Remover a pele morta

Como tirar a pele seca dos pés

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 abril 2020
Como tirar a pele seca dos pés

Os pés são os grandes esquecidos e maltratados do nosso corpo, afinal, são a base que sustenta o corpo e muitas vezes nem somos conscientes do grande peso e das irritações que sofrem até que começam a doer. Andar, correr, usar salto alto ou sandálias, cobrir com meias ou outros tecidos... tudo isso cansa essa parte do corpo responsável por nos manter em pé e pode causar pele grossa no calcanhar.

Além disso, se o ar não circular pelos nossos pés e eles se mantiverem constantemente fechados e úmidos, as nossas solas se convertem em uma autêntica estufa de bactérias e fungos que levam a maus cheiros, rachaduras e pele morta.

Se essa pele não for retirada a tempo, irá formar camadas e mais camadas que levarão nossos pés a ressecarem e racharem. Para se livrar desse problema, veja como tirar a pele seca dos pés em casa nesse artigo do umCOMO!

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a pele seca

Como tirar pele morta dos pés com vinagre

Uma forma muito eficaz de tirar a pele morta dos pés é mergulhar os pés em vinagre branco. Para isso, siga os seguintes pasos:

  1. Encha com água quente uma bacia ou qualquer recipiente suficientemente grande para caberem os seus pés;
  2. Dendo a água em temperatura cômoda para que possa colocar de molho sem se queimar, adicione um pouco de vinagre branco;
  3. Introduza seus pés e mantenha-os na água por 20 minutos.

A remoção da pele não pode ser feita com o vinagre, entretanto, a ação do produto fará com que o tecido fique bem mais suave, facilitando muito na hora de retirar a pele morta com a pedra-pomes.

Como tirar a pele seca dos pés - Como tirar pele morta dos pés com vinagre

Como remover pele morta dos pés com limão

Outra opção fácil, econômica e que você pode fazer em sua própria casa para tirar a pele seca dos seus pés é molhar sua pele com suco de limão.

Para isso, siga os seguintes passos:

  1. Coloque suco de 2 limões em uma bacia e adicione água, preferencialmente água morna do chuveiro já que o calor ajuda a amolecer o tecido;
  2. Coloque seus pés de molho por pelo menos 10 minutos.
  3. Seque os pés e hidrate com o creme de sua preferência.

A acidez do limão ajudará a eliminar a pele morta, assim, quando secar os pés será bem mais fácil se desfazer dela. Para tirar a pele morta dos pés recomendamos utilizar uma pedra-pomes ou alguma lixa específica, devido à ação do limão, ela sairá de forma muito mais simples.

Leia também: Como fazer desodorante caseiro para os pés

Como tirar a pele seca dos pés - Como remover pele morta dos pés com limão

Como tirar pele morta do calcanhar com azeite

Outra forma de economizar dinheiro ao mesmo tempo que cuida dos seus pés é elaborar você mesmo um creme hidratante para os pés rachados. Para fazer esse removedor de pele morta dos pés, você precisará de:

  • 20mL de azeite de oliva;
  • Óleo de lavanda
  • 1 limão.

Tendo os ingredientes, faça o seguinte:

  1. Esprema o limão, depositando seu suco em um recipiente;
  2. Adicione o azeite e algumas gotas do óleo de lavanda;
  3. Misture os ingredientes e passe na pele dos calcanhares;
  4. Massageie a região e deixe agir por 10 minutos;
  5. Lave os pés com água morna e sabão, passando um creme hidratante após o processo.

Pode aplicar à noite, antes de dormir, aproveitando para massagear o local; se tiver alguém que possa fazer em você, melhor ainda. A única coisa que você deve se lembrar é misturar e agitar bem antes de cada aplicação.

Como tirar pele morta do pé com bicarbonato

O uso de bicarbonato de sódio para máscaras faciais é muito conhecido, visto que o produto é capaz de remover manchas, diminuir oleosidades e manter a pele homogênea e com um aspecto saudável. Além de ser utilizado no rosto, o bicarbonato também pode ser passado na pele dos pés para auxiliar na remoção de peles excedentes. Para essa receita você precisará de:

  • Suco de 1 limão;
  • 4 colheres de bicarbonato de sódio;
  • 2 colheres de açúcar granulado.

Tendo todos os ingredientes, basta misturá-los e passá-los na pele dos calcanhares, fazendo movimentos circulares. Massageie a pele durante 10 minutos e, após, remova o produto com água morna.

Como tirar pele morta dos pés com Aspirina

Pode parecer estranho, mas a Aspirina pode ser uma ótima aliada na luta contra a pele grossa nos pés. Para utilizar o remédio com esse fim, você precisará de:

  • 10 comprimidos de Aspirina;
  • 250mL de álcool comum.

Siga os seguintes passos:

  1. Com o fundo de uma colher, amasse os comprimidos de aspirina;
  2. Coloque-os em uma recipiente com tampa;
  3. Adicione o álcool e deixe a mistura descansando por 1 dia;
  4. Caso tenha, utilize uma lixa para pés para remover a camada mais grossa de pele;
  5. Com um algodão, passe a mistura de Aspirina e álcool nos seus pés;
  6. Enrole os pés em papel-filme;
  7. Coloque meias para evitar que o papel saia.

Espere até o dia seguinte e lave bem os pés para remover o produto. Após a lavagem, passe um creme hidratante.

Como tirar pele morta dos pés caseiro: esfoliantes

Esfoliantes são uma excelente forma de acabar com a pele morta dos pés e, além da opção de comprar o produto já finalizado em lojas de produtos de higiene e beleza, também é possível fazer o seu próprio em casa usando ingredientes simples e acessíveis. Os esfoliantes são recomendados para uso cotidiano justamente para evitar o acúmulo de pele, evitando também que tenhamos que descobrir como tirar casca do pé quando a situação já estiver mais difícil de lidar.

Veja as receitas abaixo e escolha a que mais lhe agradar, então, basta misturar os ingredientes e massagear sua pele preferencialmente antes de dormir.

Esfoliante de café

  • 2 colheres de azeite;
  • 1 colher de café em pó.

Esfoliante de açúcar

  • 1 colher de açúcar;
  • 1 colher de mel;
  • suco de meio limão.

Esfoliante de aveia

  • 2 colheres de aveia em flocos;
  • 2 colheres de sopa de mel.

Veja mais receitas em: Como fazer esfoliantes para os pés

Como prevenir pele seca nos pés

Aproveitando o mesmo creme hidratante à base de azeite, limão e lavanda que você fez, também pode experimentar outro tratamento. Após tomar banho à noite, antes de dormir, seque bem os pés e os dedos, com atenção, sem deixar sequer uma gota. Quando estiverem bem secos aplique e espalhe por toda a zona o azeite com limão e lavanda que preparou antes, colocando depois umas meias por cima.

Durma com as meias, durante a noite o azeite fará a sua função até à manhã seguinte, quando você deve voltar a lavar os pés. Se fizer isso de forma ininterrupta poderá observar como em pouco tempo seus pés rachados e a pele morta começarão a desaparecer.

Tenha cuidado na hora de escolher as meias, pois é muito provável que o azeite manche, por isso é preferível usar um par velho que já não use mais.

Se seguir algum destes métodos de forma regular conseguirá prevenir o aparecimento da pele morta, e se já tiver, notará uma melhoria considerável com o tempo. No entanto, se tiver grandes camadas de pele morta pode ser muito difícil de eliminar sem a ajuda adequada.

Nesses casos recomendamos visitar um centro de estética ou se colocar em mãos de outros profissionais que possam fazer a limpeza adequada.

Causas da pele seca nos pés

  • Excesso de peso: por estar na base de sustento do corpo, os pés podem sofrer com o excesso de peso e acabar prejudicando a pele;
  • Diabetes: a diabetes é uma doença que prejudica muito os pés. Caso você desconfia que esse seja seu problema, veja como saber se tenho diabetes;
  • Desidratação: A falta de água no corpo pode ressecar a pele, o que inclui a dos pés;
  • Má alimentação: para manter uma pele hidratada e de bom aspecto, é necessário manter uma boa alimentação. Veja como manter uma alimentação equilibrada.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como tirar a pele seca dos pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como tirar a pele seca dos pés