Livrar-se do pelo facial

Como eliminar pelos na orelha

Paula Cassandra
Por Paula Cassandra. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como eliminar pelos na orelha
Imagem: doctorslounge.com

Os pelos nas orelhas e nariz não são exclusividade dos homens, pois as mulheres também os desenvolvem. No entanto, com alguns cuidados básicos é possível saber como eliminar pelos na orelha de forma simples. Confira as dicas do umComo.com.br sobre o assunto.

Também lhe pode interessar: Como eliminar o pelo dos braços

Por que os pelos aparecem

Mesmo que a quantidade seja menor se comparada à cabeça, axilas, sobrancelhas e, no caso dos homens, região da barba, na orelha e nariz também surgem pelos. Embora os homens tenham maior tendência a apresentá-los, com o sexo feminino acontece o mesmo.

A situação é mais comum em homens porque essa característica está associada ao cromossomo Y, que apenas o sexo masculino possui. Porém, não necessariamente todos os homens terão o fenômeno. Já nas mulheres, o surgimento dos pelos está associado a mudanças hormonais ou a características raciais. De qualquer forma, o crescimento dos pelos na orelha e demais regiões é normal.

Além disso, os pelos possuem uma função, que é de proteger as membranas de sujeiras e bactérias. Dessa forma, não devem ser completamente removidos os pelos na orelha. Também é comum que a quantidade de pelos aumente à medida que se envelhece.

Isso não deve ser confundido com a Síndrome de Ambras ou com a hipertricose lanuginosa congênita. Popularmente conhecidas como Síndrome do Lobisomem. Essas doenças são raras e se definem pelo crescimento de pelos longos e finos em todo o corpo, desde o nascimento.

Como eliminar pelos na orelha - Por que os pelos aparecem
Imagem: ancientroadpublications.com

Como remover pelos na orelha

Eliminar pelos na orelha de forma a que todos desapareçam não é recomendado, por isso, o melhor é usar uma tesoura específica para apenas os aparar. Além de proteger a pele, é melhor não tirar todos os pelos porque a região é sensível e a remoção é muito dolorosa.

A tesoura ideal é pequena e possui uma ponta arredondada para não machucar, a qual pode ser usada ainda para aparar os pelos do nariz. Existem ainda pequenas máquinas elétricas que contam com ponteiras, as quais se adaptam ao orifício das orelhas e das narinas.

No entanto, aparar os pelos é opcional, sendo indicado apenas a quem se sente incomodado por eles. De qualquer forma, com pelos ou sem, manter a higiene dessas regiões é ainda mais importante. A dica é lavar bem as áreas onde os pelos serão aparados. Depois, é preciso higienizar novamente, o que pode ser feito com sabonetes antissépticos que contenham triclosan em sua formulação. Já os instrumentos usados devem ser desinfetados com álcool.

Já a frequência vai depender da necessidade de cada pessoa em reduzir a quantidade de pelos das orelhas. Quando estiver incomodando, basta aparar com os cuidados indicados.

Além disso, é possível solicitar esse serviço ao barbeiro, que também pode aparar os pelos dessas regiões. Enquanto isso, a pinça, cera e lâminas não são indicadas, pois podem ferir a região, causando infecções. Há também o tratamento a laser para eliminar pelos na orelha. No entanto, é preciso buscar uma clínica de confiança para realizar o procedimento, bem como seguir recomendações para cada sessão, entre elas, estar com o pelo bem aparente e a pele não pode estar bronzeada.

Como eliminar pelos na orelha - Como remover pelos na orelha
Imagem: banggood.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como eliminar pelos na orelha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Imagem: doctorslounge.com
Imagem: ancientroadpublications.com
Imagem: banggood.com
1 de 3
Como eliminar pelos na orelha