Partilhar

Como curar uma tatuagem

Por Sara Viega. Atualizado: 18 abril 2018
Como curar uma tatuagem
Imagem: tattoosymusica.blogspot.com.es

A beleza de uma tatuagem não depende só da escolha de um desenho adequado que combine com nossa personalidade e estilo, ou das habilidades do tatuador. O processo de cura e cicatrização da tatuagem é igualmente importante para que ela fique ótima e saudável, e isso depende completamente de nós. É fundamental seguir à risca as indicações do tatuador, mas se algum ponto não ficou claro para você ou se você esqueceu uma parte do que lhe indicaram, em umComo.com.br explicamos como curar uma tatuagem para que ela fique super bem.

Também lhe pode interessar: Como saber se uma tatuagem está infectada
Passos a seguir:
1

Para fazer uma tatuagem é necessário perfurar a pele de forma superficial com o objetivo de deixar marcada a imagem que desejamos. É por isso que para curar uma tatuagem devem ser seguidos muitos dos passos normais na hora de facilitar a cicatrização de qualquer ferida superficial. A cura da tatuagem deve ser realizada com o mesmo rigor e higiene que no caso de qualquer lesão ou ferida.

2

O tempo que leva uma tatuagem para curar depende em grande parte do tipo de desenho e do seu tamanho: quanto maior for, mais vai demorar. No entanto, normalmente em uma semana podemos ver que nossa tatuagem está quase cicatrizada completamente se os cuidados necessários foram aplicados.

A higiene e aplicação dos produtos cicatrizantes deve ser feita entre 2 e 3 vezes por dia, a cada 8 horas, durante a primeira semana.

3

Depois de terminar a tatuagem, você deverá esperar entre 2 e 5 horas para fazer o primeiro curativo. Comece lavando muito bem suas mãos, depois passe a lavar sua tatuagem com água fria e sabão neutro sem nenhum tipo de essência ou perfume. Ao lavar, esfregue suavemente a área da tatuagem sem usar nenhum tipo de esponja, pano ou derivados.

No começo você pode ficar com um pouco de medo, mas verá que ao lavar a tatuagem sentirá em seguida um alívio imediato da dor.

4

Para secar sua tatuagem use uma toalha suave de algodão bem limpa. Não esfregue a área, coloque simplesmente delicadamente a toalha em cima para absorver a água.

5

A etapa final da cura de sua tatuagem é aplicar o produto cicatrizante que seu tatuador tiver recomendado. Normalmente sugere-se o uso em creme, nesse caso aplique uma camada muito fina e deixe secar antes de se vestir, pois a gordura do creme poderia manchar sua roupa.

6

Para curar sua tatuagem você deverá repetir este procedimento a cada 8 horas durante uma semana. Com o tempo você vai ver como a tatuagem vai desinflamando e ficando com uma aparência muito melhor. Se formar casquinhas, não arranque! Além disso é bom você saber que, à medida que a tatuagem cicatriza, é normal coçar um pouco. Tente não fazê-lo e aguentar a vontade, pois ela já está quase curada.

Veja também: O que fazer quando a tatuagem descasca - Cuidados e recomendações

7

Se por algum motivo sua tatuagem, com o passar do tempo, parece inflamada, coça muito ou parece infectada, é importante visitar seu tatuador para uma revisão.

Dica: Confira também esse artigo para saber o que não pode comer quando faz tatuagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como curar uma tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como curar uma tatuagem

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Paloma
Minha tattoo está um pouco brilhosa ainda parece ser meio dolorida e coça muito porém está com uma pele brilhoso e com partes mais altas tipo queloide estou com medo oque faço
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Paloma! Pode ser que a sua tatuagem esteja infetada. Pode conferir todos os sinais de uma tatuagem infetada aqui: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-saber-se-uma-tatuagem-esta-infectada-8377.html Caso se trate disso, não deixe de conferir estas dicas para tratar a tatuagem infetada: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-uma-tatuagem-inflamada-21836.html
wellington wagner
fiz uma tatuagem e esta bem inflamada. o que eu faço agora
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Wellington, para tratar uma tatuagem inflamada confira as dicas deste artigo: http://saude.umcomo.com.br/articulo/como-tratar-uma-tatuagem-inflamada-21836.html

Como curar uma tatuagem
Imagem: tattoosymusica.blogspot.com.es
Como curar uma tatuagem

Voltar ao topo da página