Quais são os usos da glicerina


A glicerina, também conhecida como glicerol, é um álcool líquido que pode ser usado para elaborar diversos produtos, como o sabão. Esta substância tem múltiplos benefícios, o que a torna boa para hidratar a pele ou matar bactérias, entre outros. É incolor e inodora, além de absorver muito bem outros líquidos e dissolver na água. É muito comum encontrar produtos com glicerina, ainda que também possa ser adquirida para fazer remédios caseiros. Em umComo.com.br explicamos a você quais são os usos da glicerina. Com estes conselhos você encontrará seu produto ideal feito de glicerina.
Usos da glicerina: creme hidratante
Hidratar é uma das principais propriedades benéficas da glicerina. Por isso, recomendamos que você aplique em seu umectante ou creme habitual umas gotas de glicerina. Ainda que primeiro você a sinta pegajosa, sua pele em uns dez minutos irá absorvê-la, por isso os cremes e óleos hidratantes penetrarão em suas células com maior facilidade. No entanto, tenha cuidado, já que a glicerina tende a absorver a água, de modo que tente misturá-la sempre com óleos para evitar o efeito contrário: a desidratação.
Usos da glicerina: problemas da pele
A glicerina é ideal para combater problemas da pele. É um remédio caseiro que funciona, sobretudo, para cortes e queimaduras. Além disso, também pode ser útil para reduzir as inflamações e as reações a picadas de diversos insetos. Por outro lado, suas propriedades antibacterianas e o fato de ser um bom solvente, fazem com que o glicerol seja bom para eliminar as bactérias da água. O uso de glicerina ajudará você a reparar sua pele seca. Cuide-se com glicerina!

Usos da glicerina: sabão
Muitas lojas ou perfumarias costumam vender glicerina sólida. Se você tiver em casa, corte-a em pedaços de tamanho médio e derreta-a no micro-ondas. Uma vez que a tenha em estado líquido, despeje o glicerol em um molde de sabonete e deixe solidificar. Você poderá usá-lo para limpar sua pele e umectá-la assim que estiver completamente seco.
Faça sabão de glicerina caseiro e barato. Você pode acrescentar cores e aromas aos seus sabonetes, como de baunilha, da refrescante menta ou de framboesa; mostramos a você os passos em nosso artigo a respeito de como fazer sabão de glicerina.

Usos da glicerina: boca
A glicerina é boa, também, para fazer gargarejo e ser usada como um enxaguante bucal. Lembre-se que o glicerol conta com propriedades antibacterianas, pelo que é capaz de matar as bactérias que provocam o mau hálito. Se quiser, você pode acrescentar umas gotas ao seu enxaguante bucal habitual.
Usos da glicerina: cabelo
Como com a pele, as propriedades hidratantes da glicerina tornam-na ótima para o cuidado de seu cabelo. Para isso, recomendamos a você misturar em partes iguais água e glicerina em um frasco. Depois, aplique a mistura em seu cabelo. Com ela você conseguirá controlar o frizz e aumentar a umidade de seu cabelo. Você também encontrará glicerol em muitos cosméticos para o cabelo em qualquer supermercado.

Usos da glicerina: nariz
Está congestionado? A glicerina também tem solução para isso. Com umas três gotas de glicerina misturadas em um copo de água você conseguirá descongestionar-se. Esfregue um pouco da mistura dentro de seu nariz e em apenas quinze minutos o ar voltará a percorrer suas fossas nasais, já que a glicerina consegue amolecer as zonas congestionadas. Experimente e comprove que funciona. Você respirará maravilhosamente.
Usos da glicerina: laxante
Se você tem problemas digestivos, a glicerina ajudará você a acabar com eles. Com apenas umas duas colheres de chá de glicerina, você obterá um laxante suave que ajudará você a ir ao banheiro. Tenha cuidado, não consuma uma dose maior do que a indicada, pois poderia sofrer danos. Muitos supositórios de venda em farmácias também contêm glicerol.
Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os usos da glicerina, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.