Partilhar

Como fazer óleo de alecrim caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 11 agosto 2017
Como fazer óleo de alecrim caseiro

O óleo essencial de alecrim apresenta uma série de benefícios para a nossa saúde e bem-estar geral. Em tratamentos de aromaterapia é muito útil para tratar tanto de doenças físicas como desequilíbrios emocionais. Além do seu incrível aroma, o óleo de alecrim tem muitas propriedades que ajudam a aliviar os problemas respiratórios e dores musculares, entre muitas outras. Podemos encontrar o óleo essencial de alecrim em qualquer ervanária, mas o mais econômico é você mesmo fazê-lo. Se quiser saber como fazer óleo de alecrim caseiro, neste artigo de umComo.com.br trazemos para você uma receita muito simples e eficaz.

Passos a seguir:
1

Para fazer óleo de alecrim caseiro, você precisar dos seguintes ingredientes:

  • 250 ml de azeite de oliva;
  • 1 xícara de alecrim ou 4 ramos de alecrim fresco.
2

Para começar a fazer o óleo de alecrim caseiro deverá lavar bem o alecrim, deixar que seque completamente. De seguida, coloque o azeite de oliva em uma panela e leve ao fogo durante cerca de 3 minutos.

Como fazer óleo de alecrim caseiro - Passo 2
3

Após esse tempo, adicione o alecrim e deixe até começar a murchar. Assim que isso acontecer, deverá deixar por apenas mais um minuto e desligar o fogo.

4

Depois é só retirar os ramos de alecrim, colocar em um vidro e jogar o óleo por cima. Tampe o vidro ou recipiente e guarde por uma semana num local arejado. Depois o seu óleo de alecrim caseiro já estará pronto para usar.

5

Como referi no início, o óleo de alecrim conta com vários benefícios tanto para a saúde como para a pele. Se você sofre de celulite ou manchas de acne, uma das formas de usar o óleo de alecrim é aplicando-o sobre as zonas com celulite ou manchas de acne e deixar a pele absorver o produto.

6

O óleo de alecrim também pode ser usado para melhorar o estado do seu cabelo, prevenir a queda do mesmo e favorecer o crescimento dos fios. Para o utilizar, você deverá adicionar algumas gotas do óleo de alecrim a algum produto que use no cabelo, pode ser xampu ou cremes. Este produto natural pode ser utilizado tanto se você tiver o cabelo oleoso como seco, que não vai ser prejudicial.

7

Inalar o óleo de alecrim quando você sente a mente cansada também ajuda a melhorar as energias mentais. Além disso, este óleo natural é ideal para fazer massagens e também no caso de dores musculares poderá massagear o óleo no local até à sua total absorção pela pele.

Outros usos que pode dar ao óleo de alecrim caseiro é adicionando-o em escalda pés ou banhos, fazer compressas com ele ou até difusores e aromatizantes de ambiente.

Veja também: Como fazer sabonete de alecrim

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de alecrim caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de alecrim caseiro

98 comentários
A sua avaliação:
Filipa grade
Boa tarde, Gostaria de saber se a chicara (como medida) é de café ou chá?Grata
Editor umComo.com.br
Oi Filipa! Aqui foi usada uma xícara de chá.
A sua avaliação:
Estella
Posso usar alecrim seco, desses que a gente compra em loja de ervas? Ou só pode ser o fresco?
A sua avaliação:
Ruiter
Suas dicas são boas só falta detalhar mais o modo de fazer os óleos por exemplo : quando tira o alecrim e despeja o mesmo em um recipiente ele pode fazer com ele quente ou devo esperar algum tempo para esfriar? Obrigado
Débora
Olá, da para fazer com azeite extra-virgem (vencido)? Tem um vidro aqui dele e venceu "/ outra dúvida, depois de pronto tem que manter refrigerado?
valdenice moreira
muito boas as receitas.
Editor umComo.com.br
Oi Valdenice! Que bom que você gostou das receitas. Continue nos acompanhando :)
A sua avaliação:
Malu
Tenho alecrim em casa... #partiu, fazer já já esse óleo maravilhoso,
obrigada pela receita.
A sua avaliação:
Gerusa Oliveira
O azeite usado é o tradicional ou extra virgem?
Editor umComo.com.br
Oi Gerusa! Aqui foi usado azeite extra-virgem.
Paloma
Olá tudo bem? Eu quero muito fazer o óleo de alecrim, mais só tinha desidratado, ele serve também?
Antonio Candido de Souza
Muito interessante essa formula para fazer o óleo de alecrim caseiro e suas múltiplas aplicações.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Antonio! Ainda bem que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
Regina Doria
Bom dia Sara, Adoro alecrim mas só usava na cozinha. Tenho um pé grande em casa e tenho algumas informações a acrescentar. Segundo a Eng. de Alimentos Renata Franco de Almeida em sua tese de mestrado na ESALQ-USP, o alecrim é um importante anti-oxidante (não deixa ficar rançoso) natural de gorduras, portanto impede tbm que suas conservas em óleo oxidem (mantido em local fresco, seco e sem os raios solares). Interessante é que o pé seja mantido só com adubo organico o que não podemos ter certeza quando compramos no supermercado. Um pé de alecrim pode ser cultivado em vaso na varanda do apartamento e fica parecendo um pinheirinho, alem de servir de tempero em carnes( ...e no molho bolonhesa é uma delicia). Acredito que a Mirian tenha conservado em local sujeito a raios solares ou calor, ou colocou algum componente com muita água por isso estragou, garanto que não foi o alecrim que tem um raminho bem "sequinho". Garanto o que estou falando pois uso alecrim em minhas conservas mantidas em azeite ha mais de vinte anos e nunca estragou. Beijos.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Regina! Muito obrigada por partilhar essas informações conosco, valeu ;)

Como fazer óleo de alecrim caseiro
1 de 3
Como fazer óleo de alecrim caseiro

Voltar ao topo da página