PARTILHAR

12 tatuagens vikings e seus significados

 
Giselly Cristina
Por Giselly Cristina. Atualizado: 11 junho 2019
12 tatuagens vikings e seus significados
Imagem: Pinterest.

Você está pensando em fazer uma tatuagem em alguma parte do seu corpo? Se este é o caso, você deve saber que a escolha do desenho pode ser um pouco complicada, uma vez que existe uma grande diversidade de desenhos corporais. No entanto, apesar deste número infindável de desenhos entre os quais podemos escolher, existem alguns temas mais populares que outros: este é o caso das tatuagens vikings e seus símbolos.

Os vikings foram um dos povos nórdicos que surgiram na Escandinávia séculos atrás; não só eram um povo temido que saqueava cidades, como também eram conhecidos por suas crenças, hoje chamadas de mitologia nórdica. Dentro desta mitologia, encontramos símbolos vikings de amor e da família, que ainda são muito relevantes hoje e que muitos amantes de tatuagem decidem traçar em seus corpos. Algumas tatuagens vikings mais proeminentes são as valquírias, o martelo de Thor ou o Valknut. Neste artigo do umCOMO apresentamos algumas das mais admiráveis tatuagens vikings e seus significados.

Tattoo viking de runa

As runas viking são algumas das tatuagens relacionadas à mitologia nórdica com mais alta demanda. Também conhecida como alfabeto rúnico ou Futhark, trata-se de uma escrita própria dos povos vikings e germânicos, que era utilizada tanto para a adivinhação quanto para a magia. Esses símbolos vikings eram considerados um alfabeto mágico, através do qual as divindades se comunicavam, motivo de sua grande importância. Embora exista uma grande variedade de símbolos dentro desse tipo de escritura, te mostraremos a seguir o significado das principais tatuagens vikings de runas :

  • Othila: é uma runa relacionada ao clã e sua herança, e seu significado principal está associado à prosperidade, aquisição e benefícios duradouros. De alguma forma, acreditava-se que boa sorte poderia vir através desta runa.
  • Dagaz: essa runa, também conhecida como Daez ou Dagr, possui um significado profundamente ligado à transformação e ao ciclo natural. Há muitas pessoas que a tatuam como um símbolo de crescimento e maturidade.
  • Inguz: também conhecida como Ing ou Ingwaz. Esta runa está relacionada com a fertilidade, novos começos e a regeneração. Geralmente é uma tatuagem recorrente em pessoas que começam uma nova vida ou um novo projeto.
  • Laguz: também chamada de Lörg ou Lagus, essa runa tem um significado associado à água, a fonte da fertilidade e, em última análise, a fluidez dos elementos e emoções.
  • Berkana: uma runa muito popular entre as mulheres devido ao seu simbolismo, que está intimamente ligado à feminilidade, fertilidade e maternidade.
12 tatuagens vikings e seus significados - Tattoo viking de runa
Imagem: Pinterest.

Significado das tatuagens vikings de Valquírias

Se há uma tatuagem de excelência dentro do mundo viking são as valquírias, um símbolo viking que, na antiga língua nórdica, significava "aquela que recolhe os caídos em batalha". Dentro da mitologia nórdica, as Valquírias eram consideradas deidades menores sob o comando da deusa Freya. Estas semi-deusas eram responsáveis por recolher os heroicos guerreiros caídos em batalha para acompanhá-los a Valhalla, onde estariam a serviço do deus Odin, que os prepararia para o Rägnarok, ou a grande batalha do fim dos tempos.

Porque as valquírias são consideradas divindades e guerreiras, o significado geral das tatoos vikings de valquírias frequentemente está associado com poder, luta e força, especialmente feminina.

12 tatuagens vikings e seus significados - Significado das tatuagens vikings de Valquírias
Imagem: Pinterest.

Tatuagem viking: símbolo Vegvísir e seu significado

Outra das melhores tatuagens vikings para mulheres e homens é o Vegsívir, que significa estrada (Veg) e guia (Vísir). O Vegvísir é considerado um símbolo muito antigo dentro da cultura islandesa, desde que apareceu pela primeira vez no manuscrito de Huld e no livro mágico Galdrabok. Este símbolo, representado principalmente por uma bússola, era considerado um talismã que protegia qualquer lar, e é por isso que costumava ser pintado nas portas de muitas casas.

Atualmente, o Vegsívir é um dos símbolos mais usados em tatuagens vikings, pois representa tomar a direção certa e escolher o caminho adequado. Ou seja, é um desenho que simboliza a força que atraímos quando nos sentimos perdidos e que pode nos ajudar a encontrar nosso destino.

Veja também: 14 tatuagens tribais e seus significados

12 tatuagens vikings e seus significados - Tatuagem viking: símbolo Vegvísir e seu significado

Significado da tatuagem viking Valknut

Se você estiver procurando por uma tatuagem de bracelete viking, o Valknut pode ser o símbolo mais adequado para você. O Valknut, também conhecido como o coração dos caídos ou o coração de Hrungir, é um símbolo viking composto de três triângulos entrelaçados que representam um relato da Edda em prosa no qual Thor, o deus do trovão, mata o gigante Hrumgir.

O Valknut também é conhecido como o nó de Odin, uma vez que, de acordo com as crenças vikings, quem era tatuado com este símbolo estabelecia um compromisso de servir ao supremo deus nórdico. Além disso, nas tattoos vikings é também um desenho que simboliza poder tanto para causar medo entre os adversários quanto para ganhar confiança e coragem, o que torna essa uma tatuagem muito comum entre lutadores e guerreiros.

Inspire-se: Ideias de penteados masculinos estilo viking

12 tatuagens vikings e seus significados - Significado da tatuagem viking Valknut
Imagem: Pinterest.

Significado de outras tatuagens vikings para mulheres e homens

Além dos desenhos anteriores, vamos explicar abaixo o significado de outras tatuagens vikings. Dentro desta lista, você encontrará grandes símbolos vikings de amor, símbolos vikings de família e outras pequenas tatuagens vikings e seus significados.

  • Aegishjalmur: antigamente este símbolo era desenhado nos rostos dos guerreiros nórdicos para lhes conceder invencibilidade durante as batalhas. Portanto, uma tatuagem com este desenho pode ser associada a segurança, poder e proteção.
  • Tatuagens do martelo de Thor: uma tatuagem com o martelo de Thor, ou Mjolnir, simboliza o poder desse deus sobre os raios e trovões, então pode ser um símbolo de proteção e força.
  • Wargs ou lobos vikings: os wargs eram animais nórdicos que representavam a astúcia e inteligência. Por esse motivo, uma tatuagem com lobos vikings pode significar a união familiar para atingir o sucesso, desde que haja união entre membros de um mesmo grupo. Pode ser visto também como um símbolo viking de amor, já que representa que a união faz a força.
  • Ouroboros ou uroboros: também conhecido como Jörmundgandr ou a serpente de Midgard, um dos filhos dos deuses vikings Loki e Angurboda. Ouroboros era representada como uma cobra que come sua própria cauda, já que seu tamanho lhe permitia envolver todo o mundo. Este desenho simboliza o ciclo que se repete indefinidamente, a vida eterna, a luta, o esforço e até o amor.

Se você é apaixonado por tatuagens e quer descobrir mais desenhos e seus significados, dê uma olhada nesses artigos, sugerimos também o artigo sobre o significado das tatuagens maori.

12 tatuagens vikings e seus significados - Significado de outras tatuagens vikings para mulheres e homens
Imagem: Pinterest.

Se pretende ler mais artigos parecidos a 12 tatuagens vikings e seus significados, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
12 tatuagens vikings e seus significados
Imagem: Pinterest.
Imagem: Pinterest.
Imagem: Pinterest.
Imagem: Pinterest.
Imagem: Pinterest.
1 de 6
12 tatuagens vikings e seus significados

Voltar ao topo da página ↑