Todos sabemos que existem escovas diferentes para pentear, mas você já prestou atenção em qual é a mais adequada para você? Embora pareça uma tarefa simples, existem diferentes fatores a considerar se você quer manter seu cabelo saudável, brilhante e maleável. E não usar a escova adequada para você pode provocar frizz, quebra ou até mesmo potencializar a queda de cabelo. Se você quer desembaraçar seu cabelo sem o danificar, melhorar seu brilho e volume, alisar ou definir cachos, ou distribuir os óleos naturais do couro cabeludo no seu cabelo, leia atentamente a seguinte lista do umCOMO. Em "Tipos de escova de cabelo: descubra qual escolher", iremos guiar você dependendo de suas necessidades, do seu tipo de cabelo ou do seu estilo de penteado.
Escova de cerdas naturais
Começamos nossa lista apresentando a escova de cerdas naturais, que potencializa o cuidado do seu cabelo, já que são muito mais suaves com o couro cabeludo e permitem uma melhor distribuição dos óleos naturais que o couro cabeludo produz por todo o cabelo: da raiz às pontas. Pentear-se com esta escova proporcionará um brilho natural e uma melhor nutrição natural do seu cabelo. Além disso, é recomendável para cabelos finos ou frágeis, assim como para aqueles que desejam pentear-se de forma delicada e livrar-se do frizz. Embora não seja a melhor para desembaraçar cabelos grossos, é uma excelente opção para obter um acabamento liso e brilhante.
Escova redonda
A escova redonda é a melhor aliada para aquelas que buscam dar mais volume ao cabelo. Este clássico permite criar ondas ou alisar o cabelo durante a secagem com secador. Você poderá encontrar escovas redondas de diferentes tamanhos, entre as quais poderá selecionar a mais adequada conforme suas necessidades: as pequenas são ideais para moldar franjas ou pontas, enquanto as grandes darão volume desde a raiz e são perfeitas para mechas mais longas. Se você quer pentear e secar seu cabelo diariamente e ficar com aquele visual de quem acabou de sair do salão, a escova redonda é para você.
Escova de alumínio ou cerâmica
E uma variante muito similar à escova redonda é a escova de alumínio ou cerâmica, que se diferencia principalmente da primeira porque o corpo de sua estrutura é fabricado com materiais que retêm o calor. O resultado? Uma escova com poder modelador muito eficaz durante a secagem, já que ajuda a alisar ou criar ondas enquanto reduz o frizz. Se você quer economizar tempo e pentear-se mais rapidamente, obtendo resultados mais duradouros, a escova de alumínio ou cerâmica é uma excelente opção para você. Mas, antes de usá-la, lembre-se sempre de aplicar no cabelo um protetor térmico para evitar danos produzidos pelo calor.
Escova desembaraçante
A estrela para desembaraçar os cabelos é a escova desembaraçadora, que possui um design específico pensado para desembaraçar o cabelo, reduzindo a dor e diminuindo o risco de quebra graças às suas cerdas flexíveis, colocadas estrategicamente para deslizar entre os nós, evitando os incômodos puxões. Se você tem cabelo cacheado, fino ou frágil, esta é a opção ideal para você. Você pode usá-la tanto no cabelo seco quanto molhado e cuidar ao máximo dos seus cabelos sem sacrificar o conforto. Também é recomendável para crianças.
Escova-raquete
A chamada escova raquete caracteriza-se por ter uma base larga e plana. Trata-se da escova perfeita para desembaraçar e alisar grandes seções de cabelo de forma rápida e efetiva, especialmente para aquelas pessoas que têm cabelo longo, liso ou ondulado. Os benefícios da escova raquete encontram-se na sua forma, que permite distribuir de maneira uniforme a pressão durante a escovação, reduzindo substancialmente o risco de quebra. Outro ponto positivo é que suas cerdas costumam ser macias, por isso, eliminar nós sem puxões está praticamente garantido. E se você é daquelas que usam secador, a escova paleta ajudará a secar e alisar enquanto dá forma ao seu penteado.
Escova esqueletada
A escova esqueletada, também popularmente conhecida como vent brush, é um tipo de escova leve que conta com ranhuras muito amplas, as quais permitem um fluxo de ar direto. Se você tem cabelo curto ou de comprimento médio e precisa secar o cabelo rapidamente, esta escova é perfeita para você, pois, além disso, dará volume sem muito frizz. Trata-se de uma escova muito prática, ideal para penteados simples do dia a dia e para potencializar ou manter a forma natural do seu cabelo.
Escova ventilada
Já ouviu falar da escova ventilada? Trata-se de uma escova que se caracteriza por sua estrutura com aberturas, o que permite a passagem do ar do secador. Esta escova é ótima para aquelas pessoas que utilizam fontes de calor de forma frequente, assim como para uma secagem eficiente. De fato, os buracos por onde o ar passa ajudam a acelerar a secagem e evitar o superaquecimento do cabelo, por isso o danifica menos. Além disso, este tipo de escova proporcionará mais volume sem frizz, já que suas cerdas costumam ser separadas. E se você precisa desembaraçar cabelos grossos, a escova ventilada também é para você, pois suas cerdas são muito resistentes.
Escova secadora
Uma mistura entre escova e chapinha? É possível! A escova secadora é um dispositivo que permite alisar seu cabelo enquanto o penteia. Trata-se de uma escova inovadora, muito fácil de usar, que ajuda a obter um acabamento liso rapidamente, sem necessidade de usar técnicas complicadas. Embora não alise perfeitamente, como faria especificamente uma chapinha, é perfeita para aquelas pessoas com cabelo liso que querem pentear-se rapidamente sem aplicar tanto calor, sendo uma escova menos agressiva para o seu cabelo e que ajudará a economizar um tempo valioso. Se você quer um liso rápido e natural, a escova secadora elétrica é adequada para você.
Escova de massagem para o couro cabeludo
Apesar de nãos ser uma escova para pentear de forma específica, você deve conhecer a escova de massagem para o couro cabeludo, um aparelho pensado para estimular a circulação sanguínea da cabeça, favorecer o crescimento do cabelo e melhorar a saúde capilar. Esta escova é perfeita para usar durante a lavagem, fazendo uma massagem circular suave que, além de massagear o couro, também ajudará a limpá-lo melhor, enquanto distribui de forma uniforme o shampoo, o condicionador ou a máscara.
Como escolher a escova de cabelo mais adequada
Agora que conhece os diferentes tipos de escovas para pentear que encontrará no mercado, é necessário que você leve em conta os principais fatores que determinarão a escolha de uma ou outra. Logo, você deverá levar em conta seu tipo de cabelo, seu estado atual ou o estilo que deseja alcançar em cada penteado. Observe:
- Cabelo fino ou frágil: se seu cabelo é fino ou frágil, o ideal é apostar em escovas de cerdas macias ou naturais. A desembaraçadora também pode ser uma excelente opção para você;
- Cabelo grosso ou cacheado: para pentear cabelos grossos ou cacheados o ideal é buscar escovas de cerdas firmes, mas separadas, como a da escova desembaraçadora ou raquete. E se você precisa de uma modeladora, as redondas de alumínio ou cerâmica também podem ser uma boa opção para você;
- Cabelo longo: se você tem um cabelo longo, aposte nas escovas raquete, já que cobrem muito mais superfície e permitem pentear de forma organizada com maior facilidade;
- Cabelo curto ou médio: para cabelos curtos ou médios a aposta segura é usar escovas ventiladas ou esqueletadas, visto que oferecem mais volume e agilidade ao cabelo, enquanto evitam o frizz;
- Penteados com calor: penteie-se usando escovas redondas de alumínio ou cerâmica, materiais resistentes ao calor. Lembre-se de usar protetores térmicos para garantir resultados e proteger seu cabelo;
- Penteados naturais: por último, se você quer um estilo mais natural e evitar o calor, a escova de cerdas naturais proporcionará um brilho natural excelente.
Agora que você já conhece os diferentes tipos de escovas para cabelo, explicamos "Como limpar uma escova de cerdas naturais" e os "Benefícios de escovar o cabelo".
Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de escova de cabelo: descubra qual escolher, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.