Partilhar

Tendências em maquiagem para Outono Inverno

Por Sara Viega. Atualizado: 4 dezembro 2019
Tendências em maquiagem para Outono Inverno

Com uma nova temporada à porta, chegam também novas tendências de roupa, sapatos, acessórios e claro, maquiagem. A maquiagem é uma parte importante do look de qualquer pessoa e, no inverno permite dar aos looks sóbrios mais cor e ser um foco de destaque. Os desfiles de moda já ditaram as próximas tendências em maquiagem e, depois de algumas temporadas apostando no nude, já vamos começar vendo mais cores na maquiagem neste outono inverno 2019. Se você quer ficar a par das últimas tendências em maquiagem, continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe vamos contar quais as tendências em maquiagem para o outono inverno 2019. Fique atenta e deslumbre nesse inverno!

Também lhe pode interessar: Como fazer maquiagem para o inverno

Principais tendências de maquiagem para Outono Inverno 2019

  • Maquiagem minimalista;
  • Cílios longos;
  • Efeito 'glow saudável';
  • Olho esfumado/smokey eyes;
  • Linhas gráficas e efeitos tribais;
  • Olho preto e batom vermelho escuro;
  • Lápis preto;
  • Boca pigmentada nos batons do inverno 2019;
  • Sobrancelhas naturais.

Maquiagem minimalista: efeito natural e pele limpa

A maquiagem minimalista com efeito de quem não fez nada, mas na verdade deu uma boa trabalhada na pele apareceu forte nos desfiles para a temporada Outono Inverno 2019. Os lábios nudes ou cor de boca se destacam nos rostos que quase não aparenta sinais de blush ou rímel.

Mas é claro que existe segredo para conseguir este efeito, saiba como fazer uma maquiagem natural.

Para conseguir o melhor efeito possível e sem ter aquelas pelezinhas nos lábios, não se esqueça do quão importante é esfoliar os seus lábios. Isso pode ser conseguido facilmente misturando mel e açúcar, conseguindo assim um esfoliante natural que removerá aquelas pelinhas dos lábios ao mesmo tempo que os hidratará.

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Maquiagem minimalista: efeito natural e pele limpa

Cílios compridos para a temporada Outono Inverno 2019

Ainda do lado das apostas mais delicadas para as tendências de maquiagem Outono Inverno 2019 apareceram cílios com mais ênfase no comprimento do que no volume, aposentando a tendência dos cílios Twiggy que reinou no inverno passado. O efeito dos cílios alongados pode ser conseguido simplesmente com a aplicação de um rímel específico para esse efeito, com cílios postiços mais compridos colados em 'tufinhos' ou com tratamentos para alongar os cílios. Se você deseja um efeito a longo prazo, saiba como alongar os cílios de forma natural.

Efeito de cílios postiços

Os cílios longos e preenchidos dão logo um outro efeito ao seu look diário, não sendo necessário praticamente mais nada. Explicamos o passo a passo como criar aquele efeito de cílios postiços que todas desejamos.

  1. Para começar você vai precisar de um delineador, seja em lápis ou em gel, como você preferir ou estiver mais acostumada. Não use um delineador liquido porque pode irritar ou fazer alergia no olho. A melhor opção é mesmo o lápis.Com o delineador você vai passar dentro da linha de água na parte superior do olho. Vai ser um pouco desconfortável ao inicio, mas você vai ver que vale a pena. Vai dar um efeito de preenchimento, ou seja vai parecer que você tem muito mais cílios.
  2. O segundo passo para ter um efeito de cílios postiços é passar o curvex. Sim, é verdade que muitas de nós temos medo de usar esta ferramenta que mais parece vinda das câmaras de tortura da idade media. Mas não se preocupe porque é só o que parece. Na realidade, é muito simples usar o curvex. Basta colocar os cílios entre a abertura do curvex e apertar ligeiramente. Não é necessária muita força. Faça com cuidado para não danificar seus cílios. Aplique o curvex antes de passar a máscara. Usando depois, os cílios já estão muito duros, pode ser prejudicial e quebrar alguns. Após a aplicação seus cílios devem ficar bem curvadinhos, mas se não notar o efeito imediatamente, não se preocupe, às vezes podem ser necessárias varias aplicações. Ao longo do tempo seus cílios vão ganhando o jeito.
  3. No terceiro passo vamos começar aplicando a máscara de cílios. Você pode escolher a sua ou suas máscaras preferidas. Existem varias marcas no mercado por onde você pode escolher. Para este efeito aconselhamos que escolha uma mascara de volume e combine com uma regular.
  4. Aplique a de volume primeiro, coloque o pincel bem juntinho à raiz dos cílios e faça o movimento de ziguezague até á ponta. Logo com a primeira camada deve notar uma grande diferença, mas para ter o efeito de cílios postiços tem mesmo de aplicar várias camadas de máscara.
  5. Depois de usar a mascara para volume, passe a regular e vá alternando entre uma e outra. Tenha em atenção também ao tipo de pincel que usa. Um pincel curvo vai ajudar a dar volume e a curvar os cílios. O pincel direito vai ajudar a alongar. Portanto o melhor é combinar os dois, para ficar mesmo com aquele efeito de boneca.
Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Cílios compridos para a temporada Outono Inverno 2019

Pele com efeito 'glow saudável'

O efeito glow já foi estabelecido em temporadas passadas e mostrou nos desfiles de tendências Outono Inverno 2019 que continua fazendo sucesso e sendo uma opção para quem curte o efeito pele limpa, já citado aqui, mas com um brilho a mais. Pontos de iluminador estrategicamente pensados combinados com uma pele hidratada, produtos mais aquosos e opcionalmente um gloss são a chave para conseguir o efeito glow saudável.

Para te ajudar, saiba como aplicar um iluminador.

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Pele com efeito 'glow saudável'

Olhos esfumaçados

Os smokey eyes parece que vieram para ficar e, nesta temporada de inverno 2019 não vai ser diferente. A única coisa que tem de ter em conta ao usar esta make de olhos é que deve equilibrar a maquiagem, apostando num batom o mais natural e discreto possível. Se tem dúvidas na hora de fazer esta make de olhos, neste vídeos poderá aprender a fazer smokey eyes com fita adesiva, uma técnica para conseguir aquele esfumado bem legal.

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Olhos esfumaçados

Linhas gráficas e efeitos tribais nos olhos

Efeitos gráficos e tribais com sombras coloridas e delineadores coloridos chamaram a atenção nas passarelas que ditaram as tendências em maquiagem para Outono Inverno 2019, uma verdadeira obra de arte no rosto. As criações apareceram desde desenhos grandes brincando com o contorno dos olhos, até toques minimalistas e não convencionais utilizando o delineador ou uma releitura do clássico delineado gatinho.

Delineador colorido no outono inverno 2019

O delineador colorido é uma forma bem simples de você apimentar a sua make e apostar num look bem diferente. No entanto, para que o visual funcione, existem algumas regras que você deve seguir para não acabar parecendo uma palhaça. O delineador colorido pode destacar os seus olhos, sendo uma boa opção tanto para o dia como para a noite. Discreto ou ousado, opaco ou cintilante, gatinho ou crescente, esse delineador vai fazer você ficar uma gata bem original e divertida. Se você é fã de maquiagem e quer saber como usar delineador colorido sem frescura e sem errar, aposte nessas dicas:

  • Antes de começar a usar delineador colorido, é importante que você conheça as diferentes fórmulas do produto, pois a textura influencia em muito o resultado final.
  • Os delineadores em lápis são os mais fáceis de usar, providenciando maior controle na aplicação. São, portanto, indicados para quem está começando a a aplicar maquiagem ou para quem não tem pulso firme ou grande habilidade para isso.
  • Os delineadores líquidos criam linhas mais largas e dramáticas. Como secam mais rapidamente, a sua cor é menos saturada.
  • Os delineadores em gel devem ser aplicados com um pincel chanfrado, criando um traço mais preciso.
  • Evite escolher a sua cor favorita, e procure o tom de delineador colorido que mais favorece os seus olhos. Para olhos cor de mel, os tons mais indicados incluem o roxo, lavanda, dourado, bronze, turquesa, azul e rosa. Para olhos verdes, devem ser preferidos ps tons de roxo, turquesa escuro ou dourado. As meninas com olhos azuis ficam incríveis com cores como o bronze e tijolo, mas os tons de azul e verde escuro também favorecem muito. Para quem tem olhos castanhos, os tons de roxo e verdes escuros são os que mais favorecem.
  • O delineador colorido é um produto que se destaca muito. Por isso, o ideal é criar uma harmonia no look quando apostar em tons vibrantes nos olhos. Para maquiagem de dia, prefira delineadores opacos e discretos. Para sair à noite, abuse dos delineadores coloridos cintilantes.
  • Quando usar delineador colorido, aposte num look fresco e neutro no resto do rosto. Prefira batom nude ou em tons de rosa claro e um blush bem discreto.

Como usar delineador colorido passo a passo

  1. Antes de aplicar o delineador, passe um primer de olhos na zona das pálpebras e, se for colorir essa zona, junto aos cílios inferiores.
  2. Passe uma sombra bem neutra como bege ou marrom claro antes de passar o delineador colorido.
  3. Se desejar, pode usar o delineador colorido junto com delineador preto. Essa é uma boa dica para se acostumar ao produto com cor e dar uma colorida no traço tradicional. Saiba como fazer delineado duplo nesse artigo.
  4. Pode aplicar o delineador com formato de olho ou desenhar apenas sobre a pálpebra, formando um crescente.
  5. Aplique o produto junto à linha dos cílios para que a pele entre eles não seja visível.
  6. Comece a aplicação do canto externo para o canto interno do olho. O produto vai gastando e existe menos chance de borrar dessa forma.
  7. Se errar a aplicação, use um cotonete com um pouco de base para corrigir. Isso vai evitar que a maquiagem anterior seja removida, como acontece com desmaquilante.
  8. Passe um pouco de máscara de cílios, sem abusar nas camadas.
Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Linhas gráficas e efeitos tribais nos olhos

Combinação gótica: sombra preta e batom vermelho escuro

A polêmica combinação do olho preto com batom vermelho escuro se impôs nos desfiles e surpreendeu que só basta ter um pouco de atitude e bom gosto para se jogar no olhão e bocão ao mesmo tempo. Para conseguir esse efeito gótico, você pode até mesmo aproveitar o smokey eye já comentado aqui e escolher um batom vermelho adequado para o seu tom de pele.

Nessa mesma onda, para quem prefere um efeito mais light, vale apostar no lápis preto na parte de baixo, que voltou na maior nostalgia dos anos 90.

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Combinação gótica: sombra preta e batom vermelho escuro

Boca pigmentada - Batons inverno 2019

No que diz respeito às tendências em batons para o outono inverno 2019 as grandes apostas são os batons com efeitos de pigmento ou os próprios pigmentos usados na boca. A paleta é ampla: desde o tom ameixa ao preto, essas são as cores que vão triunfar nesta temporada.

Para além dos tons escuros, vamos ter também o clássico vermelho presente na próxima temporada. E para quem gosta de uma visual mais suave e natural, saiba que o gloss também continua em alta.

Como combinar batom e blush - Maquiagem outono inverno 2019

Podem surgir dúvidas na hora de combinar o blush e o batom para evitar que a make fique demasiado pesada ou demasiado leve. Apesar de cada rosto ser único, assim como cada estilo e personalidade, existem algumas dicas para aplicar esses dois produtos sem errar. Antes de escolher uma combinação aleatória, dê uma olhada nessas dicas sobre como combinar batom e blush na maquiagem do inverno 2019.

  • Usar blush e batom no mesmo tom é liberado, mas peca por falta de contraste. Se optar por essa solução, invista nas cores alaranjadas e rosas para um visual bem fresco e saudável. Procure que o blush tenha um tom um pouco mais suave que o dos lábios e deixe a cor mais marcada para a boca.
  • Dica: para usar o seu batom favorito como blush, misture um pouco de vaselina antes de aplicar para suavizar o tom.
  • As texturas e acabamentos dos produtos também têm grande influência no resultado final. Quando usar um batom matte, prefira um batom cintilante. Nos dias em que optar por um batom brilhante, prefira um blush com acabamento opaco. Acesse esse artigo para saber como deixar o batom matte.
  • É importante ressaltar que as cores de batom também devem obedecer a algumas regras básicas. As cores escuras dão profundidade, enquanto as claras dão volume. Optando por um batom escuro, prefira usar um blush claro. Se apostar num tom de lábios suave, prefira um blush com uma cor mais carregada.

Ideias de combinações de batom e blush na maquiagem de inverno

Confira as combinações mais quentes da estação e arrase na make:

  • Batom vermelho fechado + blush de tons terra
  • Batom pink + blush pêssego
  • Batom coral + blush marrom ou bronzer
  • Batom vermelho aberto + blush caramelo
  • Batom roxo + blush rosado

Apesar dessas combinações serem infalíveis, não existe ditadura na hora de escolher como combinar o blush e o batom. Respeite os seus gostos e o seu estilo pessoal e se quiser fugir às dicas, vale tudo.

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Boca pigmentada - Batons inverno 2019

Como aplicar o blush - Make inverno 2019

Um dos maiores erros de maquiagem é a aplicação do blush por todo o rosto. Esse produto não é indicado para fazer contorno, devendo ser substituído pelo bronzer para esse efeito. O blush deve ser usado apenas nas bochechas para ressaltar as maçãs do rosto e conferir um aspeto saudável. Por isso, nunca aplique blush colorido no queixo, no nariz, nas têmporas ou em qualquer outra região que não seja a bochecha.

Para aplicar, escolha um blush com o seu acabamento favorito, em pó ou em creme. Se optar pelo produto em pó, use um pincel de blush e aplique de forma ascendente desde a maçã do rosto até à têmpora. Saiba mais acessando esse artigo que ensina como aplicar o blush.

Se você preferir o acabamento do blush em creme, use um pincel grosso com dois tipos de fibras e aplique nas maçãs do rosto. Esmaeça o produto puxando o pincel para a têmpora.

Agora que você já sabe como combinar batom e blush, use a sua criatividade e arrase nesse outono inverno!

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Como aplicar o blush - Make inverno 2019

Sobrancelhas naturais nas tendências de maquiagem

E no que diz respeito às sobrancelhas, a moldura do rosto, vamos ter duas tendências bem fortes para esta temporada de outono inverno 2019, sobrancelhas naturais. Para esta temporada querem-se sobrancelhas naturais, bem espessas, tal como já aconteceu na temporada passada. Mas outra tendência bem arrojada que foi vista nas passarelas foi as sobrancelhas descoloridas. Se quiser seguir esta tendência consulte primeiro um profissional de confiança para evitar erros, ou então use uma máscara de tom branco ou prateado nas sobrancelhas.

Tendências em maquiagem para Outono Inverno - Sobrancelhas naturais  nas tendências de maquiagem

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tendências em maquiagem para Outono Inverno, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Tendências em maquiagem para Outono Inverno

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Maria Aparecida Dias Dos Santos
amei as dicas de como se maquiar .Espero receber mais orientaçoes pois vendo maquiagem obrigada pela dica.
Regina
Achei esse batom queen mate por 4,00 vai ser moda no inverno 2016? quanto ao proço está bom? Vi nessse link abaixo:
Beatriz Oliveira
Gostei muito trabalho com maquiagem e vou participar de um evento de moda. E uns dos temas sera a maquiagem.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Beatriz, que bom saber! Espero que estas dicas tenham sido úteis para você e desejo-lhe boa sorte ;)
Coralia
Adorei as dicas , vou postar no meu blog
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Coralia, que bom que você gostou :) Muito obrigada e continue nos acompanhando :)
Alberto
realmente muito interessante, gostei muito, dicas legais e inspiradoras Um Post que complementa

Tendências em maquiagem para Outono Inverno
1 de 10
Tendências em maquiagem para Outono Inverno

Voltar ao topo da página