Vaselina na tatuagem: prós e contras

Vaselina na tatuagem: prós e contras

Uma tatuagem recém-feita não deixa de ser uma lesão na pele já que o processo no qual o artista grava o desenho utiliza agulhas para poder introduzir a tinta na epiderme. Por isso, no começo você necessitará de certos cuidados básicos para que a ferida cure bem e, portanto, para que a tatuagem se cicatrize de maneira correta. Dentro desses cuidados, é muito importante hidratar a zona da tattoo com o uso de pomadas e cremes já que, dessa forma, estaremos favorecendo o processo de cicatrização e evitando que ela se infeccione.

E quando falamos desses cremes e pomadas, muitas pessoas recomendam o uso de vaselina na tatuagem. Mas a partir disso muitas perguntas podem aparecer, como: "pode passar vaselina na tatuagem?", "vaselina é bom para tatuagem?" ou vaselina cicatriza tatuagem?". Se você quer a resposta dessas perguntas, continue a ler esse artigo do umCOMO, onde te contaremos tudo sobre vaselina na tatuagem, os prós e contras e te daremos outras opções.

Para que serve vaselina

Mas, para começar esse artigo, te explicaremos primeiro o que é vaselina, para que serve vaselina e onde ela costuma ser usada para depois falar em mais detalhes sobre a vaselina na tatuagem.

A vaselina é um produto derivado do petróleo que tem uma composição rica em cadeias de carbono saturado. Isso faz com que a textura desse produto seja muito espessa, motivo pelo qual se utiliza, principalmente, como ingrediente para a elaboração de cremes, pomadas e unguentos.

Além de sua textura gordurosa, a vaselina também se caracteriza pelas seguintes propriedades:

  • Propriedades emolientes: ajuda a proteger e a acalmar os sintomas de peles secas.
  • Propriedades cicatrizantes: hidrata e favorece a cicatrização de feridas.
  • Propriedades impermeáveis: suaviza o engrossamento das capas mais externas da pele.
  • Propriedades adesivas: quando aplicada na pele, a vaselina dura mais tempo.
  • Propriedades oclusivas: evita a evaporação da água.

Também leia: Truques de beleza com vaselina

Pode passar vaselina na tatuagem?

Como já afirmamos no início do artigo, muitas pessoas recomendam passar vaselina na tatuagem para que ela se cicatrize melhor e mais rápido. Mas voltamos para a pergunta: pode usar vaselina na tatuagem? Ou seja, vaselina para tatuagem tem mais prós que contras?

E a resposta é que, mesmo sendo a opinião de muitos, a vaselina acaba tendo muito mais inconvenientes que vantagens para uma cicatrização de tatuagem que acabou de ser feita.

Como vimos, a vaselina conta com propriedades emolientes e hidratantes que ajudam no processo de cicatrização de feridas. No entanto, no caso das tatuagens, o uso do produto pode piorar a lesão.

Isso se deve ao fato de que a vaselina é um produto espesso e gorduroso demais por seus compostos oleosos provenientes do petróleo. Assim, se o aplicamos em uma tatuagem recém-feita, o único que a vaselina fará vai ser obstruir os poros da pele, o que reduzirá a oxigenação desta e, como consequência, tornará o processo de cicatrização ainda mais lento.

Além disso, a vaselina pode conter substâncias poluentes ou até tóxicas que não devem entrar em contato com a pele machucada e, por ser espessa, tirá-la da pele é mais difícil e pode assim danificar os traços do desenho.

Por isso, pode-se tratar de vaselina líquida ou vaselina sólida, para tatuagem nenhuma delas é recomendada.

Leia também: Como saber se uma tatuagem está infectada

Bepantol para tatuagem

Agora já sabemos que usar vaselina na tatuagem não é o mais adequado para a sua cicatrização já que, devido a sua composições oleosa, ela não permite que a pele machucada pela elaboração do desenho respire e, portanto, dificulta a cicatrização do trabalho feito pelo tatuador.

Pomadas para tatuagem

Mas então que produto deve ser utilizado para cicatrizar uma tattoo? Qual pomada para tatuagem devemos usar? Como é necessário manter a tatuagem hidratada durante as semanas logo após ela ter sido feita para manter o resultado final desejado, é melhor usar um produto específico para tatuagens ou que pelo menos não tenha azeites ou perfumes, como o Bepantol.

O Bepantol é uma pomada excelente para os cuidados com uma tatuagem recém-feita por conter os seguintes compostos:

  • Dexpantenol: essa substância ajuda a potenciar as propriedades da vitamina B5. Por isso, é um composto que favorece a regeneração dos tecidos que foram feridos durante a elaboração da tatuagem.
  • Substâncias emolientes: graças a elas, o Bepantol conta com propriedades hidratantes e calmantes que favorecem o processo de cicatrização e acalmam alguns sintomas que podem surgir durante a recuperação, como picos coceiras, ardências e dores. Além disso, por ser um produto livre de substâncias tão oleosas como a vaselina, ele é absorvido mais rapidamente após sua aplicação.

Nebacetin na tatuagem

Com isso, você já sabe que na dúvida entre vaselina e Bepantol, sempre escolha a última. Em relação a outras pomadas, evite passar Nebacetin na tatuagem, por exemplo.

Mesmo recomendado por muitos tatuadores, o creme não deve ser utilizado nas tattoos na hora da cicatrização por ser antibiótico e, por isso, ter a função sensibilizante que pode causar reações alérgicas.

Esse tipo de pomada ou outros antibióticos de uso tópico só devem ser passados se forem receitados por um dematologista.

Também pode lhe interessar: Como cuidar de uma tatuagem nova

Óleo de coco na tatuagem

Muitos outros tatuadores também indicam passar óleo de coco sobre a superfície tatuada para ajudar na hidratação da pele. Mas óleo de coco na tatuagem é bom?

A resposta é sim. O óleo de coco é um produto natural que pode ser passado em todas as partes do corpo quando se quer hidratá-las.

Muito usado como produto para os cabelos, o óleo também tem um ótimo efeito nas tattoos, ajudando a hidratá-las, a evitar que os seus traços fiquem desbotados ou estorados e a diminuir os riscos da formação de quelóides.

Além disso, tatuadores e dermatologistas ainda afirmam que passar óleo de coco nas superfícies tatuadas diariamente após o período de cicatrização é bom pois ajuda a manter as tatuagens em melhor estado.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Vaselina na tatuagem: prós e contras, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.