Tratamento do acne vulgar

Tratamento do acne vulgar

O acne é uma inflamação da pele comum durante a puberdade, que apesar de afetar 80% dos adolescentes, também se pode manifestar nos adultos. Os principais sintomas caracterizam-se pelo aparecimento de borbulhas e pontos negros no rosto, mas também na zona do peito, costas, ombros e nádegas. As causas do acne não estão totalmente esclarecidas, mas devem-se essencialmente a alterações hormonais, que motivam a produção de sebo pelas glândulas sebáceas da pele. Umas vez obstruídos pelo sebo, os poros tendem a formar borbulhas e outras lesões na pele. A colonização da pele por bactérias após a obstrução dos poros, leva à inflamação, caracterizando-se por inchaço e dor na zona afetada. De seguida, em umComo.com.br mostramos-lhe o tratamento do acne vulgar.

Tratamentos medicinais

O acne ligeiro a moderado desaparece normalmente por si só ou após a aplicação de alguns produtos de higiene que visam a remoção da oleosidade da pele. Porém, no caso de o acne persistir após a aplicação destes produtos, recomenda-se compostos retinóis para desobstrução dos poros. É frequente a combinação de retinóis de aplicação tópica com antibióticos de toma oral como a minociclina e a tetraciclina, fundamentais para a eliminação das bactérias responsáveis pela inflamação em torno dos poros obstruídos. Podem decorrer até oito semanas até que note melhorias, podendo a duração total do tratamento chegar aos 6 meses.

Imagem: gillskincaresite.com

Tratamentos hormonais

Nas mulheres, para além destas opções, pode ser considerada a pílula contraceptiva combinada, cuja composição em estrogênio e progesterona ajuda a controlar a produção de sebo pelas glândulas sebáceas devido ao seu potencial antiandrogênico. Para casos mais severos, nomeadamente para casos de acne cicatricial, pode ser recomendado por um dermatologista um tratamento à base de isotetrinoína, associado a alguns efeitos adversos graves. Apesar de as hormonas serem as principais responsáveis pelo desenvolvimento do acne, existem fatores externos que podem agravar esta condição como o uso de alguns produtos de maquilhagem ou produtos capilares como gel para cabelo. Estes produtos podem aumentar a obstrução da pele, pelo que devem ser evitados se sofrer de acne e durante o tratamento do mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tratamento do acne vulgar, recomendamos que entre na nossa categoria de Peso e Imagem Corporal.