Partilhar
Partilhar em:

Como fazer óleo de abacate

Passo a Passo
Avaliação: 4,9 (235 votos)
18 comentários
83 vezes partilhado
 
Como fazer óleo de abacate
Fonte: granvelada.com

O óleo de abacate contém um alto conteúdo calórico e gorduras essenciais, muito benéficas para uma correta nutrição e hidratação da pele. Suas propriedades regenerativas e protetoras tornam-no um óleo vegetal ideal para tratar as mãos rachadas e a pele seca. Além dos benefícios estéticos, também se destacam suas propriedades antioxidantes e alto conteúdo de vitamina E, A, ácidos graxos e proteínas, entre outros muitos benefícios para o nosso organismo. Prepará-lo em casa é muito simples, por isso continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer óleo de abacate.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de alecrim caseiro
Instruções:
1

O óleo de abacate é extraído através da pressão a frio do abacate, por isso o classificamos como óleo vegetal e não essencial. O primeiro a fazer será cortar as frutas ao meio, extrair a polpa e jogar fora o caroço. Com a ajuda de um pilão, soque a polpa dos dois abacates em uma tigela ou no recipiente que quiser durante dois ou três minutos, aproximadamente.

Fonte: sabrosia.com
2

Se quiser, você pode bater as polpas no liquidificador. A diferença entre batê-la ou trabalhá-la de forma manual é que, com liquidificador, a textura ficará mais fina. Com dois abacates você obterá 25 ml de óleo, aproximadamente, de modo que se quiser maior quantidade, duplique o número de abacates.

Fonte: arboldeburbujas.com
3

Agora, pegue em uma bandeja de forno, ou qualquer superfície plana e lisa que dê para ir ao forno e espalhe o purê de abacate. Você deve criar uma camada fina, por isso espalhe a pasta o mais que puder. Fazemos isto para facilitar a secagem do abacate e extrair depois seu óleo. Quanto mais fina for a camada, mais rápido secará. Você provavelmente precisará de outra bandeja porque uma não será suficiente para todo o purê.

Fonte: cuidarsealos50.com
4

Agora você tem duas opções: a primeira delas é deixar o abacate secar ao sol durante um ou dois dias. E a segunda, acelerar o processo de secagem inserindo as bandejas no forno. Se você optar pela segunda, não pode esquentar o forno a mais de 50º, já que só queremos que seque, coloque com ar em cima e embaixo. O abacate deve ficar com uma cor escura, mas sem chegar a ser preta, já que isto indicaria que queimou. Se considerar que o forno esquenta demasiado, baixe a temperatura.

5

Você deverá deixar o abacate no forno durante cinco horas, aproximadamente. Verifique o forno de vez em quando para garantir que o purê não queima e que vai secando adequadamente. Quando estiver seco, ficará com um tom marrom escuro, retire-o do forno e, com a ajuda de uma espátula, raspe todo o abacate.

Fonte: youtube.com
6

Quando o tiver todo raspado, coloque-o em um pano limpo de algodão ou gaze e enrole-o. Pegue um recipiente, coloque em cima o pano com o abacate e esprema o mais que puder para extrair o óleo. Desta forma estamos a coá-lo e a tirar todo o suco. Este é um passo que requer algum trabalho e força, mas o resultado vale a pena.

Fonte: arboldelasburbujas.com
7

Quando tiver coado bem o abacate seco, você já terá seu óleo de abacate caseiro. Como você vê, o resultado é um óleo vegetal em um tom amarelo esverdeado, muito nutritivo e bom para a pele. Se você gosta da cosmética natural, recomendamos visitar os artigos sobre como fazer óleo de alecrim, óleo de coco, de amêndoas ou de lavanda.

Fonte: sidibeauty.com

Se deseja ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Comentários (18)

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de abacate

18 comentários
oscar
Estou curioso como fazer o óleo de abacate:
Márcia Valéria Martins Bezerra
Gostei muito só achei que ficou faltando quantas vezes usar por dia.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Márcia! Você gostaria de usar óleo de abacate para quê?
Bhia sant olly
Muito obrigada . Explicou certinho, vou fz a receita ,
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Bhia! Que bom saber que foi do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Deusdedite
Gostei muito da descrição do procedimento,resumida e bem explicada
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Deusdedite! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
aldenir Barbosa
Amei as informações, me passem,caso saibam como fazer oleo de babosa caseiro e quais os beneficios para o cabelo. amei tudo AldenirBarbosa
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Aldenir! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Pode ver como pode usar o aloe vera no cabelo aqui: http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-usar-o-aloe-vera-babosa-no-cabelo-2429.html
A sua avaliação:
CLAUDIA ZENI DE CARVALHO SOARES
pra fazer o oleo , esta secagem pode ser feita no micro ondas? ao inves de ser no forno?
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Claudia! Se o seu microondas tiver outras funcionalidades para além de esquentar, pode utilizar sim. Obrigada pelo seu comentário!
Ge
Oi,fiz uma mistura de abacate e rosas ainda posso usar? ??
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Ge! Só se guardar essa mistura em um recipiente com tampa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
ana paula
pode secar com secador de cabelo
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Ana! Não, convém mesmo secar o abacate no forno ou ao sol. Obrigada pelo seu comentário!
Galdino Santos de Almeida
olá acabei de ler a matéria sobre produção artesanal de óleo de abacate, e fiquei muito interessado, e vou aprender esta pratica de extração para que posso agregar valor nos meus produtos, eu sou apicultor trabalho na produção de mel, propolis, e geleia real. assim vou ter excelentes produtos para tratamento da pele e outros.
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi Galdino! Que bom saber que a matéria foi do seu interesse! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
perfeicao
adooooooreeei miiiniinaa.. mt facil.. vms cvs mais vezes guria :)
Sara Viega (Editor de umComo)
Oi! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer óleo de abacate
Fonte: granvelada.com
Fonte: sabrosia.com
Fonte: arboldeburbujas.com
Fonte: cuidarsealos50.com
Fonte: youtube.com
Fonte: arboldelasburbujas.com
Fonte: sidibeauty.com
1 de 7
Como fazer óleo de abacate