Partilhar

Como fazer óleo de abacate

Como fazer óleo de abacate
Fonte: granvelada.com

O óleo de abacate contém um alto conteúdo calórico e gorduras essenciais, muito benéficas para uma correta nutrição e hidratação da pele. Suas propriedades regenerativas e protetoras tornam-no um óleo vegetal ideal para tratar as mãos rachadas e a pele seca. Além dos benefícios estéticos, também se destacam suas propriedades antioxidantes e alto conteúdo de vitamina E, A, ácidos graxos e proteínas, entre outros muitos benefícios para o nosso organismo. Prepará-lo em casa é muito simples, por isso continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra como fazer óleo de abacate.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de limão
Passos a seguir:
1

O óleo de abacate é extraído através da pressão a frio do abacate, por isso o classificamos como óleo vegetal e não essencial. O primeiro a fazer será cortar as frutas ao meio, extrair a polpa e jogar fora o caroço. Com a ajuda de um pilão, soque a polpa dos dois abacates em uma tigela ou no recipiente que quiser durante dois ou três minutos, aproximadamente.

Fonte: sabrosia.com
2

Se quiser, você pode bater as polpas no liquidificador. A diferença entre batê-la ou trabalhá-la de forma manual é que, com liquidificador, a textura ficará mais fina. Com dois abacates você obterá 25 ml de óleo, aproximadamente, de modo que se quiser maior quantidade, duplique o número de abacates.

Fonte: arboldeburbujas.com
3

Agora, pegue em uma bandeja de forno, ou qualquer superfície plana e lisa que dê para ir ao forno e espalhe o purê de abacate. Você deve criar uma camada fina, por isso espalhe a pasta o mais que puder. Fazemos isto para facilitar a secagem do abacate e extrair depois seu óleo. Quanto mais fina for a camada, mais rápido secará. Você provavelmente precisará de outra bandeja porque uma não será suficiente para todo o purê.

Fonte: cuidarsealos50.com
4

Agora você tem duas opções: a primeira delas é deixar o abacate secar ao sol durante um ou dois dias. E a segunda, acelerar o processo de secagem inserindo as bandejas no forno. Se você optar pela segunda, não pode esquentar o forno a mais de 50º, já que só queremos que seque, coloque com ar em cima e embaixo. O abacate deve ficar com uma cor escura, mas sem chegar a ser preta, já que isto indicaria que queimou. Se considerar que o forno esquenta demasiado, baixe a temperatura.

5

Você deverá deixar o abacate no forno durante cinco horas, aproximadamente. Verifique o forno de vez em quando para garantir que o purê não queima e que vai secando adequadamente. Quando estiver seco, ficará com um tom marrom escuro, retire-o do forno e, com a ajuda de uma espátula, raspe todo o abacate.

Fonte: youtube.com
6

Quando o tiver todo raspado, coloque-o em um pano limpo de algodão ou gaze e enrole-o. Pegue um recipiente, coloque em cima o pano com o abacate e esprema o mais que puder para extrair o óleo. Desta forma estamos a coá-lo e a tirar todo o suco. Este é um passo que requer algum trabalho e força, mas o resultado vale a pena.

Fonte: arboldelasburbujas.com
7

Quando tiver coado bem o abacate seco, você já terá seu óleo de abacate caseiro. Como você vê, o resultado é um óleo vegetal em um tom amarelo esverdeado, muito nutritivo e bom para a pele. Se você gosta da cosmética natural, recomendamos visitar os artigos sobre como fazer óleo de alecrim, óleo de coco, de amêndoas ou de lavanda.

Fonte: sidibeauty.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de abacate, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de abacate

37 comentários
Nito Joao Joaquim Castiano
Perfeito.
Nídia do Carmo (Editor/a de umCOMO)
Oi Nito! Que bom que você gostou da matéria. Continue nos acompanhando :)
Raquel
Jogar o caroço fora ????? Nunca !!!! o caroço tb tem propriedades curativas nas articulações, tira a capinha que o envolve, deixa secar ao sol, rala e coloca no litro do álcool 70, deixa num lugar escuro por 15 dias e usa pra artrites, artroses e dores.
Editor umComo.com.br
Oi Raquel! Valeu pela dica ;)
Mestry Badahra
Raquel Tamu Juntus ! Faço esta porção com excelentes resultados , para Bico de papagaio e outras afecções ortopédicasE ralo o carroço, boto na estufa no sol , ou no forno , e adiciono uma colher do Pó do Caroço na minha Dieta Almoço Jantar e Café ...As propriedades são benéficas veja nas paginas de busca ok ?Mestry Badahra
A sua avaliação:
Carina
Bom dia, obrigada pela matéria, pelo conhecimento, agora vou fazer os óleos essenciais e vegetais, que antes comprava e caríssimos, agora farei ,gratidão
Editor umComo.com.br
Oi Carina! Que bom que você gostou das dicas. Continue acompanhando o umCOMO!
oscar
Estou curioso como fazer o óleo de abacate:
Márcia Valéria Martins Bezerra
Gostei muito só achei que ficou faltando quantas vezes usar por dia.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Márcia! Você gostaria de usar óleo de abacate para quê?
Bhia sant olly
Muito obrigada . Explicou certinho, vou fz a receita ,
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Bhia! Que bom saber que foi do seu agrado! Obrigada pelo comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Deusdedite
Gostei muito da descrição do procedimento,resumida e bem explicada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Deusdedite! Que bom saber que foi do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando nossa página :)
A sua avaliação:
aldenir Barbosa
Amei as informações, me passem,caso saibam como fazer oleo de babosa caseiro e quais os beneficios para o cabelo. amei tudo AldenirBarbosa
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Aldenir! Que bom saber que as informações foram do seu agrado! Pode ver como pode usar o aloe vera no cabelo aqui: http://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-usar-o-aloe-vera-babosa-no-cabelo-2429.html
A sua avaliação:
CLAUDIA ZENI DE CARVALHO SOARES
pra fazer o oleo , esta secagem pode ser feita no micro ondas? ao inves de ser no forno?
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Claudia! Se o seu microondas tiver outras funcionalidades para além de esquentar, pode utilizar sim. Obrigada pelo seu comentário!
Ge
Oi,fiz uma mistura de abacate e rosas ainda posso usar? ??
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Ge! Só se guardar essa mistura em um recipiente com tampa. Obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer óleo de abacate
Fonte: granvelada.com
Fonte: sabrosia.com
Fonte: arboldeburbujas.com
Fonte: cuidarsealos50.com
Fonte: youtube.com
Fonte: arboldelasburbujas.com
Fonte: sidibeauty.com
1 de 7
Como fazer óleo de abacate
Voltar ao topo da página