menu
Partilhar

Tatuagem enrugada, o que pode ser?

 
Por Ketlyn Araujo. 12 dezembro 2020
Tatuagem enrugada, o que pode ser?

Se você fez uma tatuagem há pouco tempo, sabe que seguir alguns cuidados com a pele recém tatuada é essencial para que o desenho dure e que a pele não sofra com irritações, vermelhidão ou aparecimento de espinhas e alergias. Além disso, a tatuagem em si já é um procedimento bem delicado que, dependendo da área do corpo em que foi feita, pode demorar dias ou semanas até cicatrizar por completo.

Uma das coisas mais comuns quando não cuidamos direito de uma tattoo é sentir que ela ficou um pouco enrugada, mas, afinal, o que acontece quando uma tatuagem fica enrugada? Como é possível tratar esse problema para que seu desenho fique perfeito novamente? Neste artigo do umCOMO, vamos te explicar por que a tatuagem enruga e te dar dicas para que você possa resolver o problema de tatuagem enrugada da melhor maneira possível. Anote!

Também lhe pode interessar: Tatuagem inflamada: por que e como curar

Por que minha tatuagem está enrugada

Uma tatuagem recém feita é uma lesão na pele, motivo pelo qual requer cuidados tão específicos. Geralmente a cicatrização de uma tattoo demora de 15 a 30 dias, mas isso varia de acordo com a área do corpo tatuada, tamanho do desenho e sensibilidade da sua pele, o que pode fazer com que esse período se estenda.

Mas, então, o que pode ser quando a tatuagem fica enrugada? Quais são os principais motivos para isso acontecer?

  • Processo de cicatrização: tatuagens recém feitas podem demorar várias semanas até que fiquem completamente cicatrizadas. Por isso, durante esse processo, vale dizer que é absolutamente normal que a área afetada mude um pouco: pode ser que a primeira camada de pele morta fique com um aspecto brilhante e enrugado, como uma crosta. Ao passar dos dias esse aspecto enrugado tende a diminuir até desaparecer por completo, mas seja paciente e siga estritamente as instruções do tatuador para evitar outros problemas.
  • Problemas de hidratação: se a pele não está suficientemente hidratada ela pode ressecar e, por consequência, ficar enrugada. Por outro lado, pode ser também que você esteja hidratando o desenho em excesso: nesse caso, porém, é mais comum que a tatuagem fique com pequenas bolinhas ou protuberâncias, outros sintomas de uma hidratação excessiva. Descubra neste outro artigo por que surgem bolinhas na tatuagem e como evitar o problema.
  • Tipo de pele: algumas peles demoram mais para cicatrizar do que outras, nas quais o aspecto enrugado e brilhante da tatuagem pode durar por mais tempo. Isso também vai depender da região do corpo que você tatuou, pois algumas áreas já são naturalmente menos firmes ou mais delicadas (como pés e mãos), o que pode aumentar o problema nas primeiras três ou quatro semanas.
  • Falta de cuidados: não tomar os cuidados diários com a tatuagem pode fazer com que a pele fique enrugada. Lembre-se de que ter uma tattoo recente é a mesma coisa que cuidar de uma ferida, ou seja, não deixe de seguir as recomendações de seu tatuador ou tatuadora pelo período indicado.
Tatuagem enrugada, o que pode ser? - Por que minha tatuagem está enrugada

Como tratar uma tatuagem enrugada

Em primeiro lugar, antes de fazer uma tatuagem você tem que ter consciência sobre as diferentes fases de cicatrização, entendendo que é normal que mudanças ocorram na pele, mas observando para saber quais delas representam um problema. Uma tatuagem enrugada é algo comum que pode ser resolvido com os cuidados corretos e, nosso primeiro conselho, é que você seja paciente e espere até que as primeiras casquinhas superficiais da tattoo cicatrizem.

Dito isso, aconselhamos que você sempre lave sua tatuagem com sabonete antisséptico e água, usando apenas as mãos para esfregar. Não use toalhas, uma esponja ou algodão na hora de fazer a higiene da sua tattoo, pois isso pode irritar ou até infeccionar o desenho. Por outro lado, como citamos, evite também hidratar a tatuagem em excesso, e use apenas uma camada fina da pomada cicatrizante que seu tatuador/a recomendou, quantas vezes for indicado pelo/a profissional: não abuse dos produtos, uma camada fininha já é suficiente.

Se após um período de cinco semanas a tatuagem continuar enrugada, coçar, inflamar ou você notar algum sinal de vermelhidão nas margens do desenho, pode ser que a sua pele esteja com alguma reação alérgica à tinta, e o melhor a fazer é procurar um especialista que vai te recomendar o tratamento mais adequado.

Tatuagem enrugada, o que pode ser? - Como tratar uma tatuagem enrugada

Como cuidar de uma tatuagem

Se você quer saber como evitar que uma tatuagem fique enrugada, o mais básico é aprender como cuidar de uma tatuagem que você acabou de fazer. Já falamos sobre a importância de respeitar o processo de cicatrização do desenho e, a seguir, te mostramos mais algumas dicas para que você se familiarize cada vez mais com os cuidados que você deve ter com uma tatuagem recém-feita.

  • Produtos especializados: depois de fazer o desenho, o tatuador vai recomendar que você use alguma pomada especial para a cicatrização da tatuagem. Ela deve ser aplicada entre 2 e 3 vezes por dia, a cada oito horas, durante a primeira semana – mas isso também pode variar de acordo com a tattoo e com seu tipo de pele.
  • Espere antes de fazer o curativo: não faça o primeiro curativo da sua tatuagem até que não tenham passado, no mínimo, de duas a cinco horas desde que ela foi feita. O tatuador/a vai te informar sobre o tempo de espera que você deverá aguardar de acordo com o seu caso.
  • Limpe bem a região tatuada: cada vez que você for limpar sua tatuagem, faça isso usando água fria e sabão neutro o mais natural possível, sem nenhum tipo de odor ou perfume.
  • Seque bem a região da tattoo: sempre que você molhar sua tatuagem, volte a secá-la bem e com bastante cuidado, sempre dando batidinhas delicadas com uma toalha sobre a área tatuada, mas nunca esfregando a região.
  • O que você deve evitar: evite abusar dos hidratantes e pomadas prescritos pelo tatuador/a, pois a hidratação excessiva pode se tornar a pior inimiga da sua tatuagem. Evite, também, tomar banho de mar, piscina ou expor sua tatuagem à radiação solar.

Para saber mais detalhes sobre como cuidar de uma tatuagem e evitar o efeito de tatuagem enrugada, não deixe de visitar este outro artigo do umCOMO sobre como curar uma tatuagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Tatuagem enrugada, o que pode ser?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Tatuagem enrugada, o que pode ser?
1 de 3
Tatuagem enrugada, o que pode ser?

Voltar ao topo da página