Partilhar

Pode ter relação depois de fazer tatuagem?

Por Nathália Oliveira. Atualizado: 25 janeiro 2018

Fazer uma modificação corporal sempre requer muito cuidado, durante e após o procedimento. Tatuagens demandam mais cautela ainda, pois causam pequenas "agressões" na pele, deixando-a sensível a qualquer tipo de inflamação. As tatuagens demoram cerca de um mês para cicatrizar (variando de acordo com o organismo de cada pessoa), então, durante esse período, é fundamental prestar um pouco mais de atenção para não comprometer o desenho e a sua própria saúde. Para isso, médicos dermatologistas e profissionais de tatuagem recomendam cuidados específicos para uma boa cicatrização.

Além disso, é importante entender como as tatuagens funcionam e quais as melhores formas de prevenir uma possível inflamação. Querer saber se pode ter relação depois de fazer tatuagem é muito comum. Na maioria dos casos, sim, pode ter relações após fazer tatuagem, mas isso pode variar de acordo com a localização da mesma. Entender como é feito o procedimento da tatuagem ajuda a compreender como lidar com ela. Continue lendo nosso artigo em umCOMO e descubra um pouco mais sobre o universo da tatuagem.

Como são feitas as tatuagens?

A pele humana é dividida em epiderme (sendo essa a camada superior), a derme (a intermediária) e a hipoderme. A agulha penetra a epiderme e deposita a tinta na derme, aonde contém os vasos sanguíneos e nervos. Cada picada da agulha o corpo entende como um ferimento, enviando células anticorpos para iniciar um processo anti-inflamatório. Essas células, chamadas macrófagos, vão tentar expelir a tinta pois ela é um "corpo estranho" dentro da pele que está causando inflamação. A tinta que sobrar será absorvida por células chamadas fibroblastos e vai ser a tatuagem que vai ficar na sua derme para sempre.

O processo de remoção da tatuagem funciona de modo contrário: o laser quebra os fibroblastos em pedaços menores e menores até serem absorvidos pelo corpo, apagando o desenho.

Dica: Descubra também como tratar uma tatuagem inflamada nesse artigo.

Quando faz tatuagem pode ter relação?

Não há problema algum ter relações após fazer tatuagem, a depender da localização da mesma. Atente-se para não esbarrar o local da tatuagem durante a relação, para evitar a irritação da pele e a dor no momento, uma vez que a região tende a ficar mais sensível após o procedimento.

Se você e o seu parceiro são ambos saudáveis, não existe motivo para preocupação. Contudo, tenha em conta que a tatuagem é uma ferida aberta, sendo uma porta para a entrada de bactérias e infecções, assim como doenças transmissíveis como AIDS. Mantenha a tatuagem coberta durante a relação e, caso exista risco devido à localização da mesma, evite ter relações.

Mas, ainda assim, outros cuidados precisam ser tomados para preservar a beleza e nitidez da tatuagem, além de evitar qualquer tipo de inflamação. Confira todos os cuidados com a tatuagem:

  1. Use curativo para evitar que sua tatuagem entre em contato com bactérias - e não esqueça de trocá-lo com certa frequência justamente para evitar a acumulação das mesmas. O seu tatuador vai saber orientar com maior precisão quanto tempo é necessário ficar com o curativo, pois varia de acordo com o tamanho da tatuagem e a técnica utilizada;
  2. Limpe sua tatuagem com sabonete antibactericida e água - doses aplicadas com cuidado, e não em água corrente. Lembre-se sempre que a tatuagem é uma pele inflamada e exige atenção e prudência na hora da cicatrização;
  3. Não esfregue a tatuagem em hipótese nenhuma. Enxugue-a com papel toalha fazendo movimentos leves e cuidadosos, e deixe-a um pouco ao ar livre. É importante tomar cuidado com as bactérias tampando a tatuagem mas oscilando com o tempo de deixá-la respirar;
  4. Tome cuidado com a quantidade de pomada - não use em excesso. Opte por pomadas cicatrizantes ou vaselina sólida, e termine o curativo com plástico filme (se o tamanho da sua tatuagem exigir);
  5. Evite banhos de mar e piscina: a água salgada do mar e o cloro da piscina vão atrapalhar a cicatrização e podem interferir no desenho da sua tatuagem;
  6. Evite também pegar sol no local da tatuagem: para isso, tome o cuidado de passar protetor solar de fator de proteção alto;
  7. É comum ter vontade de coçar ou de arrancar a pequena crosta que é formada ao redor da tatuagem, mas não faça isso em hipótese alguma;
  8. Também são necessários cuidados alimentícios para que a tatuagem não inflame. Para mais informações a respeito, você pode conferir nosso outro artigo sobre o que não pode comer quando faz tatuagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode ter relação depois de fazer tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Lembre-se de seguir as dicas com responsabilidade para preservar a beleza da sua própria tatuagem. Você não vai querer uma tatuagem borrada ou descascada.
  • Escolha com cuidado o desenho e o profissional com quem você vai tatuar. Opte por um tatuador que você já conheça melhor o trabalho e tenha boas referências.
  • No umCOMO sugerimos essas indicações para cuidar da sua tatuagem, mas você deve sempre privilegiar os cuidados recomendados pelo seu tatuador.

Escrever comentário sobre Pode ter relação depois de fazer tatuagem?

2 comentários
boy
fiz uma tatoo hoje . quero saber se fazer sexo inflama ?
Daniela
Fiz uma tatuagem de um rosto de um cachorro Puddo na batata da perna atrás da perna direita fiz quinta feira. Ontem pra hj começou a cosar e toda vez que passo pomada sair uma pele fina será se é normal? Mas parece que a tinta está saindo junto com a pele não está ficando me falaram que é normal perde a cor é depois volta a cor normal é verdade ?
Editor umComo.com.br
Oi Daniela! Toda tatuagem "descasca" passado uns dias. Você deve garantir que está seguindo todas as instruções do tatuador para cuidar da tatuagem, como passar a pomada recomendada e não tomar sol.

Voltar ao topo da página