Partilhar

O que não fazer quando faz tatuagem

O que não fazer quando faz tatuagem

Para além dos cuidados que tem de ter ao escolher o desenho, o local onde quer tatuar, o profissional e o estúdio, você tem de tomar atenção aos cuidados depois de fazer a tatuagem pois esta pode ser mesmo a parte mais importante depois do processo de tatuar, são esses cuidados que vão determinar a nitidez e beleza da sua tatuagem. Confira o artigo do umComo sobre o que não fazer quando faz tatuagem e não corra o risco de ter problemas com as suas.

Também lhe pode interessar: Quando não devo fazer uma tatuagem
Passos a seguir:
1

Após fazer a sua tatuagem, o profissional irá dar-lhe algumas orientações que você deve cumprir à risca para que fique com uma tatuagem limpa e nítida, eles têm experiencia e sabem o que você deve fazer. Os tatuadores têm de preservar a sua reputação por isso ajude a que a tatuagem cicatrize bem.

2

Não retire o curativo. O tempo que você tem de deixar o curativo no lugar varia, entre duas a vinte e quatro horas. O seu tatuador irá informá-lo sobre quanto tempo é necessário no seu caso. Não retire esse curativo para não expor a sua tatuagem acabada de fazer, protegendo-a das bactérias do ar que podem afetar a sua pele. O curativo pode ser de filme plástico ou de gaze estéril e não é aconselhado o uso do mesmo por mais de 3 dias, senão ele pode acumular bactérias. Troque de curativo com a ajuda de um pouco de água morna para que desgrude da pele e fique mais fácil ele sair. Meta o curativo no lixo.

3

Não use sabonete nem paninhos. Ao lavar a sua tatuagem não use sabonete de perfume, opte por um sabonete neutro, antibacteriano ou antimicrobiano. Não use panos nem esponjas para lavar a tatuagem, use apenas as suas mãos para remover os vestígios de sangue e tinta. Evite colocar a sua tatuagem exposta a água corrente, vá molhando a tatuagem com pequenas doses com a ajuda das suas mãos. Se preferir lave a sua tatuagem no banho, mantendo sempre o cuidado de não entrar em contacto com algum produto mais agressivo. Nunca use produtos químico como o álcool ou água oxigenada para lavar a sua tatuagem.

4

Não esforçar a pele a secar. Depois de limpa , retire o excesso de água suavemente com um papel toalha mas não esfregue pois pode provocar irritação. Deixe secar naturalmente durante o tempo necessário para que a umidade evapore. A pele irá respirar sempre que a deixar secar ao ar livre depois de ter ficado molhada. Durante a noite evite de tapar a tatuagem, e coloque uma toalha sobre a cama para prevenir da tinta manchar o lençol.

5

Não ponha pomada em demasia. O uso de pomada para aceleração da cicatrização é aconselhável quando a pele começa a ficar um pouco repuxada e com sinais de ressecamento, use por exemplo a Bacitradina. Passe apenas uma camada fina e faça movimentos circulares para poder absorver o medicamento. Não coloque pomada demais pois irá sufocar o local e promove a acumulação de bactérias. Depois de ela começar a descascar substitua por um hidratante sem perfume.

O que não fazer quando faz tatuagem - Passo 5
6

Não coce nem arranque a crosta. Enquanto a pele estiver recuperando ela vai começar a ganhar uma capinha por cima da tatuagem. Não retire essa capinha e deixe que ela caia por ela sozinha. Ao puxar a crosta irá tirar uma pele que não está pronta a ser retirada e vai deixar uma falha de tinta na sua tatuagem. A pele recém tatuada tem tendência a dar muita coceira, mas você não pode coçar a pele, se não tiver lavado as mãos pode infecionar. Alivie com uma massagem com o hidratante ou a pomada. Gelo no local também poderá ajudar a diminuir a vontade de coçar.

7

Evitar deixar inchar. Se você passa muito tempo em pé e tem uma tatuagem nos tornozelos, pernas ou nos pés, controle o inchaço com um medicamento como o ibuprofeno para aliviar, e se for necessário use uma bolsa de gelo e coloque os pés e pernas acima do nível da sua cintura.

Sugestão: Pode beber quando faz tatuagem?

8

Evite piscina, mar e banhos de imersão. A exposição da pele recém tatuada à água por bastante tempo provoca o vazamento da tinta. Para além disso a água destes locais possuem lixo, bactérias e outros produtos nocivos para a pele e pode causar infeção. Tente que os seus banhos sejam o mais rápido possível para não expor a tatuagem a um longo período de tempo debaixo de água. Evite as saunas e jacuzzis também pois irá desidratar a pele e provocar o ressecamento mais cedo do que deveria.

9

Não se exponha ao sol. Os raios UV que incidam na pele também podem provocar uma reação inflamatória na pele, resultando numa expansão da tinta e criando um "borrão" nas linhas. Evite ir à praia, e a solários durante pelo menos um mês. Depois disso passe filtro solar de FPS 40 ou 50, sempre que se expor ao sol evitando que a tatuagem desbote e perca as cores.

10

Evite o uso de roupas demasiado apertadas na região. No começo da cicatrização é totalmente desaconselhado o uso de roupas que estejam em contacto com a pele, especialmente meias, collants e peças com pelo, pois estes podem ficar presos na pele e causar infeção. No processo de cicatrização a pele expulsa plasma e excesso de tinta que com o contacto com tecido vai fazer com que ele se cole à pele. Para retirar o tecido poderá ser bastante doloroso, pois a zona está super sensível e pode retirar pedaços de pele que não estariam prontos para serem arrancados. A roupa apertada também impede a respiração da pele, que é essencial para a sua cicatrização. Opte por roupas arejadas e largas pelo menos no local da tatuagem.

11

O exercício físico deve ser moderado. Algumas tatuagem que sejam maiores ou que fiquem nos cotovelos ou nos joelhos podem levar mas tempo a cicatrizar, e se forem forçadas a mexer durante a malhação pode retardar a sua cicatrização e irritações no local. Evite malhar pelo menos nos dois dias após fazer a tatuagem. Nas modalidades de defesa pessoal peça para que não o acertem na zona, e se o seu trabalho abranger a atividade física, pense em fazer a sua tatuagem antes do fim de semana ou durante as férias para que a tatuagem descanse.

Dica: Esclareça também a dúvida - Pode ter relação depois de fazer a tatuagem?

12

Equilibre a sua alimentação e evite determinados alimentos. Controle a ingestão dos alimentos gordurosos, pois prejudica o processo de cicatrização, tornando-o mais lento e a região fica suscetível a infeções por muito mais tempo. A carne de porco, o chocolate, o ovo e alimentos fritos são exemplos de produtos que deve evitar. Os alimentos com temperos, condimentos e conservantes também são desaconselhados para ingestão nos primeiros trinta dias de tatuagem. Embora não comprovado cientificamente, os profissionais não recomendam refeições de peixes e frutos do mar, pois também são alimentos gordurosos. Confira também esse artigo para saber o que não pode comer quando faz tatuagem com mais detalhe.

Veja também os seguintes artigos sobre tatuagens que lhe podem interessar:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que não fazer quando faz tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre O que não fazer quando faz tatuagem

1 comentário
A sua avaliação:
Mauricio Santana
É normal uma tatuagem coçar?
Leila
Sim, a minha está coçando

O que não fazer quando faz tatuagem
1 de 5
O que não fazer quando faz tatuagem

Voltar ao topo da página