Partilhar

Como reduzir a melanina da pele

Por Sara Viega. Atualizado: 5 setembro 2019
Como reduzir a melanina da pele

A melanina é um tipo de ácido que se encontra em nossas células e que desenvolve o pigmento que determina o nosso tipo de pele: branca-loira, morena-média ou negra-escura. No entanto, apesar da genética e etnia e da quantidade de melanina de nossa pele terem muita importância no desenvolvimento do pigmento, existem outros fatores que podem ativar ou reduzir a produção de melanina, fazendo, assim, com que a nossa cor de pele mude. O sol e a passagem do tempo podem propiciar a mudança da pele ou o aparecimento de manchas na mesma. Neste post do umCOMO falamos sobre como como reduzir a melanina da pele, hiperpigmentação, um problema que deriva em manchas da pele por excesso de melanina e casos relacionados.

Também lhe pode interessar: Benefícios da cenoura para a pele

Como diminuir a melanina

De acordo com a Fundação Britânica da Pele [1]qualquer tratamento para o clareamento da pele dever ser sempre acompanhado por um dermatologista ou médico especializado. A fundação ainda afirma que o uso de cremes que prometem clarear a pele é arriscado tanto para a saúde física, quanto mental.

Efeitos colaterais da hidroquinona

Uma substância de conhecimento popular quando o o objetivo é diminuir a melanina por manchas na pele ou hiperpigmentação é a hidroquinona. Ao hesitar o uso da hidroquinona, entretanto, é fundamental estar consciente que essa é uma substância proibida na Europa e no Brasil só pode ter uma concentração máxima de 4% nos produtos.

É comprovado [2] que a o tratamento com hidroquinona como substância ativa despigmentante pode ter efeitos colaterais graves como:

  • Sensibilização da pele;
  • Dermatite de contato;
  • Alergias;
  • Descoloração de unhas e sobrancelhas.

Cremes para diminuir a melanina

Para diminuir a melanina, médicos podem indicar cremes adequados para cada tipo de pele que ajude a clarear e reduzir as suas manchas. Para que funcionem adequadamente, estes cremes devem conter ingredientes como ácido retinoico ou ácido azelaico, entre outros componentes que ajudam a reduzir a melanina da pele. Cada dermatologista ou médico especialista deverá receitar o tratamento mais indicado para cada caso.

Vitaminas para melanina

É possível que no tratamento para diminuir a melanina e clarear manchas na pele os médicos indiquem vitaminas como complemento e uma dieta com alimentos ricos nessas vitaminas. Algumas das mais comuns no tratamento da hiperpigmentação são:

Vitamina A

A melanina pode ser reduzida com diferentes vitaminas. Os cremes compostos de vitamina A, também conhecida como retinol, estimulam o crescimento de novas células. Apesar do retinol não eliminar a melanina, com o crescimento das novas células ajuda a suprir a pele hiperpigmentada. Incorpore em sua dieta alimentos ricos em vitamina . Todos eles são produtos ricos em retinol.

Vitamina C

Por outro lado, o ácido ascórbico, mais conhecido como vitamina C, tem propriedades antioxidantes que se filtram na pele e ajudam a controlar a inibição e produção de melanina. Por isso, se ao se expor ao sol aplicar sobre a pele cremes ricos em vitamina C, os seus antioxidantes neutralizarão as células produtoras de melanina, reduzindo a sua quantidade. Também pode incorporar a vitamina C em sua dieta, pois ela pode ser encontrada em frutas cítricas (laranja, mexerica, limão...), uvas, hortaliças como os pimentões e vegetais de folha verde.

Vitamina K

A vitamina K é a única que o nosso corpo produz por si só. Quando estamos expostos aos raios UV, a sua produção começa. Atualmente, a vitamina K também é usada em muitos cosméticos para ajudar na coloração da pele. Você pode ajudar na produção natural consumindo suplementos de vitamina D ou pode encontrar vitamina K em alimentos enriquecidos de vitamina D, como os cereais, os lácteos, o peixe e a soja.

Vitamina E

Para combater qualquer problema de pele, a vitamina E será a sua aliada. Ela não atua diretamente na produção de melanina da pele, mas tem pigmentos que combatem a melanina e ajudam na rápida recuperação da pele. Ou seja, ajuda no rejuvenescimento e na troca das células danificadas. Pode obter vitamina E através de cápsulas ou incorporar em sua dieta através de peixes gordurosos, espinafre ou nozes. Além disso, cremes que contêm aloe vera ou gérmen de trigo também são perfeitos para obter essa vitamina.

Como reduzir a melanina da pele - Vitaminas para melanina

Filtro solar

Por último, se for se expor ao sol lembre-se de usar creme solar para evitar que os raios UV atuem de forma insana e castiguem a sua pele. Com o tempo, se não tomar precauções, notará a sua pele castigada e repleta de manchas produzidas pela produção sem controle de melanina. Com proteção solar, você pode controlá-la.

7 hábitos terríveis para a pele

Sabe quais são os hábitos comuns que mais danificam a sua pele? Além de uma boa alimentação e dos cuidados adequados, é importante prestar atenção a certos hábitos que realizamos diariamente e que, sem perceber, prejudicam muito a saúde da nossa pele, fazendo com que ela envelheça de forma mais rápida e menos bonita, luminosa e radiante.

Dormir com maquiagem

Todas nós temos bastante dificuldade para dedicar alguns minutos antes de ir dormir para limpar a pele e deixá-la livre de maquiagem e resíduos, mas se não o fizermos, isso pode se converter em um dos hábitos diários que mais danifica a sua pele a longo prazo. Por um lado, aparecerão mais espinhas e impurezas devido à obstrução dos poros e, por outro, o processo de renovação celular da pele que deveria acontecer durante a noite não será feito da forma adequada. O resultado? Uma pele envelhecida de forma prematura e uma aparência opaca e apagada, muito pouco favorecedora.

Não usar filtro solar

Entre os hábitos mais prejudiciais para a pele, encontramos a exposição ao sol sem a proteção adequada. Os raios UV do grande astro envelhecem a pele a passos gigantes, ressecando e deixando-a vulnerável perante o aparecimento de linhas de expressão, rugas e manchas escuras. É por isso que é essencial proteger a pele com um protetor solar que tenha um fator 30, no mínimo, e não fazer isso apenas quando vamos tomar sol na praia mas sim todos os dias do ano, usando cosméticos com SPF integrado. Esta regra também é fundamental para prevenir doenças graves, como o câncer de pele, por isso não é só uma questão de beleza mas também de saúde.

Não usar as loções adequadas

À medida que vamos fazendo anos, a pele muda e é importante dar a ela os cuidados e nutrientes que precisa em cada etapa para mantê-la bonita e radiante. Para isso, é imprescindível aplicar cremes hidratantes a partir dos 20 anos de idade e usar as fórmulas anti-idade entre os 25 e 30 para prevenir o aparecimento de rugas.

Além disso, terá que escolher os produtos em função do seu tipo de pele (normal, seca, oleosa ou mista, sensível), pois cada uma apresenta necessidades especiais que devem ser atendidas.

Espremer espinhas

Sabemos que é muito difícil olhar para outro lado quando temos uma pequena espinha no rosto que eclipsa a nossa beleza, mas é importante reprimir essa vontade e não a estourar nem ficar mexendo nela. Caso contrário, corremos o risco de que esse poro acabe infectando, que o pus ou a gordura se espalhe para outras zonas provocando novas espinhas e, o pior de tudo, que fique uma marca ou cicatriz na pele para sempre. Evite este mau hábito e, em vez disso, faça uma esfoliação adequada para acabar com todas as impurezas.

Não limpar os pincéis de maquiagem

Muitas vezes, os principais responsáveis pelo aparecimento de espinhas e imperfeições no rosto são os pincéis de maquiagem sujos, repletos de resíduos e partículas de pó. Para evitar que a quantidade de bactérias que se encontram em seus filamentos passem para a pele e a danifiquem, é fundamental limpar uma vez a cada 2 semanas no mínimo, ou uma vez por semana se o seu uso for diário. Esta medida é especialmente importante para garotas com problemas de acne ou pele oleosa.

Sugestão: Como fazer higienizador de pincéis caseiro

Não beber água

Um dos hábitos que mais danificam a pele é não beber a quantidade diária de água suficiente; são muitas as mulheres que se esquecem da importância de hidratar a pele também desde o interior. Os efeitos da falta de água no organismo tornam-se visíveis no estado da pele de forma imediata, ficando bem mais seca, apagada, sem brilho e com mais imperfeições.

Faça um esforço e beba entre 1,5 ou 2 litros de água por dia e notará de imediato a diferença na saúde da sua pele e do seu organismo no geral.

Fumar

Não há dúvida de que o cigarro é um grande inimigo da pele e da saúde no geral, pois os seus efeitos são nocivos em vários níveis. Se alguma vez se perguntou como o cigarro afeta a pele, saiba que ele a desidrata bastante, deixando-a mais áspera, quebradiça, opaca, apagada e com um tom acinzentado muito pouco estético. A isso podemos adicionar ainda os sinais de envelhecimento prematuro, como rugas muito marcadas e profundas, o aparecimento de manchas e pômulos mais marcados pelos ossos.

O melhor para evitar tudo isso e manter a beleza da pele por mais tempo é abandonar definitivamente o cigarro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como reduzir a melanina da pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Referências
  1. BRITISH SKIN FOUNDATION. Skin lightnening. Disponível em: <https://www.britishskinfoundation.org.uk/skin-lightening/>. Acesso em 3 de setembro de 2019.
  2. Medeiro, Sandra. "Danos causados pela hidroquinona durante o tratamento de manchas de pele." REVISTA DE TRABALHOS ACADÊMICOS-BRASIL 1 (2014). Disponível em: http://revista.universo.edu.br/index.php?journal=1reta2&page=article&op=view&path%5B%5D=1353&path%5B%5D=997. Acesso em: 5 setembro de 2019.

Escrever comentário sobre Como reduzir a melanina da pele

O que lhe pareceu o artigo?
5 comentários
A sua avaliação:
Erizangela franca de Menezes
Estou com pesoço e acsilas escuras de alguns tempos pra cá o que devo fazer?
Editor umComo.com.br
Oi Erizangela! Confira as dicas desse artigo para clarear a pele das axilas: https://beleza.umcomo.com.br/artigo/como-clarear-a-pele-das-axilas-12715.html
A sua avaliação:
longuinho viana cesario
bom dia como eliminar as pigmentação.minha cor moreno claro
Lucas
Quer ficar igual o Michael Jackson é?
A sua avaliação:
Aline Albuquerque
por que as mesma vitaminas que sao usada para ajudar a diminuir a melanina sao praticamente as mesma usada para aumentar a melanina
Jefferson
Ner ,tbm tava percebendo. Isso mas se vc encontrar um jeito pra reduzir muito a produção de Melanina me fala pf
Caroline silva
é isso que também tenho dúvidas, pq que eu saiba cenoura estimula o nível de melanina.
telma
gostaria de saber tem remedio para ajudar eu nos cabelos brancos nao aguento mais por favor me ajuda
Jose Carlos brandlolim
Qual ou quais os melhores remédios naturais para reverter os cabelos brancos?
Editor umComo.com.br
Isabel Cristina
Gostaria de vir uma dicar para clareia virilha
Sara Viega (Editor/a de umCOMO)
Oi Isabel, confira estas dicas para clarear a virilha: http://beleza.umcomo.com.br/articulo/como-clarear-a-virilha-8042.html

Como reduzir a melanina da pele
1 de 2
Como reduzir a melanina da pele

Voltar ao topo da página