Significado da tatuagem de ponto e vírgula

Significado da tatuagem de ponto e vírgula
Imagem: uniradioinforma.com

As tatuagens de ponto e vírgula invadiram a rede, viraram em imagens virais e de repente parece que muitos decidiram marcar este sinal de pontuação em sua pele. Mas além de seu uso dentro da escrita, que todos conhecemos bem, esta imagem esconde um grande simbolismo e pode gerar sentimentos de solidariedade. Neste artigo do umCOMO explicaremos o significado das tatuagens de ponto e vírgula e suas possíveis interpretações, seja para tatuagem ponto e vírgula em mulheres ou homens.

Tatuagem ponto e vírgula: origem

Você viu que cada vez mais pessoas têm em sua pele tatuagens de ponto e vírgula e está se perguntando qual é a origem desta tendência. Por trás do que parece ser uma simples moda, esconde-se uma causa positiva e esperançadora para muitas gente.

Tudo começou após a criação em 2013 de um projeto sem fins lucrativos chamado Project Semicolon ou projeto ponto e vírgula, criado por Amy Bleuel para honrar o seu pai que havia se suicidado. Para Bleuel, o significado da tatuagem ponto e vírgula ia além de um símbolo de pontuação, representava uma homenagem a seu pai, que havia cometido suicídio 10 anos antes.

Segundo a criadora do projeto, a tatuagem ponto e vírgula simboliza o desejo e a luta de viver depois de passar por um momento difícil marcado pela depressão e pelo suicídio. A tatuagem ponto e vírgula foi muito bem recebida pela comunidade online e logo se tornou um dos desenhos de tatuagem mais populares e exigidos pelo público.

Leia também: Como curar uma tatuagem

Significado da tatuagem ponto e vírgula

Como deu para ver, o projeto ponto e vírgula é dirigido a todos os que sofrem de depressão, vícios, ansiedade, que se automutilam, que estão passando por uma etapa de tristeza ou que sentiram a necessidade de acabar com a própria vida. Deste modo, o sinal de pontuação passou a representar uma imagem de esperança para ajudar essas pessoas a lembrar que este não é o fim definitivo mas sim um novo começo. É também um símbolo que nos ajuda a não esquecer que existem muitas razões para viver e continuar lutando.

Esperança no significado da tatuagem de ponto e vírgula

Pouco depois a missão deste projeto sem fins lucrativos começou a ficar popular nas redes sociais e muita gente famosa dos Estados Unidos começou a mostrar o seu apoio a esta causa. Assim foi criada uma nova tendência: a tatuagem de ponto e vírgula, uma forma clara e gráfica de apoiar quem sofre de transtornos importantes como a depressão, doenças do tipo mental que comprometem o estado emocional e também que sofre e precisa encontrar esperança em seu dia a dia.

Desta forma o significado da tatuagem de ponto e vírgula é um grito à esperança, ar fresco para todos os que não permitiram que estes problemas acabem com as suas vidas, mas sim, decidiram continuar lutando. A imagem virou um lembrete para superar as adversidades e seguir em frente em meio a circunstâncias que nem sempre são favorecedoras.

Se na sua família tem alguém que sofre de transtornos emocionais ou mentais, se você mesmo já passou por alguma destas circunstâncias, as tatuagens de ponto e vírgula são uma forma de se lembrar que sempre existem motivos para seguir em frente, que sempre é possível encontrar a paz e o amor em nossas vidas.

Significado do ponto e vírgula para quem escreve

Pessoas que gostam de ler ou escrever também podem atribuir um significado diferente para a tatuagem ponto e vírgula, que faça alusão às regras gramaticais. Portanto, vale lembrar que na língua portuguesa ponto e vírgula, na escrita, é usado nas seguintes situações:

  • Separar membros de uma enumeração;
  • Antes de conjunções adversativas;
  • Para duas orações que têm uma relação muito estreita.

Sugestão: Como fazer uma tatuagem falsa

Imagem: es.vida-estilo.yahoo.com

Tatuagem de ponto vírgula com outras tatoos e significados

Deu para ver que as tatuagens de ponto e vírgula rapidamente se converteram em um símbolo de apoio às pessoas que precisam enfrentar diariamente algum transtorno psicológico. Se você conhece alguém que sofre de depressão ou tem algum próximo que passou por isso, ou você mesmo, e gostaria de se lembrar que existem razões para acreditar, a tatuagem de ponto e vírgula é uma boa ideia para ter marcada na pele.

Existem muitas tatuagens pequenas com significados que podem ser combinadas com a tatuagem de ponto e vírgula. A borboleta, como a da foto, é uma tattoo que combina com a tatuagem ponto e vírgula, já que é um desenho pequeno e de significado forte. De acordo com os astecas, a mariposa significa uma 'parte' de alguém que já se foi. É por isso que quando uma mariposa voa perto de alguém, se dizia que algum antepassado estava protegendo essa pessoa de espíritos maus.

Outras tatuagens com significados que podem combinar com a tatuagem ponto e vírgula são:

  • Tatuagens de frases que terminam com a tatuagem ponto e vírgula;
  • Onda: como símbolo de coragem, força e superação de adversidades.
  • Tatuagens de flechas: os arco e flechas são uma opção de tatuagem pequena e com um significado que, segundo a mitologia romana, faz alusão à Cupido, o deus do amor que andava sempre com um arco e uma flecha. Combinar esse desenho com uma tatuagem ponto e vírgula pode ser uma maneira de homenagear alguma pessoa amada que passou por uma situação difícil.

Veja também: Como cuidar de uma tatuagem nova

Imagem: mundotkm.com
Imagem: viraldiario.com
Imagem: que.es

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado da tatuagem de ponto e vírgula, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.