menu
Partilhar

Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem?

 
Por Juliana Ribeiro. 10 janeiro 2022
Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem?

As tatuagens são consideradas por muitos uma arte que está se tornando mais popular entre as pessoas de todas as idades. Seja porque você gosta de desenhos grandes que ocupam grande parte do corpo, assim como desenhos discretos em áreas escondidas, essa técnica milenar vem conquistando o respeito de todos e é raro agora quem não carrega um desenho de tinta na pele.

No entanto, apesar de todos os seguidores as tatuagens têm ganhado, hoje ainda existe uma questão que continua a ser uma das mais populares entre os iniciantes neste mundo: tatuagem dói?

É claro que injetar tinta na pele pode ser doloroso e é por isso que os cremes anestésicos disponíveis para tatuagens estão se tornando cada vez mais na moda. Porém, seu uso não é recomendado por todos e, por isso, neste artigo do umCOMO vamos falar se pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem.

Também lhe pode interessar: Qual é a melhor pomada para tatuagem

Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem?

Se você está pensando em fazer uma tatuagem há muito tempo, mas o problema da dor te faz recuar, pode ter pensado em usar um creme anestésico em mais de uma ocasião. Essas loções ou pomadas têm uma porcentagem de anestesia que deixará sua pele dormente e reduzirá a dor das punções. Embora geralmente não seja altamente recomendado por tatuadores, há situações em que você pode avaliar se é recomendado.

Em primeiro lugar, deve-se comprar um creme vendido na farmácia e que tenha garantias. É preciso ler muito bem o folheto informativo e certificar-se de que não é alérgico a algum dos seus componentes. Dias antes de fazer a tatuagem, você pode tentar colocar em um pequeno pedaço de pele para ver como reage e, se for enfrentar um desenho grande ou uma área muito comprometida, pode usar uma pequena quantidade para suportar melhor.

Porém, é recomendável não aplicar nada e sentir a dor, pois apesar de tudo, é o melhor indicador de que a tatuagem está sendo bem feita. Se for tatuar em uma área na qual você não está sentindo nada, o tatuador não tem sinais suficientes de sua parte para saber se está indo bem ou se está causando muitos danos, não apenas aquilo que você pode sentir no momento, mas também posteriormente na pele e na região em si. Ao usar essas pomadas, o tatuador não tem certeza se está indo bem ou se pode haver algum tipo de problema, pois a dor serve de guia.

Como aplicar pomada anestésica para fazer tatuagem

Se você decidir usar pomada anestésica para fazer tatuagem, deve aplicá-la um pouco antes da intervenção. Após a leitura da bula, você deve seguir estes passos:

  1. Lave muito bem a área com sabão neutro e deixe secar ao ar livre.
  2. Coloque luvas de plástico nas mãos para que o creme não penetre.
  3. Aplique a quantidade recomendada pela marca e espalhe suavemente.
  4. Cubra a área com o creme com papel transparente e deixe descansar por uma hora para fazer efeito, mas nunca por mais tempo, pois pode causar problemas para sua pele.
  5. Ao iniciar a tatuagem, é importante avisar o tatuador para que ele remova todos os resíduos e não vá para áreas mais profundas da pele.
Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem? - Como aplicar pomada anestésica para fazer tatuagem

Quanto tempo dura o efeito da pomada anestésica

O efeito da anestesia na pele dura cerca de 45 minutos, durante este tempo você apenas sentirá desconforto. Depois disso, a área começará a recuperar a sensibilidade. Mesmo assim, a duração pode depender do tipo de creme e da quantidade que aplicamos. É importante, precisamente por isso, ter experimentado o creme de antemão e assegurar de que ele não nos da nenhum tipo de reação ou efeito colateral.

Possíveis efeitos colaterais do uso de pomada anestésica para fazer tatuagem

Apesar de ser uma alternativa que pode ser útil para lidar com a temida dor das tatuagens, muitos tatuadores não querem trabalhar com a pele anestesiada e não recomendam seu uso devido aos possíveis efeitos adversos que podem ser:

  • A pele pode mudar sua textura devido à anestesia e a tinta pode não entrar com a mesma precisão, então é quase certo ter de refazer a tatuagem.
  • Os tatuadores podem demorar muito mais para tatuar precisamente se houver alterações na textura da pele.
  • O creme pode não ter o efeito desejado e você pode não sentir o alívio da dor ou senti-lo por apenas 10 minutos.
  • Raramente, já ocorreram casos de alterações nas hemácias em contato com esse tipo de creme, fazendo com que, durante o efeito, menos oxigênio chegasse ao local que chega a ficar azulado, além de poder causar ansiedade e aumento da frequência cardíaca nas pessoas que o utilizam.

Agora que você já sabe de tudo isso e sabe que é melhor não usar pomada anestésica para fazer tatuagem, exceto se for tatuar áreas muito delicadas (mamilos, região genital etc.) e sempre com o consentimento do tatuador, recomendamos a leitura destes outros artigos relacionados aos cuidados com tatuagens:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem?
1 de 2
Pode usar pomada anestésica para fazer tatuagem?

Voltar ao topo da página