonio Lopes
Muito boa a Dica Muito obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Muito obrigada valeu :) Continue acompanhando a nossa página!
Antonio Lopes
Muito util Obrigado
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
fran
de todos os tratamentos que usei até hoje, pois eu sofria muito com rachaduras nos pés, foi simplesmente antes de deitar lavo os pés, e misturo nas mão mesmo um pouco de GLICERINA COM AGUA OXIGENADA VOL 10, dessas águas oxigenadas para ferimentos. misturo nas mãos e passo nos pés até absorver toda a mistura. a glicerina hidrata e a água oxigenada trata o ferimento que é o rachado dos pés. e só hidratar leva muito tempo para ficar com os pés lisinhos. é simples assim. no máximo duas aplicações vemos um grande resultado.

1 de 7

Voltar ao topo da página