Fazer sabões

Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!

Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!
Imagem: calendula-jabones-y-mas.com

O alecrim é um tipo de arbusto lenhoso cujas folhas perenes trazem inúmeros benefícios para a pele e a saúde. Uma forma muito simples de aplicar todas as suas propriedades e introduzí-lo no nosso dia a dia é com o sabão de alecrim. É ideal para combater as peles oleosas e com tendência à acne, graças às suas propriedades antissépticas e adstringentes. Suas propriedades antioxidantes permitem combater o envelhecimento da pele de forma natural e saudável. Se você quer saber como fazer sabão de alecrim em casa para aproveitar todos os seus benefícios, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Vai precisar de:

  • 470 ml de óleo
  • 60 g de soda cáustica
  • 150 ml de água
  • Folhas de alecrim
  • Óleo de alecrim
Também lhe pode interessar: Como fazer sabão de sândalo

Passos a seguir:

1

Para fazer o sabão de alecrim caseiro pegue num recipiente e adicione água. Depois, pouco a pouco, adicione soda cáustica e com uma colher de pau ou batedeira manual, mexa bem a mistura. Lembre-se que a soda é um produto muito agressivo que pode chegar a queimar sua pele se ela não estiver bem protegida, por isso use luvas de látex ou nitrilo e máscara para a boca e nariz.

2

Agora, coloque o óleo na mistura e continue mexendo. O óleo pode ser de oliva ou de girassol, e você pode inclusive usar o resto do óleo de cozinha previamente filtrado. Para que os ingredientes se integrem corretamente, usaremos uma batedeira ou trituradora à velocidade baixa durante 10 minutos. Depois de um tempo, aumente a velocidade para média-alta. Bata até conseguir uma massa homogênea.

Como fazer sabão de alecrim - muito fácil! - Passo 2
Imagem: ecoticias.com
3

Quando tiver a massa pronta, adicione óleo essencial de alecrim. Você mesmo pode fazer o óleo de alecrim seguindo estes passos simples ou comprá-lo já pronto. Continue batendo até que esteja bem misturado e integrado com o resto de ingredientes.

Como fazer sabão de alecrim - muito fácil! - Passo 3
Imagem: larevistaintegral.com
4

Agora, pegue uma forma e cubra com as folhas de alecrim (previamente cortadas). Jogue a mistura na forma e guarde em um lugar livre sem umidade, bem ventilado e escuro. Você deve deixar o sabão de alecrim repousar durante um mês para que esteja pronto para usar. Se você usou uma única forma e quer tirar pequenas pedras de sabão dele, após dois dias corte os pedaços como quiser e volte a guardar por um mês.

5

Como você pode ver, fazer sabão de alecrim caseiro é muito simples e o resultado é espetacular. Se você gosta de sabonetes aromáticos aconselhamos a dar uma olhada em como fazer sabão de aloe vera, de lavanda e de glicerina.

Como fazer sabão de alecrim - muito fácil! - Passo 5
Imagem: jabonesoropendola.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos

  • Se você preferir utilizar glicerina ao invés de soda cáustica, prepare um chá de alecrim, cerca de 500 ml. Depois, derreta 5 sabonetes de glicerina cortados em pedaços em banho-maria. Então, retire do fogo e adicione uma colher de sopa de mel, mexendo sempre. Adicione o chá de alecrim e quando ganhar consistência coloque nos moldes. Se guardado num local seco e fresco o sabonete artesanal tem uma validade de 6 meses.
Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
37 comentários
A sua avaliação:
Regina
Podemos usar os sabões ensinados aqui como sabonetes também?
A sua avaliação:
Raimunda
Gostei muito das explicações, gostaria de receber receitas de sabonete
A sua avaliação:
leonor
Achei muito interessante vou fazer e gostaria de aprender a fazer outros, muito obrigado por ensinar e transmitir os seus conhecimemtos.
A sua avaliação:
Silvana Justen
Gostaria de receber receitas de sabão, óleos e muito mais em meu e-mail. Desde já agradeço!
A sua avaliação:
roney dos santos da costa
gostaria de mais informações sobre como fazer sabonetes
A sua avaliação:
SHEILA PATRICIA DIAS LIMA
Vcs esqueceram de colocar a quantidade de alecrim, na receita esta 500 ml de chá de alecrim, quantos ramos?
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Sheila. Como é o óleo ou chá de alecrim que realmente atuam e aromatizam, a quantidade de alecrim fica a seu critério. Conta para gente depois qual foi o resultado. :)
Cláudineia
Quero receber receita de sabonete vegano e naturais
jorge de souza
Muito bom quero receber mais recetas .
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Jorge. Que bom que você gostou. Aqui você encontra mais receitas de como fazer sabão: https://beleza.umcomo.com.br/fazer-saboes/
Ana
Barrinha leve é o mesmo q a solda usada neste sabonete?
A sua avaliação:
Francisca
Achei muito interessante. Quero receber mais receitas.
A sua avaliação:
Andrezza Helena de Oliveira
Quero receber mais receitas. ..
Ritz
amei as dicas
Editor umComo.com.br
Oi Rita! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
Maria Aparecida Lopes Carara
Quero receber novas receitas, obrigada!!!
zahra
merci pour votre effort j'aime bq votre site
Cláudia Regina Santos
quero aprender fazer o sabonete para revender
A sua avaliação:
Maria Aparecida de Castro
Adorei as receitas ,mas gostaria de aprender fazer sabonete sem o uso da soda caustica. Será que existe ?
Editor umComo.com.br
Oi Maria Aparecida! Existe, sim. Confira as informações desse artigo: https://artes.umcomo.com.br/artigo/como-fazer-sabonete-de-aloe-vera-sem-soda-caustica-19579.html
Thais
Olá, fiz essa receita e segui passo a passo, todos os ingredientes na quantidade exata. Deu o trace, a massa ficou linda. Esperei 40h pra desenformar porque demorou pra endurecer e quando fui cortar ele ficou quebradiço. Você sabe porque isso pode ter acontecido?
A sua avaliação:
marcos
Gente, pelo amor de Deus, não existe sabonete de verdade sem o uso de soda caustica! Até mesmo bases glicerinadas, eu fiz 8 quilos aqui na minha casa. se quiserem usar saboes sem soda, usem liquidos, mesmo assim vaio tal da potassa. Estudem, antes de escrever aqui, pelo amor de Deus! Perdoa-me Sara, mas se você disser que base glicerinada não há soda caustica me prove! Antigamente lá no inicio de tudo, saboes eram feitos com cinzas, é preciso ter alguma coisa alcali junto aos ácidos que tem nos óleos para virar sabao e glicerina. Prestem atenção todos! a vida inteira vocês tomaram banho com sabonetes feitos com soda caustica. A sopda não está no sabonete depois de pronto, mas é preciso estar bem formulado para isso acontecer, quando o produto vira sabão (sabonete) não há mais moleculas de soda e sim o sabão. A % de um sabão bem feito, por uma pessoa que entende do assunto é de 0,01% de soda no sabão. é totalmente seguro. O que um sabão artesanal precisa ter é um bom hidratante, higiene, antioxidante, e um ph de 8 a 10. Sabonetes com ph 7 não é um sabão verdadeiro (é um falso sabão) Abraço!
A sua avaliação:
Geovana Ribeiro
Pessoas que tem alergia a cosméticos, podem lavar o rosto com sabão de alecrim caseiro?
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Geovana! Se você tem alergia a cosméticos, talvez o melhor seja lavar o rosto com um produto de limpeza antialérgico e sem perfume, pois quem sabe se o sabonete de alecrim também pode lhe causar alergia. Obrigada pelo comentário :)
A sua avaliação:
Tânia
Esse sabão feito com soda, pode ser utilizado para banho? Não agride a pele? Grata.
brunna
amiga todos sabonetes que vc compra tem soda nao existe ainda um sem soda
Imagem: calendula-jabones-y-mas.com
Imagem: ecoticias.com
Imagem: larevistaintegral.com
Imagem: jabonesoropendola.com
1 de 4
Como fazer sabão de alecrim - muito fácil!