Outros Produtos de beleza feitos em casa

Como fazer um enxaguante bucal caseiro

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer um enxaguante bucal caseiro

Para manter a sua boca limpa e conservar toda a sua saúde, não vale só escovar os dentes. Os bochechos são um complemento necessário para completar a limpeza da boca e dentes e garantir uma higiene total. Em umComo.com.br apostamos nos remédios naturais e feitos em casa, por isso hoje vamos explicar para você como fazer um enxaguante bucal caseiro. Faça bochechos longe de produtos químicos, conservantes, edulcorantes e outros produtos artificiais. Refresque o seu hálito e cuide da sua boca com esta simples receita. Anote!

Também lhe pode interessar: Quais são os usos da glicerina

Índice

  1. Enxaguante bucal com bicarbonato
  2. Enxaguante bucal com fins medicinais
  3. Enxaguante bucal com limão
  4. Enxaguante bucal com óleos essenciais

Enxaguante bucal com bicarbonato

Como você sabe, ter um bom antisséptico bucal é fundamental para manter a boca limpa e garantir a sua saúde. Por isso recomendamos preparar o seu antisséptico bucal caseiro à base de bicarbonato. O motivo é que entre todos os benefícios do bicarbonato destacam-se os seus efeitos sobre os dentes e o esmalte, visto que consegue matar as bactérias e, além disso, branquear os dentes. Esta é uma preparação rápida, simples e muito eficiente. Anote.

Só precisará adicionar um quarto de colher de bicarbonato em 60 ml de água. Para aumentar o efeito e a frescura na boca, recomendamos adicionar no antisséptico duas gotas de algum óleo essencial refrescante, como o de menta ou de árvore de chá. Misture todos os ingredientes em uma garrafa e seu antisséptico caseiro já está pronto para usar. Aproveite os seus benefícios!

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com bicarbonato

Enxaguante bucal com fins medicinais

Se as suas gengivas infectaram ou se estiver com alguma doença na boca e/ou dentes, aconselhamos preparar um bochecho antibacteriano que ajude a superar este tipo de problemas. De seguida mostramos para você dois produtos que ajudarão a combater as infecções.

  • Selo de ouro

Uma das melhores plantas para assegurar o alívio em sua boca é o selo de ouro, que conta com múltiplas propriedades antibióticas. Deverá adicionar apenas uma colher de chá de selo de ouro seco em uma xícara de água quente e deixar repousar como se fosse um chá. Quando tiver esfriado, coe a erva para ficar apenas com a mistura líquida.

Recomendamos deixar na geladeira para que esteja bem fria antes de usar. E lembre-se: limpe a boca com este antisséptico medicinal umas três vezes por dia. Notará como ele cura as suas gengivas!

  • Cravo

Outro remédio ótimo para preparar o seu antisséptico bucal é usar cravo, pois este é um produto antibacteriano que ajudará a prevenir problemas dentais e bucais. Para esta mistura precisará de umas 30 g de cravo em pó ou, ao invés dele, mirra; também precisará de 50 a 100 g de alecrim ou, em seu lugar, hidraste, uma planta medicinal de uso comum na América.

Misture todos os ingredientes com água fervendo e deixe que repousem por uma noite inteira. No dia seguinte, coe e pronto! Já tem um produto antibacteriano caseiro para fazer os seus bochechos e garantir a saúde da sua boca.

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com fins medicinais

Enxaguante bucal com limão

O limão é um produto perfeito para manter a saúde dos seus dentes porque ajuda a mantê-los brancos graças às suas propriedades para branquear. Mas, além disso, pela sua quantidade de vitamina C consegue proteger os dentes e gengivas de infecções e/ou bactérias, preservando melhor a saúde da sua boca.

Para criar o seu próprio antisséptico bucal à base de limão precisará de umas 20 gotas de óleo essencial de limão, 30 gotas de óleo essencial de bergamota e três quartos de xícara de vodka. Coloque tudo dentro de uma garrafa e deixe repousar durante uma semana. Enquanto esta solução macera é conveniente agitar uma vez por dia para garantir que os ingredientes se misturam adequadamente. Após uma semana, adicione na garrafa 3 partes de água para cada parte de antisséptico, para diluir a solução.

Pronto! Já está pronto o seu enxaguante bucal caseiro, perfeito para limpar cada canto da sua boca. Lembre-se de não beber a mistura, mas de simplesmente bochechar para garantir a sua saúde bucal.

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com limão

Enxaguante bucal com óleos essenciais

Uma muito boa opção para criar o seu enxaguante bucal caseiro é à base de óleos essenciais. Você pode fazer uma mistura de óleo essencial de menta, anis-estrelado, limão ou alecrim. Com 30 ml de cada um terá suficiente para conseguir uma boa quantidade de produto. Coloque todos os ingredientes dentro de uma garrafinha escura e agite com força para que tudo se misture adequadamente.

Na hora de usar, lembre-se de jogar de duas a três gotas do seu enxaguante caseiro em um copo com água e mexer antes de introduzir na boca. Lembre-se de não engolir a mistura, simplesmente fazer vários bochechos para que o seu efeito de limpeza chegue a todos os cantos da sua boca e sinta uma frescura e uma limpeza absolutos.

Se você gosta do sabor da menta temos outra proposta para você: coloque dentro de um copo com água algumas folhas desta erva refrescante (também pode adicionar à mistura folhas de anis e alecrim). Deixe que as ervas desprendam a sua essência como se fosse um chá, por uns 20 minutos. De seguida, deixe a mistura esfriar e conserve em uma garrafa para seu uso diário. A sensação de frescura em sua boca será imediata após cada uso.

Como fazer um enxaguante bucal caseiro - Enxaguante bucal com óleos essenciais

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer um enxaguante bucal caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer um enxaguante bucal caseiro