Partilhar

Como fazer sabonete de eucalipto

Por Sara Viega. 17 janeiro 2017
Como fazer sabonete de eucalipto

O eucalipto é uma planta que conta com múltiplas propriedades úteis para a pele. Em especial, as suas principais virtudes ajudam-nos a cuidar da pele e a tratar problemas dermatológicos como espinhas, manchas ou furúnculos. O eucalipto em si conta com propriedades antibióticas e anti-inflamatórias, além de anticatarrais graças ao cheiro que desprende.

Por tudo isso, o eucalipto é uma erva aromática e medicinal perfeita para usar no dia a dia, tanto pelo cuidado que nos proporciona como pela higiene. Por tudo isso, neste artigo do umCOMO vamos explicar para você como fazer sabão de eucalipto caseiro. Um produto que ajudará você a se refrescar, relaxar e limpar a sua pele ao mesmo tempo que a aromatiza. Uma maravilha!

Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete para pele oleosa
Passos a seguir:
1

As folhas de eucalipto contam com múltiplas propriedades. Trata-se de um poderoso desinfectante natural que, além de tudo, conta com um aroma essencial agradável, bastante utilizado em tratamentos de aromaterapia. Existem diversas propriedades curativas do eucalipto que beneficiam o seu organismo, como as antissépticas, as anti-inflamatórias, as cicatrizantes ou as antibacterianas. Isso sem falar do seu agradável aroma, que é capaz de refrescar e limpar a pele e o ambiente.

Como fazer sabonete de eucalipto - Passo 1
2

O óleo essencial de eucalipto costuma ser utilizado sobre a pele para cuidar dela, pois é muito eficaz para tratar arranhões, cortes ou feridas. Seu poder desinfectante e cicatrizante faz deste um produto favorecedor para o bom estado da pele. Além disso, como possui propriedades contra o reumatismo, é eficaz para acalmar e aliviar as dores musculares. Por tudo isso, o eucalipto é um das essências mais presentes em inúmeros cosméticos (sabonetes, loções...). Ainda tem dúvidas sobre se deve usá-lo na sua higiene diária?

3

Agora que já sabe das propriedades do eucalipto, com certeza está desejando introduzi-lo em sua rotina de beleza e higiene diária para beneficiar a sua pele, seu corpo e sua mente, já que é capaz de relaxar e refrescar profundamente. A melhor forma de se beneficiar com esta essência é preparando um sabonete de eucalipto, para o qual precisará de:

  • Essência de eucalipto (4 ou 5 gotas)
  • Uma barra de sabonete de glicerina
  • Opcionalmente, pode acrescentar algumas folhas de eucalipto que além de decorarem a barra de sabonete ajudarão a aumentar a sua essência, seu aroma e suas propriedades.
4

Para começar a preparar o sabonete de eucalipto deverá partir o sabonete de glicerina em pedaços. Depois, rale esses pedaços e coloque-os em uma panela, que deverá colocar no fogo para que o sabão se desfaça em banho-maria. Ao ralar conseguirá que se derretam com mais facilidade e rapidez. Retire a panela do fogo assim que a glicerina tiver se tornado totalmente líquida.

Como fazer sabonete de eucalipto - Passo 4
5

Quando o sabonete de glicerina estiver líquido e já tiver retirado do fogo, é hora de adicionar a essência de eucalipto. Bastam algumas gotas para encher o sabonete com as propriedades e o aroma desta planta medicinal. Deve ser a seu gosto, portanto acrescente a essência até notar que o cheiro do eucalipto é predominante. Neste momento, se quiser, também pode colocar algumas folhas de eucalipto que se integrarão ao sabonete e darão um toque decorativo extra.

6

Quando já tiver a mistura feita e os ingredientes bem integrados, é hora de verter o sabonete líquido em moldes, para que o sabonete ganhe forma e consistência enquanto esfria. Quando tiver solidificado por completo, poderá tirar do molde. E pronto! Já tem seu sabonete de eucalipto caseiro pronto para usar. Uma fórmula rápida e simples de preparar em casa o seu próprio sabonete à base de eucalipto.

7

Os usos mais comuns dados a este sabonete e que podem ser mais úteis para você são os seguintes:

  • Acalmar e desinflamar a pele
  • Limpar e desinfetar profundamente
  • Tratar a acne
  • Refrescar e relaxar
  • Acalmar as dores musculares

Se gostou de descobrir como fazer sabonete de eucalipto, é provável que queira conhecer também outras receitas diferentes de sabonetes caseiros que oferecemos para você no umCOMO:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabonete de eucalipto, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer sabonete de eucalipto

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
Marina
Gostaria de receber e-mails ensinando fazer sabonete de soda cáustica obrigada desde já
Maria Tereza Alves
Gostaria de adquirir um curso para aprender a fabricar sabonetes artesanais. Tem alguma indicação?

Como fazer sabonete de eucalipto
1 de 3
Como fazer sabonete de eucalipto

Voltar ao topo da página