Significado das tatuagens Unalome - símbolo budista

Significado das tatuagens Unalome - símbolo budista
Imagem: pinterest.com

Você quer fazer uma tatuagem e encontrou o desenho de uma Unalome tattoo? Esse símbolo existe há muitos séculos, mas cada vez mais pessoas decidem tatuá-lo na sua pele ultimamente. Além de ser um desenho bonito e que pode ser totalmente personalizado, tem um significado cada vez mais popular que agrada a muita a gente, sobretudo num contexto em que cada vez mais as pessoas buscam uma espiritualidade diferente da tradicional e das concepções judaico-cristãs.

Você tem curiosidade para saber o significado unalome e assim descobrir se este é um desenho adequado para usar como tatuagem? Então, chegou no local certo: nesse artigo do umCOMO explicamos tudo sobre o significado das tatuagens Unalome - símbolo budista, para que não reste nenhuma dúvida! Confira mais informações a seguir.

Unalome: significado

Este é um símbolo com origem nas religiões do hinduísmo e budismo, e por isso se considera que a sua interpretação é associada ao plano espiritual e à vida. Mas qual o significado da tatuagem Unalome exatamente?

Concretamente, o Unalome representa o nosso caminho pela vida, pelo que podemos dizer que simboliza a rota individual e mutante que cada pessoa tem ao longo da sua existência. Assim, cada parte do símbolo representa uma fase ou etapa da vida.

O caminho começa no centro da parte com formato de espiral - a parte que representa o nascimento - e que simboliza a dificuldade do aprendizado sobre um mesmo, as possíveis incertezas, as confusões e os medos. Conforme avançamos no desenho do símbolo, quer dizer que avançamos na vida, o que simboliza que existe iluminação para aprender e melhorar, saímos da espiral e encontramos curvas. Elas representam situações de mudanças ou pontos de inflexão que nos fazem aprender, que nos fortalecem e que nos deixam mais sábios com o passar dos anos, conseguindo avançar até nos conhecermos a nós mesmos.

Depois das curvas, surge uma parte com formato de linha reta, o ponto em que já conseguimos nos conhecer verdadeiramente e em que já alcançamos a sabedoria. Alguns desenhos incluem um ou mais pontos depois da linha reta, simbolizando que, depois de alcançar o final do caminho, não sabemos ao certo o que vem depois e o que pode acontecer. Por isso, o significado do Unalome é a representação do nosso próprio caminho pela vida e a viagem até alcançar o auto-conhecimento.

Tanto a espiral como as curvas e o próprio final do Unalome podem ter o formato que você quiser. Você pode, por exemplo, adicionar as curvas que desejar na direção que você prefere. Muitas pessoas adicionam alguma curva vertical num dos lados além das próprias horizontais ou incluem até outros símbolos, como uma flor de lótus, uma lua, um sol, etc. Os símbolos adicionados costumam ser colocados no centro da espiral, o que significa que esse símbolo nos representa desde o nosso nascimento, que nos identificamos com ele. Se for colocado no final da linha, significará que nos convertemos nesse símbolo, sendo o objetivo da nossa vida no final do caminho.

Em seguida, descubra mais sobre a Unalome tattoo e o seu significado quando acompanhada de outros elementos que você pode adicionar!

Imagem: yandex.ru

Unalome com lua: significado

Um dos desenhos de tatuagem Unalome mais comum é o que inclui uma lua. Além de ser uma opção que permite uma infinidade de desenhos, podemos escolher a fase da lua e até adicionar outros adornos, o que faz com que muita gente admire a sua beleza. Além disso, a lua é um símbolo universal e que representa as transformações através de suas diferentes fases.

Contudo, além de pensar se o efeito visual nos agrada, devemos saber mais sobre os seus distintos significados para poder decidir se devemos incluí-la na nossa tatuagem ou não. Entre os significados principais das tatuagens de luas, se destacam o sentido místico e mágico que lhe é atribuído em muitas culturas, a feminilidade e a maternidade, as emoções quando se representam diferentes fases da lua ou, quando a lua é acompanhada de um sol o equilíbrio.

Portanto, se fazemos uma tatuagem Unalome com lua, o seu significado depende tanto do desenho da lua que você escolhe, se inclui um sol ou fases ou se está sozinha, assim como o local do Unalome onde é colocada. Logo, o seu significado pode ser adaptado ao seu gosto, tendo em conta tudo o que mencionamos até agora. Uma tatuagem Unalome com lua pode significar, por exemplo, que o nosso caminho na vida termina ao alcançar a sabedoria, o auto-conhecimento e o equilíbrio (caso inclua uma lua e um sol juntos), com todas as suas fases.

Saiba mais sobre o significado das tatuagens de Lua nesse artigo do umCOMO.

Imagem: pinterest.com

Unalome com flor de lótus: significado

As flores de Lótus são um dos tipos de flores mais tatuados e o motivo vai muito além de sua beleza ou estética. O seu significado é muito profundo, além de serem flores únicas e belas. Por esse motivo, é outra das tatuagens que costumam complementar o Unalome.

Uma tatuagem da flor de lótus tem muitos significados pois foi usada em muitas culturas e, por vezes, com interpretação diferente. A flor de lótus representa, principalmente, o ciclo da vida, a eternidade, a esperança, a pureza da alma, a autorreparação, o equilíbrio, a serenidade e a força interior, assim como a beleza exterior e interior. Isso acontece porque a flor de lótus tem suas raízes na lama e floresce em meio a condições precárias - regiões lamacentas, lodosas, etc.

Ou seja, pode-se dizer que a flor de lótus representa a capacidade de se manter limpo e sereno em meio às turbulências e adversidades.

Além disso, essas flores podem significar mais de acordo com a sua cor. Se você quer saber mais sobre elas ou conhecer o significado de cada cor, caso decida adicionar cor à sua tatuagem de Unalome com lótus, recomendamos que leia esse outro artigo do umCOMO sobre o significado da flor de lótus.

Combinar Unalome e flor de Lótus pode ter diversos significados. Como comentamos antes, a localização do Lótus dentro do Unalome e o destaque que recebe podem fazer variar o que ele representa. Por exemplo, na imagem abaixo, por estar na espiral, representa que o lótus é a própria pessoa e se identifica diretamente com essa flor e com tudo o que ela simboliza.

Unalome - budismo

Como o Unalome é um símbolo budista, combiná-lo com a flor de lótus é uma ótima opção, porque esta flor também é uma representação dessa cultura. De acordo com o Prof. Dr. Luiz Alencar Libório em artigo publicado na Revista de Estudos de Religião da UNICAP[1],

A figura de Buda, sentado sobre a flor de lótus (zazen), é de imenso significado
cósmico-espiritual já que a flor de lótus nasce na lama e se abre belamente para o
alto (a transcendência). Do mesmo modo Buda significa a ponte que ele é entre esse
mundo de tantas ilusões e o estado de plena realização: o nirvana, estado da plena
bem-aventurança.

Viu que interessante? Não pense duas vezes antes de adicionar uma flor de lótus a sua tatuagem de unalome!

Imagem: benlicata.com

Unalome na nuca ou no peito: significado

As tatuagens de Unalome no peito são das mais pedidas nos estúdios de tatuagem, pois é um formato que acompanha o decote ou a parte do esterno, entre os seios.

O decote e o peito são zonas do corpo que cada vez mais se tatuam nos últimos anos, tanto em mulheres como em homens. O significado das tatuagens Unalome no peito pode variar e cada um deve escolher o que prefere a nível pessoal. Algumas pessoas escolhem essa zona porque gostam de vê-la decorada, enquanto outras preferem uma tatuagem que representa a vida e o seu caminho pessoal que está perto do coração e da alma.

A nuca é outro local muito popular para fazer tatuagens por várias razões, sendo um deles o fato de que a região fica bem a mostra caso você não tenha cabelos compridos. O significado da tatuagem de Unalome na nuca depende da interpretação do conjunto e dos elementos com que a pessoa mais se identifica. Alguns motivos para tatuar a nuca são a visibilidade ou facilidade para esconder o desenho com o cabelo, por ser um local que um mesmo não pode ver habitualmente ou por ser considerada uma zona que representa a união entre a mente e o resto do corpo. Podemos considerar que escolher essa parte do corpo para tatuar um Unalome está intimamente relacionado com esse último motivo, pois tem conotação espiritual, assim como o próprio símbolo.

Você pode tatuar um Unalome onde você preferir, é uma decisão totalmente pessoal. Por isso, se essas não são zonas que te interessam, considere outras partes do corpo como as costas, o pulso, o dedo indicador ou dentro da orelha.

Imagem: Wikicachlam.com

Unalome nos pés

Para a tradição budista, não se deve fazer a tatuagem unalome nas pernas, pés, coxas, ou em qualquer região abaixo da cintura. Fazer uma tatuagem unalome nos pés é particularmente desrespeitoso com a tradição budista porque essa religião vê essa parte do corpo como uma região de impureza, uma vez que é a que está mais abaixo do corpo e sempre carregando sujeira.

Outra interpretação possível para a aversão às tatuagens unalome nos pés é que todas as coisas negativas vêm debaixo para cima.

Portanto, se você quer uma tatuagem unalome com significado, procure fazê-la em outra parte do corpo. Como já dissemos, o peito e a nuca são ótimas opções de locais para fazer essa tatuagem. Deve-se respeitar a cultura budista mesmo que você não faça parte dela. Confira nosso artigo sobre apropriação cultural para entender mais sobre esse tema.

Unalome girassol: significado

Como dissemos anteriormente, o símbolo Unalome representa a jornada de cada indivíduo pela vida, de acordo com o budismo. Vários elementos podem ser adicionados às tatuagens com unalome, como luas, flor de lótus e até mesmo o girassol. Essa flor tem um significado muito belo e profundo, pois sempre se move em direção à luz solar, acompanhando o movimento do Astro Rei.

Na mitologia grega, o girassol estava associado à ninfa das águas Clície, que sofrendo de um amor platônico por Hélio, deus do sol, foi transformada pelos outros deuses em uma flor que estaria destinada a acompanhar o movimento solar, esperando que seu amado um dia retorne.

Nesse sentido, uma tatuagem unalome girassol indica a busca de luz no próprio caminho ou jornada, ou seja, guiar-se pela luz. Esse conceito deve ser empregado com sabedoria, ou seja, você não deve tatuar um unalome de girassol caso não esteja buscando viver de acordo com esses princípios.

Você ainda tem dúvidas sobre qual tatuagem escolher ou se deve o não fazer a tatuagem unalome? É provável que nosso artigo Como escolher a tatuagem perfeita seja útil para você nesse momento. Não deixe de ler!

Imagem: pinterest.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Significado das tatuagens Unalome - símbolo budista, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. LIBÓRIO, Luiz Alencar. BUDISMO: COSMOLOGIA E ESPIRITUALIDADE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife-PE, v. 7, n. 16, p. 459-481, dez. 2016. ISSN 2178-8162. Disponível em: <http://www.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/907>. Acesso em: 12 fev. 2020.
Bibliografia
  • TATTOOSWIN. The Beauty And Elegance Of The Unalome Tattoo: One Of The Most Spiritual Symbols In Hinduism and Buddhism. Disponível em: <https://tattooswin.com/the-beauty-and-elegance-of-the-unalome-tattoo-one-of-the-most-spiritual-symbols-in-hinduism-and-buddhism/>. Acesso em 12 de fevereiro de 2020.
  • MORALES OLEA, Daniel. Unalome: Buddhist Inspired Tattoos You Must Get To Understand Your Path In Life. Cultura Colectiva. Disponível em: <https://culturacolectiva.com/design/unalome-buddhist-tattoo>. Publicado em 09 de novembro de 2019. Acesso em 12 de fevereiro de 2020.
  • TATTOOSWIN. Sunflower Tattoos With Bright Meanings. Disponível em: <https://tattooswin.com/sunflower/>. Acesso em 12 de fevereiro de 2020.