Partilhar

Tintas naturais para o cabelo

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Tintas naturais para o cabelo

As tinturas comerciais contêm muitos componentes químicos que podem danificar o cabelo, ressecando-o e deixando-o bem mais fraco. No entanto, para melhorar a tonalidade do nosso cabelo e conseguir que fique mais bonito e radiante, é possível tingi-lo com alguns extratos naturais que não são nada agressivos e que, ainda que seja de forma temporária, podem intensificar a cor e inclusive esconder alguns cabelos grisalhos. Descubra no seguinte artigo de umComo quais são as tintas naturais para o cabelo que tem ao seu alcance e de que maneira deve utilizá-las para realizar a sua própria sessão de cabeleireiro em casa.

Também lhe pode interessar: Como tirar a tinta do cabelo

Henna

A henna é um colorante que se obtém de uma planta chamada alheña, que cresce em regiões do norte de África e da Índia. Utilizou-se tradicionalmente pelas mulheres árabes para fazer tatuagens nas mãos e nos pés, mas também como tintura natural para o cabelo vermelho, pois este é o tom que fica no cabelo ao seu aplicada. Além disso, é o único colorante que permite tingir inclusive as raízes do cabelo e o que oferece uma maior duração, pois esta pode oscilar entre os 3 meses aproximadamente.

Não é só uma grande opção para potencializar a cor do cabelo vermelho, como também pode oferecer benefícios ao cabelo, deixando-o mais brilhante, grosso e nutrido.

Como tingir o cabelo com henna

Em primeiro lugar, deve adquirir a henna em uma loja especializada na venda de produtos naturais e, de seguida, levar a cabo os seguintes passos:

  1. Em um recipiente de plástico, misture 30 g de henna com 125 ml de água quente e mexa até criar uma massa consistente. Estas quantidades deverão variar em função da quantidade de cabelo que tiver.
  2. Proteja as suas mãos com umas luvas de plástico e aplique a massa de henna sobre o cabelo seco e de preferência pouco limpo para que os pigmentos penetrem melhor. Reparta-a por todos os fios de forma uniforme, incidindo nas raízes.
  3. Quando tiver aplicado, espere 1 hora e, passado este tempo, enxague com bastante água até que esta saia limpa.
  4. Por último, lave o seu cabelo normalmente e aplique um condicionador.

É importante ter em conta que sobre cabelos já tingidos, a henna pode fazer com que fiquem partes com uma cor não uniforme, por isso neste caso o seu uso não é muito aconselhável.

Tintas naturais para o cabelo - Henna

Nogueira

Muitos corantes comerciais contam na sua composição com folhas de nogueira, uma vez que estas têm resultado ser uma excelente opção para realçar a cor dos cabelos marrons e cobrir os primeiros fios grisalhos que aparecem nos cabelos escuros. Tudo isso porque estas folhas possuem um colorante natural que contribui com uma tonalidade marrom intensa e que, além disso, proporciona mais brilho e resistência ao cabelo.

Como tingir o cabelo com nogueira

Para uniformizar o tom de um cabelo marrom ou contribuir com mais intensidade à cor, primeiro deve comprar as folhas de nogueira, as quais pode encontrar em lojas de produtos naturais. Os passos a seguir para tingir com nogueira são os seguintes:

  1. Coloque 1 litro de água para ferver em uma panela e quando atingir o ponto de ebulição, introduza 2 punhados de folhas de nogueira.
  2. Reduza a temperatura do fogo e deixe ferver assim durante mais 5 minutos.
  3. Espere esfriar e coe a mistura para ficar só com líquido.
  4. Aplique por todo o cabelo de forma uniforme e deixe atuar durante pelo menos uns 30 minutos.
  5. Passado esse tempo, enxague e lave como faz habitualmente.
Tintas naturais para o cabelo - Nogueira

Chá preto

Os cabelos pretos ou mais escuros podem se beneficiar de tinturas naturais como o chá preto, o qual permite escurecer o cabelo sem o danificar e inclusive recuperar a tonalidade original quando se tiver feito mechas ou reflexos.

O tratamento, neste caso, é bastante simples e só tem que preparar 2 infusões de chá preto bem concentradas. Depois, deixe esfriar durante uns minutos e, depois, deverá utilizá-las como enxágue capilar. Ou seja, deverá vertê-las por todo o seu cabelo distribuindo bem e deixando atuar durante uns 20 minutos. Por último, enxague e lave o cabelo como normalmente. Repita o tratamento em mais duas ocasiões se desejar que o tom escuro seja mais intenso.

Além do chá preto, outra bebida tão popular como o café também pode ajudar você a escurecer seu cabelo de forma natural.

Tintas naturais para o cabelo - Chá preto

Camomila

Outra das tintas naturais para o cabelo mais eficientes e neste caso para as mulheres loiras ou com o cabelo marrom muito claro, é a camomila. Esta planta é muito utilizada para clarear o cabelo e proporcionar uns reflexos dourados muito atraentes e radiantes, simulando o efeito que produzem os raios solares no cabelo. Também pode ser usada para esconder os fios grisalhos em cabelos claros.

Ferva 4 colheres de sopa de flores secas de camomila em 1/2 litro de água, deixe repousar 5 minutos e coe o líquido obtido. Utilize-o como enxágue capilar após lavar o cabelo, deixe atuar durante uns 20 ou 30 minutos e, para terminar, lave como normalmente.

Outra opção que talvez pode oferecer a você resultados mais duradouros é a de adicionar à mistura anterior 1 colher de sopa de cúrcuma mesmo no momento de ferver as flores de camomila. Deverá aplicar a tintura natural da mesma forma que o anterior, ou seja, como enxágue.

Tintas naturais para o cabelo - Camomila

Conselhos para utilizar as tintas naturais

Para que as tintas naturais como estas uniformizem a cor do seu cabelo e estes fiquem perfeitos, é importante que tenha em conta alguns conselhos na hora de as utilizar:

  • Na hora de as preparar, utilize utensílios e recipientes de plástico, evitando os de metal ou alumínio para que não percam as suas propriedades.
  • Uma vez aplicadas sobre o cabelo, cubra com papel filme para que a tintura penetre melhor graças à ação do calor.
  • Repita o tratamento ao fim de uns dias para que os resultados se notem e sejam mais duradouros.
  • Se o seu cabelo ficar mais ressecado do que o habitual, é importante que o hidrate com alguma máscara nutritiva.
  • Lave o seu cabelo com xampus naturais para que a cor da tintura natural não se desvaneça tão rapidamente. Confira mais conselhos para cuidar do cabelo tingido no nosso artigo.
  • Tenha em conta que as tinturas naturais não oferecem os mesmos resultados nem são tão duradouras como as tinturas químicas, mas podem servir para uniformizar e potencializar o tom sem danificar o cabelo.
Tintas naturais para o cabelo - Conselhos para utilizar as tintas naturais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tintas naturais para o cabelo, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Tintas naturais para o cabelo

O que lhe pareceu o artigo?

Tintas naturais para o cabelo
1 de 6
Tintas naturais para o cabelo

Voltar ao topo da página