Partilhar

Como fazer óleo essencial de sálvia

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer óleo essencial de sálvia

A sálvia é uma planta aromática com bastantes aplicações para a saúde. É um potente antisséptico, cicatrizante, adstringente, digestivo, laxante, ótimo tempero, reduz os níveis de açúcar no sangue, a transpiração e também a produção de leite em período de lactância, entre outras das suas propriedades. Em umComo.com.br contamos a você como fazer óleo essencial de sálvia e começar a se beneficiar dos seus muitos benefícios.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de baunilha
Passos a seguir:
1

Preparar óleo de sálvia é muito simples e para isso precisará dos seguintes componentes: folhas de sálvia em bastante quantidade, principalmente que estejam recém-cortadas para obter todo o suco com maior intensidade. Também precisará de um óleo de base, isto é uma escolha pessoal mas os que ficam melhor são o óleo de sésamo, de coco, amêndoas ou oliva. O mais recomendável por sua suavidade e por seu cheiro é o de amêndoas. E para poder embalar precisará de um pote de vidro hermético.

Como fazer óleo essencial de sálvia - Passo 1
2

Existem diferentes formas de fazer óleo essencial de sálvia, mas o que vamos recomendar é a maceração a quente porque é das mais fáceis e, além disso, a concentração do óleo é muito maior e mais eficiente.

Se as suas folhas de sálvia forem silvestres, terá que lavar bem com água em abundância e deixar secar ao sol durante umas 2 horas aproximadamente. As folhas devem ficar muito secas antes de misturar com o óleo de base. Se não estiverem no estado adequado, tente deixar um pouco mais. Depois deve picar as folhas e colocá-las em um pote. Prense bem para conseguir o aroma necessário.

3

Enquanto as folhas picadas estão prensadas no pote, terá que esquentar o óleo de base escolhido sem atingir o ponto de ebulição. Quando o óleo atingir essa temperatura deve verter o óleo dentro do pote, até cobrir as folhas de sálvia, mas sem exagerar muito.

A seguir deixe que a mistura repouse em um local escuro e com uma certa umidade. Não deve pegar sol para que o óleo se faça direito; terá que ser paciente e esperar entre 2 e 4 semanas para macerar a mistura. Nunca troque de lugar nem exponha ao sol, mas terá que mexer com uma colher de pau durante alguns minutos.

Como fazer óleo essencial de sálvia - Passo 3
4

Quando tiver passado o tempo de maceração, abra o pote de vidro e filtre o óleo resultante. A melhor forma de peneirar é com um coador, além do mais pode usar uma gaze para retirar toda a substância restante das folhas.

Depois verta o óleo de sálvia em um pote hermético de vidro limpo e de cor escura para preservar da luz, que o poderia deteriorar. Guarde em um lugar protegido da luz do sol e do calor e estará pronto para usar quando quiser.

5

Se você gosta de óleos essenciais, em umComo oferecemos a você a receita de outros que você com certeza vai adorar:

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de sálvia, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer óleo essencial de sálvia

O que lhe pareceu o artigo?
4 comentários
A sua avaliação:
Leticia
Adorei! Qual a validade do óleo depois de pronto?
Neuza Rodrigues de Camargo Santos
Ainda não fiz, mais gostaria de saber qual o óleo mais apropriado desses que foram expostos aqui
A sua avaliação:
Dbranca
Adorei. Obrigada
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Dbranca! Que bom saber isso! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
A sua avaliação:
Rosangela
Maravilhosas receitas. Obrigada por ensinar essas pérolas.
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Rosangela! Que bom saber que as receitas foram do seu agrado! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)

Como fazer óleo essencial de sálvia
1 de 3
Como fazer óleo essencial de sálvia

Voltar ao topo da página