Fazer óleos essenciais

Como fazer óleo essencial de baunilha

Como fazer óleo essencial de baunilha

Você é um apaixonado pelo cheiro a baunilha? Se alguma vez se perguntou como fazer óleo essencial de baunilha incentivamos você a elaborar o seu próprio, já que é muito simples de fazer e é preciso apenas de um frasco de óleo de jojoba e vagens de baunilha para a sua elaboração. Criando uma mistura com estes ingredientes e depois de uns dias de repouso, você obterá uma poderosa e saudável joia líquida. Entre no mundo dos aromas com umComo.com.br e crie o seu próprio óleo essencial caseiro de baunilha com estas simples instruções.

Também lhe pode interessar: Como fazer óleo essencial de sálvia
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos saber na hora de elaborar o nosso óleo essencial de baunilha é que se trata de um processo muito simples no qual apenas são necessários dois ingredientes: óleo de jojoba e uma vagem de baunilha. Ambos os elementos podem ser encontrados em herbanários ou lojas de produtos naturais e em floriculturas. Se preferir pode fazer você mesmo de forma caseira o óleo de jojoba.

Como fazer óleo essencial de baunilha - Passo 1
2

Em primeiro lugar colocamos o óleo de jojoba, ou se preferir outro parecido, como, por exemplo, de girassol, em um recipiente, de preferência de vidro. A seguir cortamos em pedaços a vagem de baunilha e colocamos no recipiente junto com o óleo, tampamos completamente e reservamos durante seis semanas para que a mistura macere adequadamente.

Assim, para poder obter o melhor resultado e a melhor qualidade do óleo temos que considerar a seguinte recomendação: a maceração pode ser efetuada ao sol durante o dia, enquanto durante a noite é preferível que se trate de um lugar seco e fresco no interior da casa.

3

Uma vez finalizado esse período deve-se coar o óleo para assim se desfazer da vagem de baunilha. Depois teremos obtido o nosso aromático óleo de baunilha que podemos utilizar para elaborar ótimos perfumes, cremes ou sabonetes ao combiná-lo com diferentes óleos que tenhamos em nossa coleção.

Em relação à sua manutenção, recomenda-se conservar o óleo de baunilha em um lugar fresco e seco. Além disso, é aconselhável se tratar de um lugar escuro para preservá-lo da luz, pois assim se evita que o óleo estrague. O ideal é que o conteúdo seja colocado em frascos individuais e que estes sejam guardados cuidadosamente na escuridão.

Como fazer óleo essencial de baunilha - Passo 3
4

O óleo de baunilha caseiro é muito útil e benéfico para a saúde. Entre as características do óleo de jojoba, encontramos que atua como cicatrizante, que previne a irritação cutânea, que proporciona altas doses de hidratação e que suaviza e reafirma a pele.

Por outro lado, em relação à planta da baunilha os seus benefícios são o seu alto conteúdo em propriedades antioxidantes, antidepressivas, relaxante e sedativas.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer óleo essencial de baunilha, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
catarina rocha farias
podemos substituir o oleo de jojoba pelo de uva ou amendoas?
Vera Lucia S. Beatriz
Boa noite!, não fiz ainda, mais estou adorando esta página, gostaria de receber novidades, adorei ver receitas de sabão.
valeuuuuu!!!!
Editor umComo.com.br
Oi Vera! Que bom que você gosta do portal. Continue acompanhando as matérias do umCOMO :)
1 de 3
Como fazer óleo essencial de baunilha