Partilhar

Quais são os benefícios da camomila para a pele

Por Sara Viega. Atualizado: 20 janeiro 2017
Quais são os benefícios da camomila para a pele

A camomila é uma das plantas medicinais mais populares e fáceis de encontrar no mercado, já que suas infusões comerciais, artesanais e a planta seca podem ser encontradas em supermercados, mercados e lojas de produtos naturais. Trata-se de uma alternativa com muitos benefícios para nossa saúde, sendo especialmente utilizada para o tratamento de condições estomacais e também para reduzir a ansiedade e incentivar o descanso. Mas, também, conta com alguns usos tópicos que convém conhecer, por isso neste artigo de umComo.com.br explicamos a você quais são os benefícios da camomila para a pele. Incorpore-a à sua rotina e descubra como ajuda a potencializar sua beleza e bem-estar.

Passos a seguir:
1

Quando pensamos na camomila, é mais comum ter em conta seus benefícios sobre nossa saúde com a ingestão desta infusão do que usando-a diretamente em nossa pele. No entanto, a camomila, também conta com amplas propriedades que nos permitem tratar diversas condições da pele, melhorando-as e beneficiando nossa saúde.

Para seu uso tópico poderá utilizar as infusões de camomila, assim como o azeite, este último de grande utilidade para oferecer uma hidratação profunda.

Quais são os benefícios da camomila para a pele - Passo 1
2

Um dos benefícios da camomila para a pele mais destacados é a sua propriedade de reduzir os desconfortos causados por queimaduras de primeiro grau e insolações. A camomila é um excelente anti-inflamatório natural, além de servir como um leve analgésico, de ajudar a refrescar a zona e de prevenir infecções na área afetada devido ao seu poder antisséptico.

Para usá-la deste modo recomenda-se adicionar em uma xícara de água uma colher de chá de folhas de camomila ou um saquinho da infusão comercial. Quando a água ferver, retire do fogo e adicione a camomila, deixe repousar durante 10 minutos e depois coloque na geladeira ou refrigerador até esfriar, é importante que esteja fria no momento de aplicar na lesão.

Aplique com a ajuda de um algodão ou pano e deixe na zona até refrescar, pode aplicar as vezes que considerar necessário, inclusive em diferentes momentos do dia.

Quais são os benefícios da camomila para a pele - Passo 2
3

As bolsas e olheiras são dos problemas estéticos mais comuns e incômodos. Existem muitas alternativas para reduzir as olheiras naturalmente e diminuir a presença de bolsas na zona que, junto com uma boa alimentação e a quantidade de descanso oportuna, podem surtir grandes efeitos. As compressas frias de camomila são uma boa alternativa, pois devido às suas propriedades anti-inflamatórias e refrescantes, ajudarão você a ter um olhar mais desperto e bonito.

Prepare a infusão e deixe esfriar, depois aplique um algodão bem embebido na zona do olho, substituindo quando deixar de estar fresco. Mantenha as compressas de camomila em seus olhos durante 25 minutos, a opção perfeita para esses dias nos quais sua pele parece mais cansada.

Quais são os benefícios da camomila para a pele - Passo 3
4

Se repentinamente seu rosto se encheu de espinhas ou de acne, então é a hora de aproveitar um dos melhores benefícios da camomila para a pele, já que esta planta medicinal ajuda a reduzir a presença de espinhas e acne devido às suas propriedades antissépticas, sendo ideal para desinflamar a pele, reduzir a gordura e fechar os poros abertos. Trata-se de um ingrediente perfeito para peles sensíveis, ajudando a melhorar sua aparência.

Elabore um tônico facial adicionando 5 colheres de chá de folhas de camomila ou 5 saquinhos desta infusão em um litro de água recém fervida. Deixe repousar durante 10 minutos, coe ou retire os saquinhos e espere a infusão esfriar. Deverá usar este líquido do mesmo modo que usa o tônico facial, aplicando após lavar seu rosto de manhã e à noite, este remédio natural ajudará você a eliminar impurezas, a limpar a derme e a reduzir as espinhas.

Quais são os benefícios da camomila para a pele - Passo 4
5

Outro dos benefícios da camomila para a pele são suas propriedades de limpeza. Devido à sua capacidade de desinflamar, reduzir as bactérias e diminuir a dor causada por qualquer incômodo, trata-se de um ótimo ingrediente natural para remover as impurezas de seu rosto.

Para usá-la deste modo deverá elaborar o mesmo tônico que recomendamos a você no passo anterior e utilizá-lo para limpar sua pele com a ajuda de um algodão. Se aplicar o tônico frio, também ajudará você a refrescar a pele e a fechar os poros abertos.

Quais são os benefícios da camomila para a pele - Passo 5
6

E por último não podemos deixar de lado uma das propriedades mais reconhecidas da camomila: a sua capacidade para clarear a pele. Trata-se de um ingrediente ideal para quem sofre de manchas e quer escondê-las e também para quem deseja dar um tom mais claro à sua pele.

Em nosso artigo como usar a camomila para clarear a pele explicamos a você, passo a passo, como o conseguir.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Quais são os benefícios da camomila para a pele, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Quais são os benefícios da camomila para a pele

O que lhe pareceu o artigo?

Quais são os benefícios da camomila para a pele
1 de 6
Quais são os benefícios da camomila para a pele

Voltar ao topo da página