Fazer óleos essenciais

Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja)

Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 8 agosto 2017
Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja)

Dentro da aromaterapia, o óleo essencial de grapefruit ou toranja é um dos prediletos e mais utilizados, pois o seu agradável aroma cítrico e as suas propriedades fazem dele um perfeito estimulador dos sentidos, purificante e revitalizador natural. Além disso, destaca-se por ser excelente para favorecer tanto o bem-estar físico como mental, deixa a pele mais bonita e, principalmente, combater a antiestética celulite que aparece em algumas partes do corpo. Quer saber como fazer o óleo essencial de grapefruit (toranja) você mesmo? Então siga o passo a passo deste artigo de umComo.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de baunilha

Passos a seguir:

1

O óleo essencial de toranja é obtido da casca desta fruta, por isso para a sua elaboração deverá selecionar duas toranjas que possuam uma casca bastante firme. Além disso, precisará de azeite de oliva virgem extra e um frasco ou pote de vidro com tampa onde a mistura possa macerar corretamente. Quando já tiver reunido os ingredientes, mãos à obra!

2

O primeiro passo é lavar bem as toranjas para retirar qualquer resto de sujeira ou possíveis resíduos, secar com um pano limpo e retirar a sua casca com a ajuda de uma faca ou um descascador. Verá que na parte interior, a casca tem uma leve camada esbranquiçada, que deve retirar com uma faca ou com um descascador pequeno. Só precisa da casca da toranja para fazer o óleo essencial, portanto pode retirar toda a parte esbranquiçada da casca.

Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja) - Passo 2
3

A seguir, coloque uma panela no fogo e encha de água até a metade. Deixe esquentar e, depois, é hora de adicionar a casca da toranja; espere um minuto aproximadamente e retire do fogo. Verá que a água ficou tingida levemente mas ela não é necessária e pode ser descartada.

4

Para elaborar o óleo essencial de grapefruit, seguiremos a técnica do banho-maria para simular a destilação com vapor e conseguir, assim, o produto final que estamos procurando. O processo é muito simples, primeiro encha o frasco ou pote de vidro com azeite de oliva virgem extra até a metade mais ou menos, depois adicione a casca da toranja, feche o pote com a tampa e agite com força para que ambos os ingredientes comecem a se integrar bem. Tenha em consideração que nós usamos azeite de oliva, mas se preferir pode substituir por outro tipo de óleo como o óleo de amêndoas que possui, da mesma forma, propriedades muito boas para a saúde e para a pele.

Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja) - Passo 4
5

Por último, só tem que esquentar o frasco com a toranja e o azeite de oliva em banho-maria. Coloque uma panela com água no fogo, introduza dentro dela o frasco de vidro e deixe que a água da panela chegue ao ponto de ebulição; desta forma o calor será transferido ao frasco de forma suave e constante. Deverá deixar esquentar por duas horas aproximadamente para obter o óleo essencial.

6

Após esse tempo, retire a panela do fogo e deixe que o frasco com óleo de toranja repouse em um lugar fresco e livre de umidade por pelo menos 24 horas. Depois, só terá que coar o conteúdo do frasco e vertê-lo, de preferência, em frascos pequenos de vidro de cor escura para que o óleo essencial de toranja se mantenha em perfeitas condições por mais tempo.

Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja) - Passo 6
7

Seguindo estes passos, o seu óleo essencial de toranja já está pronto para usar; saiba que se trata de um óleo muito apreciado em aromaterapia e no mundo da beleza devido às múltiplas propriedades benéficas que possui; entre elas destacam-se:

  • É antidepressivo, conseguindo relaxar a mente e o corpo ao mesmo tempo
  • Reativa a circulação sanguínea.
  • É excelente para combater a fadiga muscular e melhorar o sistema imunológico.
  • Ajuda a melhorar quadros de gripe e de resfriado comum.
  • É diurético, ajudando a combater a retenção de líquidos e a prevenir o aparecimento de celulite.
  • Tonifica a pele e ajuda a mantê-la mais jovem.
  • Melhora a aparência da pele oleosa e é bom contra a acne.
  • É útil para revigorar o cabelo e favorecer o seu crescimento.
8

Gostou desta receita? Em umComo temos uma longa lista de artigos com os quais pode elaborar os seus próprios óleos caseiros, não perca:

Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja) - Passo 8

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja), recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 5
Como fazer óleo essencial de grapefruit (toranja)