Partilhar
Partilhar em:

Como fazer óleo de hortelã caseiro

Como fazer óleo de hortelã caseiro

O óleo de hortelã é uma receita antiga, já usada por gregos e egípcios, para diferentes finalidades que vão das estéticas até a tratar problemas de saúde. A composição reúne as muitas propriedades da hortelã concentradas em forma de óleo, o que permite usá-lo de diferentes maneiras e ainda preparar em casa. Se você também quer se beneficiar e relaxar com as propriedades do óleo de hortelã, o umCOMO te ensina como fazer óleo de hortelã caseiro e como aproveitá-lo ao máximo.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de alecrim caseiro
Vai precisar de:

Quais são os benefícios do óleo de hortelã

O sucesso do óleo de hortelã está totalmente relacionada às propriedades da hortelã, a vantagem é que o óleo é mais versátil do que a planta fresca ou o chá. Falaremos mais adiante sobre as diferentes maneiras que o óleo de hortelã pode ser usado, cada uma dessas utilizações provoca reações diferentes no organismo, que vão muito além do relaxamento.

O óleo de hortelã tem uso terapêutico para ajudar na digestão, aliviar dores, tratar problemas respiratórios, amenizar dor de cabeça, agir contra estresse e infecção urinária, estimular a circulação sanguínea e fortalecer o sistema imunológico. Ele ainda tem propriedades estéticas para cuidados com a pele, contra espinhas, e ajuda a tratar o couro cabeludo, com uma ação anti-caspa, estimula o crescimento dos fios e deixa-os brilhantes.

Todas esses efeitos são consequência da riqueza de vitaminas e nutrientes da hortelã, entre elas estão vitamina A, vitamina C, vitamina B2, ferro, cálcio e magnésio.

Como fazer óleo de hortelã caseiro

É muito simples produzir o óleo de hortelã caseiro. Você só precisa ter hortelã fresca, que pode ser comprada no supermercado ou colhida recentemente, já que a hortelã é uma daquelas plantas ótimas para se ter em casa e até dentro da cozinha e um óleo que será a base, pode ser azeite, óleo de amêndoas ou óleo de uva, um saquinho com fecho hermético, um martelo de madeira e um pote de vidro com tampa. Se você for colher hortelã fresca, recomenda-se colher pela manhã, quando as substâncias essenciais da hortelã estão em seu auge.

  1. Separe as folhas boas da hortelã, lave com água fria e seque o excesso de água;
  2. Coloque uma quantidade relativa a aproximadamente duas colheres de sopa dentro do saco com fecho hermético. Sele o saquinho;
  3. Utilize o martelo de madeira sobre as folhas dentro do saco para amassá-las. Isso fará com que elas liberem os óleos naturais;
  4. Transfira o conteúdo do saquinho para um pote de vidro;
  5. Cubra com o óleo de sua preferência (para consumo indica-se o azeite de oliva e para massagens o óleo de amêndoas)
  6. Deixe essa mistura repousar por pelo menos 24 horas, ou até 4 dias;
  7. Passado o tempo, coe a hortelã e descarte-a.
  8. Está pronto o seu óleo de hortelã caseiro!

Como usar óleo de hortelã caseiro

Para tratar problemas respiratórios

Utilize o óleo de hortelã para massagear o peito. O contato do mentol com a pele deve ajudar a eliminar congestionamento nasal e incômodos para respirar.

Para amenizar dor de cabeça

Pingue algumas gotinhas do óleo de hortelã na nuca ou faça uma massagem leve na região do peito com o óleo.

Para aliviar dor musculares

O óleo de hortelã caseiro pode ser usado para amenizar dor musculares. Para isso, basta usá-lo como um óleo de massagem na região dolorida. Esse uso também estimula a circulação sanguínea.

Para problemas digestivos

Basta pingar algumas gotinhas do óleo de hortelã em um copo de água e tomar após as refeições. Nesse caso, recomenda-se que a base do óleo de hortelã caseiro seja o azeite de oliva.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de hortelã caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • O uso do óleo de hortelã não é recomendado para crianças menores que 6 anos
  • O óleo produto contém mentol e arde. Cuidado com os olhos e mucosas
Comentários (0)

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de hortelã caseiro

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer óleo de hortelã caseiro
1 de 3
Como fazer óleo de hortelã caseiro