Partilhar

Truques de beleza com arroz

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Truques de beleza com arroz

O arroz é um cereal utilizado pelas mulheres japonesas há séculos para conseguirem uma pele mais bonita e radiante, pois se trata de um ingrediente com muitas propriedades benéficas para a pele. Não só ajuda a limpar e a deixá-la livre de impurezas, como também a regenera, hidrata, reafirma, tonifica e rejuvenesce. Tudo isso sem causar irritações nem reações alérgica, pois é apta para todo o tipo de peles, até para as mais sensíveis. São vários os tratamentos que podem ser preparados com este alimento tão comum, quer saber quais são? Só tem que continuar lendo este artigo de umComo para descobrir todos os truques de beleza com arroz que pode usar quando quiser.

Também lhe pode interessar: Truques de beleza com laranja

Água de arroz: tônico facial

O tônico facial é um produto com uma função muito clara: eliminar todas as impurezas que não foram retiradas durante a limpeza facial, fechar os poros e refrescar a pele. Seu uso ajudará a manter uma pele bem mais radiante e luminosa. O arroz é um dos melhores ingredientes com os quais pode preparar um tônico caseiro eficaz, pois este cereal conta na sua composição com inositol, uma substância que estimula o fluxo sanguíneo e permite que os poros dilatados diminuam. Por outro lado, é perfeito para acalmar irritações, combater o aparecimento de cravos e evitar os brilhos faciais.

Para preparar o tônico de arroz em casa, você só tem que seguir as seguintes instruções:

Ingredientes

  • 1/2 xícara de arroz
  • 1 copo de água

Preparação: verta a água em uma panela e adicione o arroz. Deixe ferver e, depois disso, abaixe o fogo e deixe por 20 minutos. Após este tempo, retire do fogo e coe o arroz. Reserve o líquido obtido durante o cozimento, pois essa água de arroz é a que utilizará como tônico facial. Quando estiver frio, mergulhe um disco de algodão e passe pelo rosto todo quando já tiver limpo a pele com um gel facial.

Truques de beleza com arroz - Água de arroz: tônico facial

Máscara esfoliante com arroz

Outro ótimo truque de beleza com arroz que pode aproveitar é o de esfoliar a sua pele com este ingrediente. Sabemos que a esfoliação é necessária para eliminar todas as células mortas e contribuir para a regeneração celular da pele; o arroz ajudará facilmente a limpar sua pele profundamente, a liberar as toxinas acumuladas e a deixá-la muito mais suave do que antes. Elabore seu esfoliante caseiro de arroz como vamos explicar para você de seguida.

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de arroz
  • 2 colheres de sopa de água
  • 5 gotas de óleo de coco

Preparação: em primeiro lugar, coloque o arroz no liquidificador e triture até convertê-lo em pó fino. Depois, coe esse pó para retirar os grãos que não trituraram bem. Coloque o pó de arroz em um recipiente, adicione a água e o óleo de coco. Mexa até obter uma pasta homogênea. Após limpar a sua pele com o gel facial, aplique o esfoliante sobre o rosto fazendo massagens circulares, deixe atuar 10 minutos e, depois, retire com água morna ou fria em abundância.

Truques de beleza com arroz - Máscara esfoliante com arroz

Arroz para rejuvenescer a pele

O arroz converteu-se no melhor aliado de beleza das mulheres asiáticas, que o utilizam diariamente para conseguir essa pele de porcelana que tanto as caracteriza. Foi descoberto que é um grande regenerador natural, hidratante, reafirmante e antirrugas, por isso não é de estranhar que seja usado como remédio caseiro rejuvenescedor. Ajuda a prevenir o aparecimento de novas rugas e a reduzir a visibilidade das existentes, além de renovar e purificar a pele de forma instantânea.

Você também quer usar como agente rejuvenescedor? Então, experimente a seguinte máscara caseira e aplique 1 ou 2 vezes por semana.

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de arroz
  • 1 colher de sopa e meia de água
  • 2 colheres de sopa de polpa de abacate
  • 1 colher de chá de mel

Preparação: primeiro, cozinhe o arroz e, quando estiver pronto, separe o arroz da água cozida e reserve ambas as coisas. Em um recipiente, misture o arroz com o abacate e o mel e aplique esta pasta como uma máscara facial. Deixe atuar de 15 a 20 minutos e, após este tempo, retire com um disco de algodão molhado na água de arroz reservada anteriormente.

Truques de beleza com arroz - Arroz para rejuvenescer a pele

Tratamento antimanchas à base de arroz

Entre as muitas propriedades do arroz para a pele, encontra-se também que é indicado para clarear a pele e diminuir as manchas escuras. Este cereal possui niacina, um tipo de vitamina B, que dá a ele um efeito muito potente,branqueador por isso permite reduzir as cores escuras de manchas causadas pelo envelhecimento, exposições solares, acne etc.

Para o utilizar com este objetivo, terá que preparar o tônico facial de arroz que explicamos no primeiro ponto e aplicar da seguinte forma: lave o rosto com um sabão suave e água morna ou fria, aplique a água de arroz sobre as zonas com manchas e faça massagens circulares. Neste caso, deixe atuar a noite toda e, no dia seguinte, lave o rosto com água em abundância e pronto!

No seguinte artigo pode descobrir muitos mais remédios caseiros para clarear a pele de forma natural.

Truques de beleza com arroz - Tratamento antimanchas à base de arroz

Cabelo mais denso e forte com água de arroz

Além de ser um produto incrível para melhorar o aspecto da pele, o arroz também pode ser utilizado para favorecer a beleza do seu cabelo. O motivo é que contém muitas proteínas, que ajudam a que o cabelo cresça mais forte e resistente, ao mesmo tempo que permite consertar as fibras capilares danificadas e ganhar mais densidade. O resultado é um cabelo bem mais abundante, bonito e brilhante.

O mesmo tônico da primeira parte servirá para seu cabelo. Só tem que verter no seu cabelo após lavar com o xampu, esperar e deixar atuar por uns 5 ou 10 minutos e, por último, enxaguar com água... e pronto!

Truques de beleza com arroz - Cabelo mais denso e forte com água de arroz

Se pretende ler mais artigos parecidos a Truques de beleza com arroz, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Truques de beleza com arroz

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Everaldo Carvalho
Minha vó sempre dizia isso, e ela acertou.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Everaldo! Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria jose
Adorei essa dica do arroz para a pele, vou fazer
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Maria! Que bom saber que foi do seu agrado! Espero que goste e continue acompanhando a nossa página :)

Truques de beleza com arroz
1 de 6
Truques de beleza com arroz

Voltar ao topo da página