Partilhar

Como fazer um enxaguante bucal caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um enxaguante bucal caseiro

Para manter a sua boca limpa e conservar toda a sua saúde, não vale só escovar os dentes. Os bochechos são um complemento necessário para completar a limpeza da boca e dentes e garantir uma higiene total. Em umComo.com.br apostamos nos remédios naturais e feitos em casa, por isso hoje vamos explicar para você como fazer um enxaguante bucal caseiro. Faça bochechos longe de produtos químicos, conservantes, edulcorantes e outros produtos artificiais. Refresque o seu hálito e cuide da sua boca com esta simples receita. Anote!

Também lhe pode interessar: Como fazer um iluminador caseiro

Enxaguante bucal com bicarbonato

Como você sabe, ter um bom antisséptico bucal é fundamental para manter a boca limpa e garantir a sua saúde. Por isso recomendamos preparar o seu antisséptico bucal caseiro à base de bicarbonato. O motivo é que entre todos os benefícios do bicarbonato destacam-se os seus efeitos sobre os dentes e o esmalte, visto que consegue matar as bactérias e, além disso, branquear os dentes. Esta é uma preparação rápida, simples e muito eficiente. Anote.

Só precisará adicionar um quarto de colher de bicarbonato em 60 ml de água. Para aumentar o efeito e a frescura na boca, recomendamos adicionar no antisséptico duas gotas de algum óleo essencial refrescante, como o de menta ou de árvore de chá. Misture todos os ingredientes em uma garrafa e seu antisséptico caseiro já está pronto para usar. Aproveite os seus benefícios!

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com bicarbonato

Enxaguante bucal com fins medicinais

Se as suas gengivas infectaram ou se estiver com alguma doença na boca e/ou dentes, aconselhamos preparar um bochecho antibacteriano que ajude a superar este tipo de problemas. De seguida mostramos para você dois produtos que ajudarão a combater as infecções.

  • Selo de ouro

Uma das melhores plantas para assegurar o alívio em sua boca é o selo de ouro, que conta com múltiplas propriedades antibióticas. Deverá adicionar apenas uma colher de chá de selo de ouro seco em uma xícara de água quente e deixar repousar como se fosse um chá. Quando tiver esfriado, coe a erva para ficar apenas com a mistura líquida.

Recomendamos deixar na geladeira para que esteja bem fria antes de usar. E lembre-se: limpe a boca com este antisséptico medicinal umas três vezes por dia. Notará como ele cura as suas gengivas!

  • Cravo

Outro remédio ótimo para preparar o seu antisséptico bucal é usar cravo, pois este é um produto antibacteriano que ajudará a prevenir problemas dentais e bucais. Para esta mistura precisará de umas 30 g de cravo em pó ou, ao invés dele, mirra; também precisará de 50 a 100 g de alecrim ou, em seu lugar, hidraste, uma planta medicinal de uso comum na América.

Misture todos os ingredientes com água fervendo e deixe que repousem por uma noite inteira. No dia seguinte, coe e pronto! Já tem um produto antibacteriano caseiro para fazer os seus bochechos e garantir a saúde da sua boca.

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com fins medicinais

Enxaguante bucal com limão

O limão é um produto perfeito para manter a saúde dos seus dentes porque ajuda a mantê-los brancos graças às suas propriedades para branquear. Mas, além disso, pela sua quantidade de vitamina C consegue proteger os dentes e gengivas de infecções e/ou bactérias, preservando melhor a saúde da sua boca.

Para criar o seu próprio antisséptico bucal à base de limão precisará de umas 20 gotas de óleo essencial de limão, 30 gotas de óleo essencial de bergamota e três quartos de xícara de vodka. Coloque tudo dentro de uma garrafa e deixe repousar durante uma semana. Enquanto esta solução macera é conveniente agitar uma vez por dia para garantir que os ingredientes se misturam adequadamente. Após uma semana, adicione na garrafa 3 partes de água para cada parte de antisséptico, para diluir a solução.

Pronto! Já está pronto o seu enxaguante bucal caseiro, perfeito para limpar cada canto da sua boca. Lembre-se de não beber a mistura, mas de simplesmente bochechar para garantir a sua saúde bucal.

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com limão

Enxaguante bucal com óleos essenciais

Uma muito boa opção para criar o seu enxaguante bucal caseiro é à base de óleos essenciais. Você pode fazer uma mistura de óleo essencial de menta, anis-estrelado, limão ou alecrim. Com 30 ml de cada um terá suficiente para conseguir uma boa quantidade de produto. Coloque todos os ingredientes dentro de uma garrafinha escura e agite com força para que tudo se misture adequadamente.

Na hora de usar, lembre-se de jogar de duas a três gotas do seu enxaguante caseiro em um copo com água e mexer antes de introduzir na boca. Lembre-se de não engolir a mistura, simplesmente fazer vários bochechos para que o seu efeito de limpeza chegue a todos os cantos da sua boca e sinta uma frescura e uma limpeza absolutos.

Se você gosta do sabor da menta temos outra proposta para você: coloque dentro de um copo com água algumas folhas desta erva refrescante (também pode adicionar à mistura folhas de anis e alecrim). Deixe que as ervas desprendam a sua essência como se fosse um chá, por uns 20 minutos. De seguida, deixe a mistura esfriar e conserve em uma garrafa para seu uso diário. A sensação de frescura em sua boca será imediata após cada uso.

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com óleos essenciais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um enxaguante bucal caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer um enxaguante bucal caseiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer um enxaguante bucal caseiro
1 de 5
Como fazer um enxaguante bucal caseiro

Voltar ao topo da página