Partilhar

Como tirar mancha roxa da pele

Por Sara Silva. Atualizado: 19 dezembro 2018
Como tirar mancha roxa da pele

Todo mundo sonha com uma pele perfeita, livre de marcas e manchas. Algumas dessas imperfeições podem ser causadas por problemas hormonais, como é o caso da acne, ou devido ao excesso de exposição solar, como as manchas de sol no rosto, e geralmente é fácil disfarçar as manchas usando corretivo e remover as marcas seguindo alguns truques. Além das referidas existem também as manchas roxas, ou equimoses, causadas por hematomas, distúrbios de coagulação do sangue, pancadas, entre outros. São mais frequentes e visíveis em pessoas de pele clara, no entanto acredito que ninguém se orgulhe delas. Se você pretende saber como tirar mancha roxa da pele, continue lendo este artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Como tirar as manchas dos cotovelos

Como tirar roxo com gelo

Para tirar mancha roxa da pele é importante que aplique gelo na área afetada[1], que além de ajudar no processo de recuperação após um hematoma também funciona anestesiando a área. No caso de ter sofrido uma pancada, aplique-o de imediato de deixe atuar até que derreta e, caso tenha reparado em um roxo e não saiba como ou quando aconteceu, aplique o gelo o quanto antes na região.

Após uma batida, acontece de vasos sanguíneos se romperem e acabarem jorrando sangue por dentro da pele, causando vermelhidão e dor de início. O gelo faz com que os vasos rompidos sejam contraídos e diminui o fluxo de sangue que futuramente se tornará o hematoma, ou seja, o roxo na pele.

Caso você não tenha gelo, é possível usar um saco legumes congelados ou qualquer outro alimento que estiver em seu freezer e não for de origem anima como carnes, basta enrolar o saco em um tecido para evitar que grude em sua pele ou que cause queimaduras, assim como se deve fazer caso for utilizar gelo.

Se você procura saber como tirar roxo da pele em 1 dia, a aplicação do gelo é essencial.

Como tirar mancha roxa da pele - Como tirar roxo com gelo

Como tirar mancha roxa compressas de água quente

Após 48h desde a batida e formação do hematoma não é mais válido fazer uso de gelo para diminuir o coágulo, a solução é procurar o oposto e utilizar o calor.[1]

Caso a mancha roxa persista nos dias seguintes, aplique compressas de água quente sobre ela durante alguns minutos. Os hematomas na pele são formados por "placas" de sangue coagulado, assim como acontece quando arranhamos a pele e há sangramento com formação de "casquinha", sendo assim, a água quente causa a dissolução dos coágulos formados que originaram a mancha.

Tanto a processo com água quente quanto o com gelo funcionam caso você tenha sofrido uma pancada e esteja procurando como tirar mancha roxa do rosto.

Como tirar mancha roxa da pele - Como tirar mancha roxa compressas de água quente

Como tirar roxo da pele com massagem de azeite

Se a mancha roxa se verificar em algum local do corpo que não seja o rosto, massageie com azeite a área afetada. Este é um truque caseiro que, posto em prática várias vezes ao dia, ajudará a diminuir a intensidade da mancha, então, se você procura saber como tirar roxo da pele urgente, talvez a massagem não seja o melhor caminho.

A sugestão do azeite é feita por ser algo prático e facilmente encontrado em casa, caso você tenha óleos de massagem, utilize-os da mesma forma. Os cremes hidratantes para pele não são recomendados pois secam rapidamente e não permitem uma massagem efetiva pata a remoção de manchas.

Como tirar mancha roxa do corpo com compressas de arroz

Uma outra dica caseira relacionada com a massagem da zona afetada é a da compressa de arroz. Para a fazer, simplesmente coloque no micro-ondas um punhado de arroz, feijão ou outro tipo de grão seco e pequeno, aqueça e, quando estiver morno, massaje a mancha com ele.

Para evitar queimaduras, envolva os grãos em um tecido.

Como tirar sangue pisado com pomada

Também é possível recorrer a cremes e pomadas específicos para este tipo de caso, como o Hirudoid, que deverão ser aplicados com massagens de fricção sobre a área afetada. Mesmo que doa, evite utilizar remédios como o Tylenol pois o medicamento é capaz de aumentar o sangramento abaixo da pele[1] e resultar em um hematoma maior.

De forma geral podemos resumir que a massagem e o calor aplicados sobre a área afetada são o segredo para tirar as manchas roxas da pele, por isso repita os procedimentos indicados acima várias vezes ao dia e durante alguns minutos.

Veja também: Por que tenho manchas roxas nas pernas?

Como tirar roxo de pancada da perna ou braço

Caso você tenha sofrido pancadas nos membros, a melhor solução para resolver o problema e diminuir os danos é seguir os seguintes passos:

  1. Descanso: para evitar o rompimento de mais vasos, evite movimentar o membro atingido. Dependendo da gravidade da pancada, é necessário ficar até 3 dias em descanso até que o sangue coagule e que não haja risco do aumento do hematoma;
  2. Elevação: mantenha o membro atingido para diminuir a pressão sanguínea e, consequentemente, evitar que mais sangue forme o hematoma;
  3. Compressão: também visando a diminuição da circulação de sangue na região atingida, mantenha o membro pressionado por ataduras, apenas tome cuidado para não pressionar demais e diminuir a circulação a ponto de causar formigamento;
  4. Gelo: aplicar gelo reduz o fluxo sanguíneo, desacelera o metabolismo, reduz a liberação de enzimas e de histamina, resultando em um hematoma reduzido[2].

As dicas acima, com exceção da elevação, funcionam caso esteja procurando como tirar roxo do corpo em outras regiões que não braços e pernas. Caso sua lesão não tenha sido causada por uma pancada comum mas sim por algo mais grave como uma grande queda, tome as providências acima mas procure um médico para conferir se o hematoma foi o único resultado do trauma e que não há mais ferimentos internos.

Como cuidar da pele dos joelhos e cotovelos

Tanto os joelhos como os cotovelos são duas áreas que às vezes costumamos descuidar e a falta de hidratação pode fazer que a pele destas áreas se torne áspera e inclusive escureça. Agora que você já sabe como tirar mancha roxa da pele, te explicamos como cuidar da pele dos joelhos e cotovelos.

Esfoliação

A esfoliação é uma das partes mais importantes para exibir uma pele maravilhosa. Com este método, remove as células mortas, dando passagem às células novas. Quando tomar banho, aplique uma mistura de suco de limão com açúcar na parte dos joelhos. Pode usar uma esponja para isso, assim o efeito será maior. Enquanto esfrega a pele das áreas descuidadas, realize movimentos circulares.

Hidratação

  • Para levar a cabo a esfoliação, também pode optar por fazer uma mistura de manteiga de cacau, com sal grosso e uma pequena colher de óleo de amêndoas. Lembre-se de aplicar nos joelhos com movimentos circulares. Retire-a com água morna após deixá-la repousar uns 5 minutos.
  • Manter sua pele úmida após a esfoliação fará que recupere tanto os nutrientes como as propriedades que foi perdendo. Pense que com a esfoliação sua pele absorverá melhor os tratamentos posteriores. Um remédio caseiro que hidratará seus joelhos é cortar um pedaço de pepino e esfregar sobre a pele. Também pode ralar o pepino e o misturar com leite desnatado para fazer um creme hidratante. Experimente!
  • Para suavizar a pele dos joelhos, prepare este creme caseiro. Misture duas colheres de leite com uma de sal grosso, outra de aveia e duas colheres de pomada cicatrizante. Aplique nos joelhos todas as noites antes de dormir. Notará como se suaviza a pele dos joelhos!
  • Aplicar óleos naturais será uma maneira de hidratar sua pele dos joelhos. Recomendamos a você o óleo de alecrim, a camomila ou o vinagre de maçã. Aplique estes hidratantes naturais durante três minutos cada noite antes de deitar ou cada vez que sair do banho.
  • Para evitar a secura de seus joelhos recomendamos-lhe que aplique o seguinte creme natural. Faça um purê de batatas e acrescente três colheres de óleo de amêndoas ou, se não tiver, de trigo. Aplique em seu joelho todos os dias durante duas semanas e deixe que a solução atue durante uns 20 minutos aproximadamente. Depois retire com água morna. Acabará com a secura em apenas 15 dias.
  • Lembre-se de cuidar de sua pele, hidratá-la e esfoliá-la com frequência para que se exiba bonita e saudável. Encontrará cosméticos especiais para isso em qualquer loja de beleza.

Sugestão: Como tratar uma unha roxa

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar mancha roxa da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • Se a sua mancha roxa provoca coceira, preste atenção pois pode ser o resultado de uma alergia.
  • Se as manchas roxas aparecerem na pele de forma frequente e espontânea, procure um médico pois elas podem ser indicador de alguma doença ou complicação grave ao nível da saúde.
Referências
  1. https://uncw.edu/healthservices/documents/InstructionSheet-BruiseandHematoma512.pdf
  2. http://cdn.intechopen.com/pdfs/45590/InTech-The_treatment_of_muscle_hematomas.pdf
Bibliografia
  • Conforti, Maria. "The treatment of muscle hematomas." Muscle injuries in sport medicine. InTech, 2013. Disponível em: https://www.intechopen.com/books/muscle-injuries-in-sport-medicine/the-treatment-of-muscle-hematomas

Escrever comentário sobre Como tirar mancha roxa da pele

18 comentários
Ariana
Olá, estou com uma mancha roxa na coxa a uns 3 meses, o que devo fazer?
Francis
Eu tenho mancha no Nariz eu nao sei o qui fazer podem mim ajudarem ja pasei todos tipo de pomada nada de serto sera qui daAlegia
Bianca de Barros Mendes
Estou com a lateral das coxas e culote com manchas roxas, devido massagem modeladora, que é feita de forma mais intensa. O que posso usar neste caso? Prefiro que seja algo industrializado, pois trabalho, e não tenho tempo para procedimentos caseiros.
Ruth
Tova brincando e machuquei as costa na mesa e botei sal e gelo e piorou com uma mancha roxa enorme Eu queria saber como é que eu tiro a mancha vocês Poderiam me ajudar por favor
Margareth
Fiz amor na beira da cama, minhas pernas ficaram roxas o que devo fazer??
ana alice
eu começei sexta feira a ter essa mancha ai hoje eu coloquei compressa de agua quente como diz ai so que nao resolveu ai eu tou em duvida faço a massagem de azeite hoje ou amanha tem como vc min dizer se coloco hoje 08/12/15 ou amanha 09/12/15
ana claudia
faz 4 dias que eu fiquei com essa mancha que no caso foi sexta ai hoje eu coloquei compressa como ta ai mas nao saiu nenhuma mancha ai eu faso amassagem hoje comazeite ou eu faso amanha sara tem como tu min ajudar
Nildeci
Eu gostaria de tirar mancha roxa das pernas, fiz cirurgia de varizes e ficou toda roxa, tá tão feio que nem saia uso mais.
Thayna
Oi , tenho muitas manchas na perna , o pernilongo pica e nunca mas cicatriza tem alguma coisas q poço fazê?
Sara Silva
Olá Thayna. Recomendamos que vá na farmácia pedir um gel para aplicar em picadas de insetos.
sibelle oliveira da silva
tenho muitas manchas de acne no rosto e costas ... muito feio me ajudem ,
Sara Silva
Olá Sibelle, confira neste artigo vários truques que a poderão ajudar: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-remover-as-manchas-de-acne-com-remedios-caseiros-1250.html

Como tirar mancha roxa da pele
1 de 3
Como tirar mancha roxa da pele

Voltar ao topo da página