Tipos de lapidação de diamantes

Tipos de lapidação de diamantes

Um dos fatores mais determinantes para o brilho de um diamante é, sem dúvida, a lapidação. Sua definição reúne dois conceitos básicos: a forma do diamante e sua qualidade, tanto em matéria de proporção quanto de acabamento. Por isso, existem diferentes tipos e qualidades de lapidação: brilhante, esmeralda, princesa, oval... Já ouviu esses nomes? Se a resposta for afirmativa, você deve saber que esses são os tipos de lapidação mais comuns de acordo com o tamanho. Quer saber mais? A seguir, no umCOMO, te explicamos os tipos de lapidação de diamantes que existem no mercado.

Lapidação de diamante brilhante

O diamante mais conhecido, popular e valorizado é, sem dúvida, o de lapidação brilhante. Muitas pessoas confundem os diamantes com os brilhantes, mas você deve saber que o brilhante se caracteriza como um dos diversos tipos de lapidações de um diamante. A lapidação brilhante é das mais usadas, já que é uma das que mais consegue destacar as formas da pedra, potencializando suas qualidades. Esse tipo de formato permite que toda a luz entre na pedra preciosa, saindo pela parte superior dela e gerando, dessa forma, um brilho espetacular.

O objetivo do brilhante, como o próprio nome indica, é apresentar o máximo de brilho e dispersão do diamante. Para isso, essa lapidação é composta por duas partes principais: a parte superior, chamada de coroa, e a parte inferior, chamada culaça. Ambos podem ser separados ou unidos pelo rondiz, centralizado. A lapidação brilhante se caracteriza por ser arredondada e apresentar 57 facetas, ou seja, 57 superfícies planas que formam o exterior, divididas entre a coroa (33 facetas) e a culaça (24 facetas), o que permite a entrada de luz pelo ângulos e traz brilho e beleza únicos ao diamante.

O corte brilhante do diamante é o mais representativo. Dos tipos de lapidação de diamantes, é o mais tradicional e é também o mais vendido, pois fornece a melhor versão do diamante e se adapta, também, a qualidades inferiores, já que o brilho é capaz de mascarar os defeitos de pureza da pedra.

Lapidação de diamante esmeralda

A lapidação esmeralda se caracteriza por apresentar surpreendentes e originais formas retangulares. Sua semelhança ao corte das esmeraldas, pedras preciosas de cor verde-azulada, deu o nome a essa lapidação sofisticada. O diamante de lapidação esmeralda tem entre 48 e 50 facetas. Essas superfícies planas que formam o exterior do diamante após o corte, as quais produzem um efeito característico de luz, ajudam a apresentar uma lapidação proporcional e simétrica no diamante. Apesar de ter um pouco menos de brilho do que a lapidação brilhante, as esmeraldas contam com uma luminosidade incrível e que dá ao diamante uma elegância bem particular.

A lapidação esmeralda é um clássico, sendo uma forma sofisticada com efeito vintage de apresentar um diamante, ideal para reluzir nas mãos e dar um aspecto único à aparência dos dedos das mãos. Eles ficam mais harmônicos, já que as linhas laterais da pedra continuam na direção dos dedos, fazendo com que eles pareçam mais finos e alongados.

Lapidação de diamante princesa

A lapidação princesa é uma das mais elegantes e sofisticadas. O diamante é caracterizado por ser totalmente quadrado e ter 76 facetas. Além disso, ele conta com um brilho semelhante ao da lapidação brilhante, já que o diamante princesa também emite muita luz.

É bastante comum que essa lapidação de diamante seja usada em muitos modelos de anéis de noivado. É um formato de lapidação clássico e valioso, que vai fazer você se sentir como uma verdadeira princesa. E, por falar em noivado, você sabia que o anel solitário representa o compromisso e que isso se deve a uma razão histórica? Não deixe de conhecê-la!

Lapidação de diamante marquesa

O diamante de lapidação marquesa se caracteriza por seu formato elíptico e suas extremidades pontiagudas, e é por isso que ela também é conhecida por lapidação navete (pequeno bote, em francês).

É uma lapidação mais popular em pingentes e colares do que em anéis de compromisso. Se você procura por uma joia diferente, a lapidação marquesa é perfeita para você. Uma pedra que ao primeiro olhar se parece com o diamante é a zircônia, mas há grandes distinções e os valores das duas pedras são extremamente diferentes. Não deixe de conhecer as diferenças entre o diamante e a zircônia.

Lapidação de diamante baguete

Você sabe o que é uma lapidação baguete? Já ouviu falar nesse estilo um tanto quanto peculiar? Este conceito dá nome a um tipo de lapidação alargada, estreita e retangular, fazendo referência à baguete francesa. É um corte bastante original e conta com 25 facetas.

Lapidação de diamante oval

O diamante oval é um dos mais bonitos tipos de lapidação de diamantes, visto que combina, de maneira elegante, a lapidação arredondada do brilhante com a lapidação marquesa. Essa lapidação tradicional trabalha com cuidado as chamadas linhas elípticas, que fazem com que a luz se mova, criando a ilusão de deixar os dedos maiores e promover harmonia à mão que o utiliza.

Sua simplicidade e sofisticação fazem desse tipo de lapidação uma das mais utilizadas em anéis de noivado.

Lapidação de diamante almofada

Mais um dos tipos de lapidação de diamantes é a lapidação almofada. Eladeixa o diamante com formato mais quadrado ou retangular, de modo que as extremidades possuem formato arredondado e similar ao de um travesseiro.

Esse tipo de lapidação é uma versão da clássica lapidação arredondada de brilhante, e é uma das mais usadas em anéis de compromisso.

Lapidação de diamante antiga

A lapidação antiga corresponde ao tipo de lapidação da pedra preciosa que era realizada antigamente, o que significa que o acabamento e a qualidade do diamante não são tão bons quanto na atualidade. O corte, mais rudimentar, deixa o diamante com proporções ruins.

As lapidações antigas datam de antes do século XX. E, embora esse tipo de diamante não tenha um acabamento refinado, ele representa a originalidade, a característica e o encanto da pedra original e, portanto, é de grande valor.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tipos de lapidação de diamantes, recomendamos que entre na nossa categoria de Moda e Estilo.