Partilhar

Como fazer óleo de jasmim

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Como fazer óleo de jasmim
Imagem: almedico.com

O jasmim é considerado como uma das plantas mais belas, além de contar com múltiplas propriedades tanto medicinais como cosméticas. A infusão de jasmim ajuda-nos a combater a insônia e acalmar a ansiedade, além de ser um excelente diurético natural. Seu óleo, é ideal para evitar a perda do cabelo e prevenir o frizz. Elaborar óleo de jasmim em casa é uma tarefa muito simples, mas deverá ter paciência, pois precisa de um tempo de maceração. Continue lendo este artigo de umComo e descubra como fazer óleo de jasmim.

Vai precisar de:
Também lhe pode interessar: Como fazer óleo de babosa caseiro
Passos a seguir:
1

Para fazer o óleo de jasmim vamos precisar de 100 gramas de flores. A flor do jasmim é uma das que menos óleo segrega, por isso precisamos de mais quantidade do que usaríamos para fazer um óleo elaborado com plantas que produzam uma quantidade maior, como as rosas.

Como fazer óleo de jasmim - Passo 1
Imagem: regalarflores.net
2

Esmague as flores de jasmim com a ajuda de um moedor. Quando elas estiverem bem cortadas, pegue uma vasilha de vidro com fechamento hermético. Como o jasmim é uma planta que segrega pouca quantidade de óleo, precisaremos de um óleo base que absorva toda sua essência. O melhor para isso é o óleo de amêndoas. Por conseguinte, coloque as flores esmagadas no frasco e cubra-as por completo com este óleo.

Como fazer óleo de jasmim - Passo 2
Imagem: bewedayss.com
3

Depois, feche o frasco e deixe-o macerar durante um mês em um lugar onde não chegue a luz direta do sol nem tenha umidade. Mexa um pouco a vasilha a cada um ou dois dias. Se desejar, pode acrescentar à mistura de flores e óleo de amêndoas algumas gotas de vitamina E para conservá-lo em melhores condições e, no caso de querer usar o óleo de jasmim para a pele, incrementar seus benefícios.

4

Após um mês, deverá coar o óleo, introduzir em outro frasco com fechamento hermético e incorporar flores novas. Como no passo 2, esmague as flores antes de acrescentá-las. Deixe repousar o óleo de jasmim mais três semanas.

5

Para se certificar que vai obter um melhor óleo de jasmim, após as três semanas, volte a repetir o processo anterior. Isto é, filtrar o óleo de novo, introduzir em outro frasco, renovar as flores e deixar repousar mais três semanas. Depois deste tempo, você já terá seu óleo de jasmim caseiro pronto para usar.

6

É importante realçar que o óleo de jasmim não deve ser ingerido, só deve ser utilizado de forma tópica sobre a pele, para realizar massagens ou aplicar no cabelo. Se o que deseja é tomar jasmim para aproveitar suas propriedades medicinais, deverá fazê-lo em forma de infusão, não de óleo.

Como fazer óleo de jasmim - Passo 6
Imagem: granvelada.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo de jasmim, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo de jasmim

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
Allana
Que lindo! Gratidão pelo compartilhamento. Essas flores seriam secas ou frescas?
A sua avaliação:
rossana
adorei, vou fazer com os jamins que tenho aqui em casa, amo jasmim, principalmente o árabe, tenho muito amo o perfume deles vou fazer essa receita! amei!
Editor umComo.com.br
Oi Rossana! Que bom que as dicas te ajudaram. Continue acompanhando o umCOMO :)
Ju
Jasmim seco ou fresco?
Maria de Lourdes Pereira
Gostei muito dessas receitas. Só gostaria de saber,se posso utilizar óleo de girassol nas receitas que levam azeite extra virgem, Obrigada.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Olá Maria, nestas receitas de óleos essenciais é preferível optar pelo azeite extra virgem ao invés do óleo de girassol. Muito obrigada pelo seu comentário e continue a acompanhar-nos! ;)
sonia
esses óleos pode ser usado para fazer aromatizadores de vareta

Como fazer óleo de jasmim
Imagem: almedico.com
Imagem: regalarflores.net
Imagem: bewedayss.com
Imagem: granvelada.com
1 de 4
Como fazer óleo de jasmim

Voltar ao topo da página