Tatuagem cicatrizando falhada, o que fazer?

Tatuagem cicatrizando falhada, o que fazer?

A tatuagem é uma prática existente desde o neolítico (5.000 - 3.000 a.C.), tendo adquirido diversos significados de acordo com o contexto no qual eram feitas.[1]Enquanto em sociedades antigas as tatuagens podiam indicar até mesmo o status social de alguém, atualmente as marcas são algo pessoal e que deve ser feito com muito cuidado, afinal, são definitivas e tanto uma má execução quanto uma má ideia na escolha do desenho podem causar grandes arrependimentos. Um dos problemas comuns no processo de cicatrização das tatuagens é a perda de cor, deixando o desenho desbotado e com uma aparência indesejada. Se você está tendo problemas e quer saber o que fazer com uma tatuagem cicatrizando falhada, leia esse artigo do umCOMO!

Como fica a tatuagem quando está cicatrizando: etapas

O processo de cicatrização das tatuagens envolve algumas etapas, veja abaixo suas características.

  1. Primeiros 3 dias: logo após a realização da tatuagem, é comum que haja sangramento controlado, fluído que sairá junto com tinta. Nesse período é importante sempre usar proteção em cima do desenho para evitar que sua pele entre em contato com bactérias, já que ainda haverá abertura no tecido, o que permite que parasitas entrem na corrente sanguínea.
  2. Primeiras 2 semanas: após os primeiros dias, quando sua pele já estiver suficientemente recuperada para que não haja sagramento, você verá a tatuagem descascando. É importante deixar que a casquinha da tatuagem cicatrizando saia naturalmente, caso contrário, você poderá remover parte da tinta junto com essa camada superior e deixa o desenho desbotado. Para manter a pele saudável e evitar coceiras, é necessário passar hidratante na pele sempre que possível.
  3. Após as primeiras 2 semanas: nesse período sua tatuagem já deve ter descascado e sua pele ganhará um aspecto mais bonito. Você ainda poderá sentir coceiras na pele, que devem ser aliviadas com hidratantes.

Tatuagem cicatrizando desbotada: o que pode ser?

Durante o processo de cicatrização da tatuagem é necessário tomar alguns cuidados para que o desenho cicatrize conservando não apenas sua forma original mas também a cor, evitando assim uma tatuagem cicatrizando ficando esbranquiçada.

Ter a tatuagem cicatrizando ficando esbranquiçada não é comum e indica que algum cuidado não está sendo tomado, veja abaixo fatores que podem interferir na boa pigmentação e fazer com que os desenhos percam cor:

  • Contato com o sol: os raios solares são capazes de atrapalhar o processo de pigmentação e acabar deixando as tatuagens desbotadas. Tintas pretas, por exemplo, quando em contato com muita luz solar acabam ficando azuis ou esverdeadas. Além de evitar o sol durante o processo de cicatrização, é importante sempre utilizar protetor solar no desenho quando a pele já estiver recuperada, afinal, além de desbotamento, os raios solares podem causar doenças como câncer de pele[3]. Para mais dicas, veja como proteger a tatuagem do sol.
  • Desidratação: a desidratação de uma tatuagem pode fazer com que as casquinhas criadas acabem saindo antes do tempo previsto, ou seja, antes que a pele esteja recuperada. A remoção das casquinhas antes do tempo pode levar junto a tinta do desenho, fazendo com que desbote, com aparência de uma tatuagem cicatrizando falhada. Se você está com tatuagem casca grossa, é possível que o problema seja justamente a falta de hidratação.
  • Má alimentação: ainda que gorduras sejam necessárias para o processo de cicatrização, seu excesso pode interferir no sistema imunológico, atrapalhando a cicatrização[2] e tornando a tatuagem desbotada e podendo até mesmo estourar o desenho. Veja o que não pode comer quando faz tatuagem para evitar problemas.

Caso sua tatuagem já esteja bastante cicatrizada e tenha ficado desbotada, retocar o desenho é sempre uma possibilidade, entretanto, para isso é necessário que sua pele já esteja completamente recuperada. Entre em contato com seu tatuador, geralmente retoques de desenhos que não cicatrizaram muito bem são gratuitos.

Sintomas como sensação de queimação na pele, dor ao tocar e aumento na vermelhidão na região são sinais de infecção.[4] Em casos do tipo, veja como tratar uma tatuagem inflamada.

Outros cuidados com a tatuagem

Além de problemas que levam ao desbotamento, existem outros cuidados que devem ser tomados para ter uma boa cicatrização de tatuagem. Os principais cuidados são:

  • Proteja o desenho: nos primeiros 3 dias após a realização da tatuagem, é necessário mantê-la envolvida em papel plastificado para evitar que a pele entre em contato com bactérias. Troque o papel 2 vezes ao dia.
  • Faça higienização: faça sempre a higienização adequada de sua pele, utilizando sabão neutro e secando bem o desenho, além disso, passe pomada cicatrizante, que pode tanto ser do tipo feito especialmente para tatuagens como outras pomadas como o Bepantol. A higienização correta é o segredo para evitar infecções.[4]
  • Não coce: tatuagens sempre coçam durante o período de cicatrização, entretanto, é necessário se contar e evitar coçar para não machucar a pele. Em vez de utilizar as unhas, passe as pontas do dedos delicadamente em cima do desenho usando uma pomada cicatrizante ou creme hidratante.

Ainda sobre tatuagem cicatrizando falhada, entenda: Pode passar hidratante na tatuagem recém feita?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagem cicatrizando falhada, o que fazer?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. ADMIRAT, M. Le tatouage ou l'illusion de liberté. Institut d'Études Politiques de Lyon. Disponível em: http://doc.sciencespo-lyon.fr/Ressources/Documents/Etudiants/Memoires/Cyberdocs/MFE2010/admirat_m/pdf/admirat_m.pdf. Acesso em: 19/05/2019.
  2. FRAGA, M. S. C. B. Influência da Nutrição na Cicatrização Cirúrgica. Artigo de revisão. Disponível em: https://repositorio-cientifico.uatlantica.pt/bitstream/10884/976/1/Artigo%20Cientifico%20Revisa%CC%83ol%20-%20M%C2%AA%20Sara%20Fraga.pdf. Acesso em: 19/05/2019.
  3. SIMIS, T. SIMIS, D. R. C. Doenças da Pele Relacionadas à Radiação Solar. Rev. Fac. Ciênc. Méd. Sorocaba, v.8, n.l. p.1-8, 2006. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/RFCMS/article/download/74/pdf. Acesso em: 19/05/2019.
  4. Tattoo aftercare. Public Health England. Disponível em: https://www.cieh.org/media/1973/tattoo-toolkit_part-c_01-tattoo-aftercare.pdf. Acesso em: 19/05/2019.