Partilhar

Pode ter relação depois de fazer tatuagem?

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 17 julho 2019
Pode ter relação depois de fazer tatuagem?

Fazer uma modificação corporal sempre requer muito cuidado, durante e após o procedimento. Tatuagens demandam mais cautela ainda, pois causam pequenas "agressões" na pele, deixando-a sensível a qualquer tipo de inflamação, já que são um ferimento que prejudicam a proteção da pele[1]. As tatuagens demoram cerca de um mês para cicatrizar (variando de acordo com o organismo de cada pessoa), então, durante esse período, é fundamental prestar um pouco mais de atenção para não comprometer a arte e a sua própria saúde. Para isso, médicos dermatologistas e profissionais de tatuagem recomendam cuidados específicos para uma boa cicatrização.

Além disso, é importante entender como as tatuagens funcionam e quais as melhores formas de prevenir uma possível inflamação. Querer saber se pode ter relação depois de fazer tatuagem é muito comum. Na maioria dos casos, sim, pode ter relações após fazer tatuagem, mas isso pode variar de acordo com a localização da mesma. Entender como é feito o procedimento da tatuagem ajuda a compreender como lidar com ela. Continue lendo nosso artigo em umCOMO e descubra um pouco mais sobre o universo da tatuagem.

Também lhe pode interessar: Pode beber quando faz tatuagem?

Como são feitas as tatuagens?

A pele humana é dividida em epiderme (sendo essa a camada superior), a derme (a intermediária) e a hipoderme, sendo o maior órgão do corpo humano e também responsável pela proteção, retenção de líquidos e regulação de temperatura corpórea[2].

Durante a realização de uma tatuagem, a agulha penetra a epiderme e deposita a tinta na derme, aonde contém os vasos sanguíneos e nervos. Cada picada da agulha o corpo entende como um ferimento, enviando células anticorpos para iniciar um processo anti-inflamatório. Essas células, chamadas macrófagos, vão tentar expelir a tinta pois ela é um "corpo estranho" dentro da pele que está causando inflamação. A tinta que sobrar será absorvida por células chamadas fibroblastos e vai ser a tatuagem que vai ficar na sua derme para sempre.

O processo de remoção da tatuagem funciona de modo contrário: o laser quebra os fibroblastos em pedaços menores e menores até serem absorvidos pelo corpo, apagando o desenho.[3]

Veja também: Como tratar uma tatuagem inflamada

Quando faz tatuagem pode ter relação?

Quando faz tatuagem pode ter relação, tatuagem não é remoso mas é necessário tomar alguns cuidados. Não há problema algum ter relações após fazer tatuagem, a depender da localização da mesma: atente-se para não esbarrar o local da tatuagem durante a relação, para evitar a irritação da pele e a dor no momento, uma vez que a região tende a ficar mais sensível após o procedimento.

Se você e o seu parceiro são ambos saudáveis, não existe motivo para preocupação. Contudo, tenha em conta que a tatuagem é uma ferida aberta, sendo uma porta para a entrada de bactérias e infecções, assim como doenças transmissíveis como AIDS. Mantenha a tatuagem coberta durante a relação e, caso exista risco devido à localização da mesma, evite ter relações, uma tatuagem sexual, como tatuagem na vagina, exige muito mais cuidado do que uma tatuagem no braço.

Agora que você já sabe que pode transar depois de fazer tatuagem e que tattoo e sexo podem ser conciliados, veja abaixo outras dicas de cuidados.

Cuidados pós tatuagem

Ainda que tatuagem e sexo não seja um problema, outros cuidados precisam ser tomados para preservar a beleza e nitidez da tatuagem, além de evitar qualquer tipo de inflamação. Confira todos os cuidados com a tatuagem:

  1. Proteção: use curativo para evitar que sua tatuagem entre em contato com bactérias - e não esqueça de trocá-lo com certa frequência justamente para evitar a acumulação das mesmas. O seu tatuador vai saber orientar com maior precisão quanto tempo é necessário ficar com o curativo, pois varia de acordo com o tamanho da tatuagem e a técnica utilizada. Tome cuidado para não apertar muito o curativo e evitar que a pele seja sufocada.[1]
  2. Higiene: limpe sua tatuagem com sabonete antibactericida em água corrente[4]. Lembre-se sempre que a tatuagem é uma pele inflamada e exige atenção e prudência na hora da cicatrização. Após a higienização, seque a tatuagem com cuidado;
  3. Contato: não esfregue a tatuagem em hipótese nenhuma. Enxugue-a com papel toalha fazendo movimentos leves e cuidadosos, e deixe-a um pouco ao ar livre. É importante tomar cuidado com as bactérias tampando a tatuagem mas oscilando com o tempo de deixá-la respirar;
  4. Pomadas: tome cuidado com a quantidade de pomada - não use em excesso. Opte por pomadas cicatrizantes ou vaselina sólida, e termine o curativo com plástico filme (se o tamanho da sua tatuagem exigir);
  5. Banho: evite banhos de mar e piscina: a água salgada do mar e o cloro da piscina vão atrapalhar a cicatrização e podem interferir no desenho da sua tatuagem. Além do cloro, também é necessário tomar cuidado com água muito quente, afinal, as altas temperaturas podem desidratar a pele que já está sensível;
  6. Sol: evite também pegar sol no local da tatuagem, afinal, os raios solares podem prejudicar o desenho, tornando-o desbotado. Para o bom cuidado de sua tatuagem, tome o cuidado de passar protetor solar de fator de proteção alto[1];
  7. Coceira: é comum ter vontade de coçar ou de arrancar a pequena crosta que é formada no período em que estiver com a tatuagem descascando, mas não faça isso em hipótese alguma. Coçar sua tatuagem pode ferir a pele e acabar causando infecções, já que os ferimentos podem ser porta de entrada para bactérias[1];
  8. Alimentação: fazer sexo não é remoso, mas alguns alimentos são, sendo assim, também são necessários cuidados alimentícios para que a tatuagem não inflame. Alimentos com muita gordura são os mais propícios para danificar sua tatuagem, então, evite-os ao máximo durante o processo de cicatrização. Para mais informações a respeito, você pode conferir nosso outro artigo sobre o que não pode comer quando faz tatuagem;
  9. Exercício físico: da mesma forma que tatuagem e sexo não são um problema,tatuagem e atividade física tendem a não causa problemas, entretanto, assim como se pode ter relações após fazer tatuagem, a preocupação deve ser com o contato com a pele. Se a tatuagem estiver localizada de forma que não se entre em contato com a pele tatuada durante o exercício físico, não há problemas, além disso, é necessário limpar a região tatuada após em razão do suor que pode irritar a pele.

Para mais informações, veja o que não fazer quando faz tatuagem

Cuidados antes de fazer tatuagem

Além dos cuidados após a realização da tatuagem, também é necessário ter alguns cuidado prévios. Veja abaixo:

  • Escolha do profissional: escolha um profissional com boas recomendações, certificando-se de que utiliza materiais descartáveis e esterilizados.[4] Olhe trabalhos já realizado pelo mesmo para ter certeza não apenas de que se trata de um tatuador de qualidade mas também que tenha um estilo parecido com o seu, afinal, existem muitos tipos de traços e estilos.
  • Alimentação: fazer tatuagem não é o processo mais agradável de todos, exige resistência física para suportar não apenas a dor mas o tempo parado, que pode durar horas dependendo do tamanho do desenho. Para se preparar fisicamente, beba bastante água e se alimente bem antes de sair de casa[4];
  • Cuidado com alergias: caso você tenha a pele muito sensível e tendências a ter reações alérgicas, passe por uma consulte com um dermatologista antes de realizar uma tatuagem, além disso, certifique-se de que seu tatuador utilizará tinta hipoalergênica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode ter relação depois de fazer tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Lembre-se de seguir as dicas com responsabilidade para preservar a beleza da sua própria tatuagem. Você não vai querer uma tatuagem borrada ou descascada.
  • Escolha com cuidado o desenho e o profissional com quem você vai tatuar. Opte por um tatuador que você já conheça melhor o trabalho e tenha boas referências.
  • No umCOMO sugerimos essas indicações para cuidar da sua tatuagem, mas você deve sempre privilegiar os cuidados recomendados pelo seu tatuador.
Referências
  1. A Practical Guide on how to Care for Tattooed Skin, The aftercare company. Disponível em: https://pt.scribd.com/document/24078852/Tattoo-Aftercare-PDF. Acesso em: 16/07/2019.
  2. KOLARSICK, P. A. J., KOLARSICK, M. A., GOODWIN, C. Anatomy and Physiology of the Skin. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/e438/ad9b53321bc162acd89e0d057a8db0f4d67d.pdf. Acesso em: 16/07/2019.
  3. HO, S. G., GOH, C. L. Laser Tattoo Removal: A Clinical Update. Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/276063268_Laser_Tattoo_Removal_A_Clinical_Update. Acesso em: 16/07/2019.
  4. Cuidados ao tatuar o corpo. Jornal do Senado, edição 279. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/174085/091005_279.pdf?sequence=5. Acesso em: 16/07/2019.

Escrever comentário sobre Pode ter relação depois de fazer tatuagem?

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Mayclecia
Meu marido feiz tatuagens no ombro podemos tem relação sexual
Larissa
Fiz Uma Tatto na Sexta-Feira,hoje já e segunda-feira ja pode ter relações?
boy
fiz uma tatoo hoje . quero saber se fazer sexo inflama ?
Daniela
Fiz uma tatuagem de um rosto de um cachorro Puddo na batata da perna atrás da perna direita fiz quinta feira. Ontem pra hj começou a cosar e toda vez que passo pomada sair uma pele fina será se é normal? Mas parece que a tinta está saindo junto com a pele não está ficando me falaram que é normal perde a cor é depois volta a cor normal é verdade ?
Editor umComo.com.br
Oi Daniela! Toda tatuagem "descasca" passado uns dias. Você deve garantir que está seguindo todas as instruções do tatuador para cuidar da tatuagem, como passar a pomada recomendada e não tomar sol.

Pode ter relação depois de fazer tatuagem?
Pode ter relação depois de fazer tatuagem?

Voltar ao topo da página