Partilhar

O que não fazer quando faz tatuagem

Por Carla Fernandes. Atualizado: 15 julho 2020
O que não fazer quando faz tatuagem

As tatuagens são uma criação já antiga, oriunda do Egito antigo[1], sendo uma bela forma de nos adornarmos. Apesar da vaidade implícita na prática não podemos esquecer que são feitas de forma a causar ferimentos em nossas peles, o que significa que haverá um processo de cicatrização e, consequentemente, nos exigirá certos cuidados especiais. Para além dos cuidados que tem de ter ao escolher o desenho, o local onde quer tatuar, o profissional e o estúdio, você tem de tomar atenção aos cuidados depois de fazer a tatuagem pois esta pode ser mesmo a parte mais importante depois do processo de tatuar, são esses cuidados que vão determinar a nitidez e beleza da sua tatuagem.

Se você é novo no mundo das tatuagens, confira o que não fazer quando faz tatuagem nesse artigo do umCOMO e evite correr riscos de ter problemas com as suas.

Também lhe pode interessar: Quando não devo fazer uma tatuagem

O que evitar quando faz tatuagem: informações gerais

Antes de saber quais são os cuidado específicos no período pós-tatuagem. A primeira informação à qual você deverá se atentar é o tempo de cicatrização, afinal, é o período no qual você deverá tomar todos os cuidados que serão abaixo especificados. O tempo médio de cicatrização de uma tatuagem é de 2 até 3 semanas[2], valendo prestar atenção o processo evolutivo pois os corpos reagem de forma diferente às tatuagens e o prazo poderá variar de caso para caso.

Ainda que façamos aqui uma listagem de cuidados necessários com tatuagens recém-realizadas, é importante dizer que você deverá seguir as instruções de seu tatuador, caso forem fornecidas. Após fazer a sua tatuagem, os tatuadores geralmente dão algumas orientações que você deve cumprir à risca para ficar com um desenho limpo e nítido. As dicas fornecidas são ótimas pois são esses profissionais quem mais têm experiência e saberão o que você deve fazer, de forma que você sairá do estúdio já com todas as informações que precisa.

De forma geral, as instruções passadas após uma tatuagem envolvem os cuidados com o curativo, higienização, alimentação etc. Os tatuadores têm de preservar a sua reputação, por isso, confie em seus conselhos para fazer com que sua tatuagem cicatrize bem.

Curativo

Não retire o curativo. O tempo que você tem de deixar o curativo no lugar varia, entre duas a vinte e quatro horas. O seu tatuador irá informá-lo sobre quanto tempo é necessário no seu caso. Não retire esse curativo para não expor a sua tatuagem acabada de fazer, protegendo-a das bactérias do ar que podem afetar a sua pele. O curativo pode ser de filme plástico ou de gaze estéril e não é aconselhado o uso do mesmo por mais de 3 dias, senão ele pode acumular bactérias. Troque de curativo com a ajuda de um pouco de água morna para que desgrude da pele e fique mais fácil ele sair. Jogue o curativo no lixo.

Higienização

Não use sabonete nem paninhos. Ao lavar a sua tatuagem não use sabonete de perfume, opte por um sabonete neutro, antibacteriano ou antimicrobiano. Não use panos nem esponjas para lavar a tatuagem, use apenas as suas mãos para remover os vestígios de sangue e tinta. Evite colocar a sua tatuagem exposta a água corrente, vá molhando a tatuagem com pequenas doses com a ajuda das suas mãos. Se preferir lave a sua tatuagem no banho, mantendo sempre o cuidado de não entrar em contacto com algum produto mais agressivo. Nunca use produtos químico como o álcool ou água oxigenada para lavar a sua tatuagem.

Não esforçar a pele a secar. Depois de limpa , retire o excesso de água suavemente com um papel toalha mas não esfregue pois pode provocar irritação. Deixe secar naturalmente durante o tempo necessário para que a umidade evapore. A pele irá respirar sempre que a deixar secar ao ar livre depois de ter ficado molhada. Durante a noite evite de tapar a tatuagem, e coloque uma toalha sobre a cama para prevenir da tinta manchar o lençol.

Além da preocupação estética, saiba que é necessário cuidar da higienização da tatuagem pois, caso o cuidado não aconteça, você correrá riscos de acabar com infecções na região.[3]

Contato

Não coce nem arranque a crosta. Enquanto a pele estiver recuperando, ela vai começar a ganhar uma casquiinha por cima da tatuagem, o que ocorre também quando ralamos a pele ou nos machucados de forma a prejudicar as camadas superiores da pele.

Não retire essa casquinha e deixe que ela caia por ela sozinha, afinal, ao puxar a crosta, você irá tirar uma pele que não está pronta a ser removida e vai deixar uma falha de tinta na sua tatuagem. A pele recém tatuada tem tendência a dar muita coceira mas você não pode coçar a pele se não tiver lavado as mãos pois a tatuagem poderá infeccionar. Alivie com uma massagem com o hidratante ou a pomada. Colocar gelo na tatuagem também poderá ajudar a diminuir a vontade de coçar.

Evite o uso de roupas demasiado apertadas na região para evitar o contato e a fricção. No começo da cicatrização é totalmente desaconselhado o uso de roupas que estejam em contato direto com a pele, especialmente meias, collants e peças com pelo, pois, além de tocar a tatuagem, essas peças podem ficar presos na pele e causar infeção.

No processo de cicatrização a pele expulsa plasma e excesso de tinta que com o contacto com tecido vai fazer com que ele se cole à pele. Para retirar o tecido poderá ser bastante doloroso, pois a zona está super sensível e pode retirar pedaços de pele que não estariam prontos para serem arrancados. A roupa apertada também impede a respiração da pele, que é essencial para a sua cicatrização. Opte por roupas arejadas e largas pelo menos no local da tatuagem.

Pomada

Não ponha pomada em demasia. O uso de pomada para aceleração da cicatrização é aconselhável quando a pele começa a ficar um pouco repuxada e com sinais de ressecamento, use por exemplo a Bacitradina. Passe apenas uma camada fina e faça movimentos circulares para poder absorver o medicamento. Não coloque pomada demais pois irá sufocar o local e promove a acumulação de bactérias. Depois de ela começar a descascar substitua por um hidratante sem perfume.

Alimentação

Equilibre a sua alimentação e evite determinados alimentos. Controle a ingestão dos alimentos gordurosos, pois prejudica o processo de cicatrização, tornando-o mais lento e a região fica suscetível a infecções por muito mais tempo. A carne de porco, o chocolate, o ovo e alimentos fritos são exemplos de produtos que deve evitar. Os alimentos com temperos, condimentos e conservantes também são desaconselhados para ingestão nos primeiros trinta dias de tatuagem. Embora não comprovado cientificamente, os profissionais não recomendam refeições de peixes e frutos do mar, pois também são alimentos gordurosos. Confira também esse artigo para saber o que não pode comer quando faz tatuagem com mais detalhe.

Veja também os seguintes artigos sobre tatuagens que lhe podem interessar:

Evite inchaços

Evite deixar a região da tatuagem inchar, já que isso poderá atrapalhar a cicatrização. Se você passa muito tempo em pé ou sentado durante o período de trabalho e costuma passar por inchaços no fim dos dias, é bom tomar cuidado se tiver feito uma tatuagem nos tornozelos, pernas ou nos pés.

Para controlar o inchaço, utilize medicamentos como o ibuprofeno para aliviar e, se for necessário, use uma bolsa de gelo na região e/ou coloque os pés e pernas acima do nível da sua cintura. Massagens também podem ajudar, contanto que não se entre em contato direito com a pele tatuada.

Para evitar inchaços nos membro inferiores, veja também como eliminar a retenção de líquidos das pernas.

Sugestão: Pode beber quando faz tatuagem?

Mares e piscinas

Evite piscina, mar e banhos de imersão. A exposição da pele recém tatuada à água por bastante tempo provoca o vazamento da tinta, para além disso, a água destes locais possuem sujeiras, bactérias e outros produtos nocivos para a pele e pode causar infecção, o que não apenas exigirá tratamento médico como também poderá estragar a aparência do seu desenho..

Tente que os seus banhos sejam o mais rápido possível para não expor a tatuagem a um longo período de tempo debaixo de água. Se possível, mantenha a área da tatuagem longe da água e higienize-a separadamente após o banho, o que é mais fácil de se fazer caso o desenho tiver sido feito em braços e pernas.

A mesma regra das piscinas e mares também valem para as saunas e jacuzzis também pois ambos irão desidratar a pele e provocar um ressecamento mais cedo do tecido do que deveria, o que irá alterar o resultado final do desenho.

Sol

Não se exponha ao sol. Os raios UV que incidem na pele também podem provocar uma reação inflamatória na pele, resultando numa expansão da tinta e criando um "borrão" nas linhas. Evite ir à praia, e a solários durante pelo menos um mês.

Caso você tenha um cotidiano que te obriga a entrar em contato com o sol durante boa parte do dia, mantenha a região da tatuagem sempre coberta de forma a não ser atingida até que a pele esteja suficientemente cicatrizada para que você consiga passar protetor. Quando já for possível, passe filtro solar de FPS 40 ou 50, sempre que se expor ao sol evitando que a tatuagem desbote e perca as cores, o que deve ocorrer mesmo após a cicatrização da pele[4].

Pode malhar depois de fazer tatuagem?

Se você quer descobrir com quantos dias posso malhar depois de fazer uma tatuagem, saiba que não existem grandes restrições em relação à prática de exercícios mas que tudo dependerá da região onde o desenho foi feito. Com isso, tenha que pode malhar depois de fazer tatuagem mas que a prática deve ser realizada de forma moderada e sem tocar a região tatuada.

Com quantos dias posso malhar depois de fazer uma tatuagem?

Algumas tatuagens maiores ou que fiquem nos cotovelos ou nos joelhos podem levar mas tempo a cicatrizar e, se forem forçadas a mexer durante a malhação, pode retardar a sua cicatrização e irritações no local. Evite malhar pelo menos nos dois dias após fazer a tatuagem. Tatuagem e academia não são das melhores combinações e, nas modalidades de defesa pessoal, peça para que não o acertem na zona e, se o seu trabalho abranger a atividade física, pense em fazer a sua tatuagem antes do fim de semana ou durante as férias para que a tatuagem descanse.

Em relação aos exercícios ao ar livre, você pode correr depois de fazer tatuagem mas sempre de lembrando de evitar caso a tatuagem esteja em área na qual a pele estará em fricção.

Importante: muitas pessoas se perguntam se o suor atrapalha cicatrização da tatuagem em razão do incômodo que o contato pode causar, entretanto, não se preocupe pois será apenas uma irritação temporária que acontecerá também com outros ferimentos na pele.

Dica: esclareça também a dúvida: pode ter relação depois de fazer a tatuagem?

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não fazer quando faz tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. Cuidados ao tatuar o corpo. Jornal do Senado, Brasília, 2009. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/174085/091005_279.pdf?sequence=5&isAllowed=y. Acesso em: 15/07/2020.
  2. Tattoo Aftercare Instructions. Blackfish Tattoo. Disponível em: http://www.blackfisktattoo.de/wp-content/uploads/2019/01/aftercare.pdf. Acesso em: 15/07/2020.
  3. KLUGER, N. Contraindications for Tattooing. Current Problems in Dermatology, Vol. 48, pp. 76-87, Basel, 2015. Disponível em: https://www.karger.com/Article/PDF/369189. Acesso em: 15/07/2020.
  4. SAD, B. B. A tatuagem como processo. Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2016. Disponível em: http://tede.mackenzie.br/jspui/bitstream/tede/2931/5/Breno%20Bitarello%20Sad.pdf. Acesso em: 15/07/2020.

Escrever comentário sobre O que não fazer quando faz tatuagem

O que lhe pareceu o artigo?
1 comentário
A sua avaliação:
Mauricio Santana
É normal uma tatuagem coçar?
Leila
Sim, a minha está coçando

O que não fazer quando faz tatuagem
1 de 6
O que não fazer quando faz tatuagem

Voltar ao topo da página