Partilhar

Máscaras caseiras para os pés

Por Sara Viega. Atualizado: 16 janeiro 2017
Máscaras caseiras para os pés

Às vezes, os pés são os grandes esquecidos do nosso corpo e não cuidamos deles da mesma forma que cuidamos de outras partes. É por isso que são muito comuns problemas estéticos como o aparecimento de calos, rachaduras nos calcanhares, calosidades, pele áspera, etc., que podem acabar se tornando em uma condição bastante incômoda. É fundamental hidratar também a pele dos pés para evitar que a secura acabe com a sua boa aparência e para poder mostrá-los sem nenhum complexo. Se quiser fazer de uma forma completamente natural, continue lendo este artigo de umComo.com.br porque vamos mostrar as melhores máscaras caseiras para os pés.

Máscara hidratante para pés de pepino e mel

O pepino e o mel são dois ingredientes muito apreciados no mundo da beleza por suas propriedades nutritivas e hidratantes. Por um lado, o pepino conta com uma elevada porcentagem de água, vitamina E e óleos naturais que permitem reparar os tecidos danificados e o ressecamento da pele, e por outro, o mel possui muitos minerais e vitaminas essenciais para manter a boa umidade da pele. Por isso, a união de ambos é perfeita para hidratar os pés, refrescá-los e deixá-los suaves como os de um bebê.

Preparação: descasque 1 pepino e corte-o em rodelas pequenas para liquidificar depois. Adicione no copo do liquidificador ou batedeira uma colher de sopa de mel e processe ambos os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Aplique a máscara sobre os pés limpos e deixe descansar durante 20 minutos. Após este tempo, enxague com água morna em abundância e pronto!

Máscaras caseiras para os pés - Máscara hidratante para pés de pepino e mel

Máscara de hortelã para combater o mau cheiro dos pés

O mau cheiro dos pés, conhecido em termos médicos como "bromidrose", é um problema muito desconfortável para quem sofre dele, e inclusive para as pessoas que estão ao seu redor. Para combatê-lo, além de utilizar um sapato adequado que impeça a sudorese e manter bons hábitos de higiene, é possível recorrer a tratamentos naturais como o que vamos mostrar de seguida, à base de hortelã.

A hortelã é uma planta refrescante com propriedades limpadoras e antibacterianas muito poderosas, por isso, pode ser uma grande aliada para tratar problemas de maus cheiros corporais.

Preparação: em uma xícara de água, ferva 6 folhas de hortelã e quando atingir o ponto de ebulição verta o líquido obtido em um recipiente. Adicione um pouco de água de rosas se quiser dar uma hidratação extra à máscara e aplique o tratamento sobre os pés limpos com a ajuda de um disco de algodão. Deixe secar naturalmente e notará como os seus pés estão bem mais frescos e sem cheiros desagradáveis.

Máscaras caseiras para os pés - Máscara de hortelã para combater o mau cheiro dos pés

Máscara esfoliante para pés de açúcar e óleo de amêndoas

Da mesma forma que esfoliamos o rosto e o corpo, também é importante fazer esta tarefa nos pés, pois é o único método que nos ajudará a evitar as calosidades e a pele áspera ao tato nesta área. Bastará esfoliar os pés uma vez por semana para mantê-los suaves e bonitos.

Um dos melhores ingredientes naturais que se pode aproveitar para isso é o açúcar, e se a este você adicionar um pouco de óleo de amêndoas obterá uma máscara caseira ideal para acabar com as células mortas dos pés e hidratá-los profundamente ao mesmo tempo.

Preparação: misture uma colher de sopa de açúcar com uma colher de sopa de óleo de amêndoas e esfolie os pés com a pasta resultante massageando em círculos durante alguns minutos. Faça-o quando estiver com os pés limpos e úmidos e, de seguida, finalize a esfoliação fazendo uso da pedra pomes, incidindo naquelas partes com pele áspera, rachaduras, calosidades, etc. Se quiser saber mais sobre como usar a pedra pomes, entre no nosso artigo.

Máscaras caseiras para os pés - Máscara esfoliante para pés de açúcar e óleo de amêndoas

Máscara de abacate e iogurte para pés secos

Se seus pés estão muito secos continuamente, os calcanhares racham e você não pode exibi-los tão bonitos quanto gostaria, a seguinte máscara caseira para pés é ideal para você. Neste caso, propomos uma mistura de abacate e iogurte natural, que ajudará você a lidar com a secura e a pele áspera dos seus pés em apenas alguns instantes. Depois da sua aplicação, você notará a diferença de imediato e poderá usar os seus sapatos abertos com toda a segurança.

Preparação: corte um abacate ao meio, retire o caroço do centro e com a ajuda de uma colher separe a polpa da pele. Amasse a polpa com um garfo ou pilão, adicione o iogurte natural e misture até obter uma espécie de creme espesso. Aplique a máscara sobre os pés limpos, envolva com uma bolsa de plástico e espere 20 minutos. Ao manter o calor com a bolsa, a mistura surtirá maior efeito.

Máscaras caseiras para os pés - Máscara de abacate e iogurte para pés secos

Máscara de ervas para pés cansados

Depois de um dia duro de trabalho ou atarefado, é normal que os pés fiquem doloridos e grande parte do nosso cansaço recaia sobre eles. Para acalmar os incômodos, melhorar a circulação sanguínea da área e dar uma sessão relaxante, o seguinte remédio caseiro à base de ervas como a camomila, o poejo e a folha de louro é uma excelente opção.

Preparação: ferva em uma panela com água um punhado de camomila, de poejo e de folha de louro, e adicione também um pouco de bicarbonato de sódio. Deixe ferver e, quando estiver pronto, deixe descansar por 5 minutos. Após este tempo, coe o líquido e aplique-o sobre os pés massageando suavemente.

Máscaras caseiras para os pés - Máscara de ervas para pés cansados

Mais truques para ter pés bonitos

Além de todas estas máscaras caseiras para pés, também é importante cuidar deles todos os dias e ter em atenção as seguintes recomendações:

  • Use uns sapatos confortáveis que permitam que os seus pés respirem e impeçam o acúmulo de bactérias, já que isto pode dar lugar ao problema do mau cheiro.
  • Ao finalizar o dia, faça um banho de pés durante 20 minutos, colocando-os de molho em um recipiente com água morna e umas gotas de algum óleo essencial como o de lavanda, o de laranja ou o de rosas.
  • Depois do banho, não se esqueça de aplicar também um creme hidratante nos pés para mantê-los bem hidratados.
  • Esfolie os seus pés uma vez por semana e utilize a pedra pomes para acabar com todas a pele áspera. No seguinte artigo você pode ver Como fazer um creme esfoliante para os pés.
Máscaras caseiras para os pés - Mais truques para ter pés bonitos

Se pretende ler mais artigos parecidos a Máscaras caseiras para os pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Máscaras caseiras para os pés

O que lhe pareceu o artigo?

Máscaras caseiras para os pés
1 de 7
Máscaras caseiras para os pés

Voltar ao topo da página