Partilhar

Como fazer desodorante caseiro para os pés

 
Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Como fazer desodorante caseiro para os pés

Você sofre de mau cheiro nos pés de forma regular? Este é um problema muito comum e desconfortável, ao mesmo tempo que costuma ser causado por um suor local excessivo que facilita que as bactérias responsáveis pelo cheiro desagradável possam se desenvolver rapidamente. Esta situação também pode ser propiciada por alterações hormonais, uma alimentação inadequada, fungos ou algumas condições concretas, assim como o uso de um calçado de péssima qualidade. Encontrar a origem do problema é essencial para poder combatê-lo, mas se também quiser descobrir alguns bons produtos naturais que ajudem a neutralizar o mau cheiro, preste atenção a este artigo do umCOMO. Vamos explicar para você como fazer desodorante caseiro para pés passo a passo.

Também lhe pode interessar: Como fazer desodorante caseiro para axilas
Passos a seguir:
1

Existem muitos desodorantes à venda indicados para tirar o mau cheiro dos pés e evitar que seja um problema recorrente no dia a dia. No entanto, muitos destes produtos contêm ingredientes tóxicos ou são antitranspirantes e impedem a sudorese, portanto, não permitem que o corpo possa se livrar das toxinas, deixando-as acumuladas em diferentes zonas. Por esta razão, é muito importante optar por desodorantes naturais que ajudem a combater o problema sem colocar em risco a saúde nem agravar o suor local excessivo.

Nas seguintes linhas, revelamos a você quais são os melhores produtos naturais para elaborar desodorantes caseiros que proporcionem o que realmente precisa para combater o chulé, ou seja, que ajudem a reduzir a proliferação dos fungos e as bactérias responsáveis pelo cheiro desagradável, que sejam desinfetantes, que regulem o pH da pele dos pés e que tragam uma sensação de frescura permanente e duradoura.

Como fazer desodorante caseiro para os pés - Passo 1
2

O primeiro desodorante para pés caseiro que propomos possui como principal ingrediente o bicarbonato de sódio. Este produto possui propriedades excelentes para, por um lado, eliminar as bactérias e, por outro, neutralizar e absorver o mau cheiro, conseguindo assim camuflar o suor excessivo. Além disso, adicionamos alimentos cítricos para dar um aroma mais intenso e agradável.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
  • 1 xícara de sal
  • a casca de 1 limão
  • a casca de 1 laranja
  • 1 litro de água

Preparação: primeiro, extraia a casca do limão e da laranja com a ajuda de uma faca e, depois, coloque-as em uma panela com água e deixe ferver por uns 5 minutos. Após este tempo, retire do fogo e coe o líquido. Verta o líquido em um recipiente, adicione o sal e o bicarbonato e mexa para que se misturem. Mergulhe seus pés na preparação por alguns minutos e veja como o resultado são pés perfumados e bonitos.

Como fazer desodorante caseiro para os pés - Passo 2
3

Aproveitando de novo as propriedades do bicarbonato de sódio, pode fazer outro desodorante para pés com chulé combinando este produto com alguns óleos essenciais que, além disso, darão uma fragrância bem mais intensa ao produto e deixarão a pele dos pés cuidada e bonita. Anote a seguinte receita:

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
  • 100 g de argila branca em pó
  • 20 gotas de óleo essencial de menta
  • 20 gotas de óleo essencial de limão
  • 20 gotas de óleo de árvore de chá. Este é um excelente antifúngico e antibacteriano natural, perfeito para combater todos os fungos e as bactérias que possam se multiplicar na pele dos pés.

Preparação: para elaborá-lo, só tem que colocar todos os ingredientes em um pote grande com tampa. Quando já tiver vertido o bicarbonato e todos os óleos, tampe o frasco e agite com força para que todos eles se misturem. Depois, já poderá aplicar em seus pés quando quiser ao longo do dia, faça-o antes de colocar as meias. Também pode pulverizar um pouco da mistura no interior dos sapatos e deixar que eles ventilem a noite toda.

4

Além do bicarbonato de sódio, um dos melhores produtos para fazer um desodorante caseiro para pés é o vinagre de maçã. Este produto tão popular tem a capacidade de regular o nível de pH da pele e de eliminar a acumulação de bactérias e fungos que podem acabar provocando esse mau cheiro nos pés tão incômodo. Além disso, vamos adicionar óleo essencial de lavanda, que também é antibacteriano e muito adequado para a pele.

Ingredientes:

  • 1 xícara de vinagre de maçã
  • 20 gotas de óleo essencial de lavanda

Preparação: misture os dois ingredientes em um pote de vidro com tampa e agite para que se misturem completamente. Depois, dilua a preparação com duas partes de água e já poderá pulverizar a mistura sobre seus pés para acabar com o mau cheiro. Também pode usar para aromatizar o interior dos sapatos e evitar que eles cheirem mal.

Como fazer desodorante caseiro para os pés - Passo 4
5

Além destes produtos naturais com os quais pode fazer seus próprios desodorantes caseiros para os pés, recomendamos que consulte o artigo Como tirar o mau cheiro dos pés com remédios caseiros para descobrir outros tratamentos eficazes.

Por outro lado, para evitar o mau cheiro dos pés e o suor excessivo nesta parte do corpo é importante que tenha em conta algumas recomendações, como as seguintes:

  • Mantenha uma boa higiene nos pés. Lave-os diariamente com água e sabão e seque-os muito bem após o banho para não ficarem úmidos. Use desodorantes de forma habitual para mantê-los frescos.
  • Evite sempre usar o mesmo par de sapatos, troque-os e deixe que ventilem durante a noite em um lugar arejado.
  • Evite o uso de sapatos de plástico ou de materiais sintéticos. Prefira aqueles que permitem que o pé respire.
  • Evite usar o mesmo par de meias por mais de uma dia.
  • Se o problema estiver na presença de fungos, coloque em prática os conselhos que mostramos no artigo Como eliminar os fungos dos pés.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer desodorante caseiro para os pés, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como fazer desodorante caseiro para os pés

O que lhe pareceu o artigo?

Como fazer desodorante caseiro para os pés
1 de 4
Como fazer desodorante caseiro para os pés

Voltar ao topo da página