Partilhar

Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz!

Por Nídia do Carmo. Atualizado: 11 agosto 2017
Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz!

O alecrim é uma planta aromática muito usada na cozinha como condimento alimentar. Também é usada em alguns azeites ou vinagres, colocando um raminho da planta na garrafa para que tenham um gosto e cheiro diferentes. O seu odor característico faz com que muitas pessoas passem as mãos pela planta para impregnar o seu aroma, ou mesmo fazer perfumes com ela. Contudo, o alecrim tem muitos benefícios para o organismo em geral, sendo particularmente bom para tratar o cabelo. Esta planta é, por exemplo, um excelente remédio natural contra a queda do cabelo. Quer saber como usá-la? O umCOMO explica como fazer shampoo de alecrim caseiro, continue lendo!

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de alecrim caseiro

Benefícios do alecrim para o cabelo

Entre os benefícios do alecrim para o cabelo, destacamos o facto de ser um revitalizador e um antisséptico fantástico, duas características essenciais contra a queda de cabelo. Contém vitaminas como B6, vitamina C, ferro, zinco ou cálcio, entre outros componentes que não só evitam a queda de cabelo como promovem o seu crescimento. Massagear o couro cabeludo com óleo de alecrim ajuda a estimular a circulação sanguínea do nascimento do cabelo e faz com que os fios fiquem mais sedosos e saudáveis.

Além disso, o alecrim é muito eficaz para escurecer o cabelo, sendo um bom remédio para disfarçar os cabelos brancos. Assim como a camomila pode ser usada para clarear os cabelos naturalmente, sendo muito usada por pessoas loiras, o alecrim faz o contrário, escurecendo o cabelo e ajudando a cobrir os cabelos brancos. Para isso, basta preparar uma infusão com um ramo de alecrim e aplicá-lo sobre as raízes, massageando o couro cabeludo.

Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz! - Benefícios do alecrim para o cabelo

Óleo essencial de alecrim

Contudo, além da infusão de alecrim, podemos fazer shampoo de alecrim caseiro para ser usado regularmente e beneficiar de todas as propriedades do mesmo. Para preparar a receita de shampoo de alecrim, é necessário usar óleo essencial de alecrim. Este produto pode ser encontrado em qualquer ervanária, mas é muito simples de preparar (e mais econômico). Para isso, basta usar vários ramos de alecrim e lavá-los bem com água. Em seguida, deixe secar e, depois de terminar, coloque todas as ramas em um recipiente. Cubra completamente com azeite de oliva e deixe marinar por um mês. Depois desse tempo, coe o óleo e o seu óleo essencial de alecrim está pronto.

Confira mais detalhes, lendo esse artigo que explica como fazer óleo de alecrim caseiro.

Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz! - Óleo essencial de alecrim

Fazer shampoo de alecrim caseiro, natural e fácil

O jeito mais rápido e fácil de fazer shampoo de alecrim caseiro é usar óleo essencial e sabão ou shampoo de pH neutro. Para isso, basta misturar os dois ingredientes e está pronto! É um shampoo muito natural por conter alecrim. Contudo, o sabão neutro costuma ter algumas substâncias químicas que afetam o cabelo e, por esse motivo, mostramos um jeito mais natural de preparar shampoo caseiro de alecrim.

Material para fazer shampoo de alecrim caseiro

Você necessita de reunir o seguinte material para fazer shampoo de alecrim natural:

  • Óleo essencial de alecrim (comprado ou preparado em casa)
  • Água
  • Folhas de alecrim
  • Raiz de saponária ralada

Todos os ingredientes naturais desta receita para fazer shampoo podem ser encontrados em ervanárias ou em lojas online. A saponária é conhecida como a planta do sabão, uma vez que tem propriedades semelhantes. É constituída por elementos que são solúveis em gorduras e outros que são solúveis em água e, desse jeito, produz espuma quando é misturada com água e friccionada no cabelo. A água leva a gordura suja da superfície através do efeito de comportamento bipolar. Se você não tem raiz de saponária e não consegue encontrar esse ingrediente em nenhum lugar, não tem problema pois o alecrim continua fazendo a sua função. A saponária serve apenas para fazer espuma, embora também arraste a sujeira dos fios.

As quantidades sugeridas neste artigo servem para um litro de água. Se você quer preparar mais shampoo, multiplique cada produto pela quantidade que quer preparar. Há que ter em conta que é um shampoo líquido e que, dependendo do comprimento do cabelo, pode ser necessário mais ou menos.

Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz! - Material para fazer shampoo de alecrim caseiro

Preparação do shampoo de alecrim caseiro

Agora que já tem o material, comece por remover as folhas de alecrim dos ramos. Apenas usaremos a folhas, por isso devem ser separadas e pesadas assim que estiverem soltas. Calcule cerca de 4 colheres de sopa rasas de alecrim.

Em seguida, coloque o litro de água em uma panela com as folhas de alecrim e a saponária ralada. Leve ao fogo e deixe chegar ao ponto de ebulição enquanto mexe de vez em quando.

Quando ferver, baixe o fogo mas não o apague. Coloque o fogo no mínimo e tampe para deixar repousar por cerca de 15 minutos. Isto é para que a água impregne bem o alecrim e absorva toda a essência e propriedades.

Depois de 15 minutos, apague o fogo e retire a panela. Sem remover a tampa, deixe a água da infusão com o alecrim e a saponária repousar por uma hora. Depois do tempo de descanso, coe o líquido resultante e adicione as gotas de óleo essencial de alecrim. Isto fará com que o shampoo tenha mais propriedades e odor de alecrim.

Você pode colocar a preparação em um recipiente de shampoo ou em uma jarra ou embalagem que possa guardar por 10 dias. Como pode ver, fazer o seu próprio shampoo de alecrim caseiro é simples e econômico, podendo ser preparado quantas vezes for necessário. Assim, aproveitará as propriedades do alecrim e verá como, pouco a pouco, o seu cabelo fica mais forte e com mais cor!

Veja também: Como fazer sabão de alecrim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz!, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz!

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
Carlos
Boa tarde,
Na preparação do shampoo de alecrim caseiro, quantas gotas de óleo de essência são necessários para 1 litro de água.

obrigado

excelentes receitas
Aracy Yara Cortese
Para 1 um litro de shampoo de alecrim caseiro quanto colocar de óleo
Edna Oliveira
Gostei muito desta receita vou fazer. bjs
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Valeu Edna, depois conte para nós como foi o resultado.
Nilma Martines
Não foi dito na receita quantas gotas do óleo essencial de alecrim vai no shampoo. É importante porque o óleo essencial é bem forte e preciso saber quantas gotas tem que colocar. Obrigada.
A sua avaliação:
Vicenzzo
Boa tarde. Qual a quantidade de saponára ralada? uso peso ou medida?

Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz!
1 de 4
Como fazer shampoo de alecrim caseiro - Natural e eficaz!

Voltar ao topo da página