Partilhar

Como fazer óleo de lavanda caseiro

Por Sara Viega. Atualizado: 14 fevereiro 2019
Como fazer óleo de lavanda caseiro

O óleo de lavanda é um dos mais usados tanto na medicina como na cosmética e perfumaria por suas múltiplas propriedades. Seu aroma é muito agradável, e por isso costuma ser usado também como ambientador para perfumar os quartos ou inclusive armários. Tanto se você quer fazer uma massagem com óleo de lavanda como se prefere ambientar seu lar com ele, costuma ser um produto caro se você procura um de qualidade. Então, por que não fazer o seu próprio óleo de alfazema? Os produtos caseiros são sempre mais econômicos que os industriais. Neste artigo do umCOMO ensinamos como fazer óleo de lavanda caseiro para que você experimente e use como preferir.

Também lhe pode interessar: Como fazer sabonete de lavanda caseiro

Como fazer essência de lavanda (óleo)

Para fazer óleo de lavanda caseiro você precisará de flores frescas de lavanda e óleo de amêndoas. Se tiver uma planta de lavanda em casa e ela secou um pouco ou inclusive se floresceu, não se preocupe porque estas flores também servem. O passo a passo para fazer óleo de lavanda é o seguinte:

  1. Coloque todas as flores em uma xícara ou em qualquer outro recipiente e deixe secar no sol durante algumas horas. É muito importante que o lugar onde você deixe as flores seja seco, ou seja, ainda que a luz do sol seja direta, não deve fazer calor.
  2. Para seguir com a preparação do óleo de lavanda caseiro, você precisará de óleo de amêndoas, que você mesmo pode fazer. Se não tiver os ingredientes para fazer óleo de amêndoas, o azeite de oliva também serve, mas pense que o resultado final não será tão bom, porque o aroma da lavanda não será tão intenso.
  3. Depois, coloque o óleo de amêndoas em uma panela ou caçarola, 3 xícaras de óleo por 1 de flores de lavanda. Se preferir um cheiro menos intenso, coloque 2 xícaras de óleo ao invés de 3. Se as flores não estiverem em uma xícara, tente usar um recipiente do mesmo tamanho para as medidas do óleo de amêndoas.
  4. Quando as flores de lavanda estiverem bem secas, esmague-as um pouco com um pilão. Não triture muito porque podem perder sua essência.
  5. Aqueça o óleo de amêndoas a fogo lento. Quando o óleo estiver morno, apague o fogo e acrescente as flores secas de lavanda e deixe a mistura descansar por 2 ou 3 horas.
  6. Depois, você deverá peneirar o óleo, colocá-lo em um frasco com tampa e guardar o óleo de lavanda em um lugar escuro, onde a luz não entre e estrague.

E pronto! Como você pode ver, esta é uma forma muito simples de fazer óleo de lavanda caseiro. Com ela você não conseguirá um óleo essencial de lavanda como o que vendem nas perfumarias, já que para isso é necessário um processo bem mais longo e complicado. No entanto, o resultado é bastante satisfatório e com ele você pode fazer sabão de lavanda, ou usá-lo para fazer massagens ou ambientar sua casa.

Leitura complementar: Como utilizar os óleos de amêndoas

Como fazer óleo de lavanda caseiro - Como fazer essência de lavanda (óleo)

Propriedades da lavanda

A lavanda ou alfazema é uma das plantas aromáticas mais conhecidas e a mais usada em diferentes âmbitos. Podemos encontrar desde purificadores de lavanda antitraça até xampus, passando por todo tipo de receitas que incluem esta erva. É por isso que são muitas as pessoas que optam por plantar lavanda em casa para tê-la sempre à mão. Agora que você já saber como fazer óleo de alfazema, explicamos quais são as propriedades da lavanda.

Efeito relaxante

Uma das propriedades mais conhecidas e usadas da lavanda é o fato de atuar como relaxante e sedante, por isso é muito útil para combater problemas de insônia e demais transtornos do sono. É por isso que pode ser muito interessante colocar um saquinho de lavanda sob o travesseiro para poder dormir mais facilmente.

Além disso, outro uso medicinal da lavanda está relacionado com a ansiedade, o estresse e demais alterações do sistema nervoso, já que atua como calmante natural. Por isso, às pessoas com este problema recomenda-se que tomem chás de lavanda, assim como também é muito comum aproveitar a lavanda para incorporar na água do banho e tomar um banho desestressante.

Combate problemas digestivos

Por outro lado, a lavanda conta com propriedades antiespasmódicas que podem ser aproveitadas para combater problemas digestivos tais como a indigestão, cãibras e cólicas do estômago, etc. Ao mesmo tempo, o seu poder antisséptico evita a proliferação de bactérias estomacais e previne a produção de gases e o consequente inchaço tão desconfortável.

Tratamentos com óleo essencial de lavanda

Graças às suas propriedades antissépticas, a nível externo também é possível usar a lavanda e seu óleo essencial para tratar:

  • Feridas superficiais;
  • Queimaduras solares;
  • Picadas de insetos;
  • Eczemas.

Uso aromático

Evidentemente, também não podemos esquecer do uso aromático da lavanda, já que sua característica e potente fragrância é usada na elaboração de infinitos produtos como: ambientadores, sabonetes, xampus, cremes, óleos de massagem, etc. Você também pode aproveitar esta planta para fazer água de lavanda ou fazer sabonete caseiro de lavanda.

Como fazer óleo de lavanda caseiro - Propriedades da lavanda

Contraindicações da lavanda

Do mesmo modo, saiba que esta planta aromática é uma das mais usadas como repelente para mosquitos e demais insetos; por este motivo, sugerimos plantar lavanda em casa para manter todos os bichos afastados.

Apesar de todas as propriedades benéficas da lavanda, também é necessário avisar que esta planta possui algumas contraindicações e efeitos colaterais, e deverão prestar atenção especial - principalmente ao usar óleo essencial - as pessoas com:

  • Doenças hepáticas.
  • Úlceras gástricas, gastrite, Doença de Crohn, intestino irritável.
  • Patologias neurológicas.
  • Mal de Parkinson, Epilepsia.
  • Gravidez ou lactância.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de lavanda caseiro, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de lavanda caseiro

O que lhe pareceu o artigo?
22 comentários
Kristina
Tem certeza que o tempo no fogo é de 2 a 3horas? Pq não deu nem 5 minutos e pegou fogo. Quase boto fogo na casa.
Julia Latorre (Editor/a de umCOMO)
Oi, Kristina. Revisamos o conteúdo do artigo e as informações foram alteradas. Obrigada pelo aviso! Esperamos que a receita para fazer óleo de lavanda caseiro funcione na próxima tentativa.
REGINA MATIAS
Adorei, vou tentar fazer.
magali
Quero saber mais sobre a lavanda,tenho grande vontade de cultivar.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Magali, você pode dar uma olhada nas orientações desse artigo: https://casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-lavanda-972.html
Elza de Fatima
para fazer o oleo ,tem que ser de 2a 3 horas mesmo,
Elsa
Também não consegui deixar tanto tempo no fogão. Começou a deitar um cheiro estranho :( serão necessárias tantas horas mesmo?
Juliana
Tentei fazer, mas, tirei do fogo com apenas 15 min, pois, começou a ficar com cheiro de flor torrada e não subiu o cheirinho da lavanda ! :( tem certeza que deve ficar tanto tempo no fogo ? vc já fez?
Alaíde Borges
Não tendo o óleo de amêndoas posso usar o de girassol desses de mercado
A sua avaliação:
Rômulo da Silva Costa
Muito útil, só se aprende se tiver alguém para ensinar!
Editor umComo.com.br
Oi Rômulo! Valeu pelo comentário :) Continue nos acompanhando!
A sua avaliação:
Marilza Marques Pinheiro
Adorei quero receer mais receitas!!!!! Obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Marilza! Que bom saber que foi do seu agrado! Pode encontrar mais receitas de óleos essenciais aqui: http://www.umcomo.com.br/search/index/q/como%20fazer%20oleo/cat/2274 Obrigada pelo seu comentário :)
A sua avaliação:
RITA MARTINS
MUITO BOM
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rita! Muito obrigada pelo comentário valeu :)

Como fazer óleo de lavanda caseiro
1 de 3
Como fazer óleo de lavanda caseiro

Voltar ao topo da página