menu
Partilhar

Para que serve a pedra hume

 
Por Redação umCOMO. 20 julho 2021
Para que serve a pedra hume

Já ouviu falar da pedra hume? Trata-se de uma pedra semitransparente e esbranquiçada que conta com inúmeras aplicações para a saúde e beleza. É muito conhecida por ser utilizada como desodorante natural, graças a suas múltiplas propriedades.

Se você quer conhecer os distintos tipos de pedra hume e seus usos, preste atenção neste artigo do umCOMO. Vamos fazer o que é, como se utiliza e para que serve a pedra hume. Descubra todas suas propriedades e tire o maior proveito deste mineral que guarda múltiplos benefícios para você.

O que é pedra hume

A pedra hume é um mineral formado por alúmen de potássio (um sal duplo de alumínio e potássio hidratado) que se pode encontrar de forma natural em numerosas jazidas ao redor do mundo, sobretudo no Oriente Médio.

Existem dois tipos de pedras hume básicas: a natural e a sintética. A pedra hume natural é pouco translúcida e contém Potasium alum, que faz dela muito mais saudável. Em contrapartida, a pedra hume sintética contém amônia e alumínio, por isso seus efeitos não são os mesmos.

Desde a antiguidade esta pedra tem aplicações na saúde e beleza, sobretudo em cosmética, assim como na limpeza dos tecidos. Trata-se de um mineral com numerosas propriedades, entre as que destaca seu poder adstringente, antisséptico e antitranspirante. Por tudo isso, a pedra hume é mundialmente conhecida como desodorante natural, pois tem a capacidade de melhorar a higiene enquanto protege a pele.

Portanto, o uso desta pedra no dia a dia pode ajudar na saúde da sua pele. Você pode encontrar a pedra hume em herbolários, farmácias ou parafarmácias.

Benefícios da pedra hume

Como apontamos, a pedra hume destaca-se por ter numerosos benefícios, sobretudo a nível cutâneo. Antes de mencioná-los, convém destacar as principais propriedades da pedra hume:

  • Antisséptica: elimina os microorganismos.
  • Adstringente: mantém a sequidade da pele.
  • Antitranspirante: previne a sudorese, o que faz dela um bom desodorante.
  • Hipoalergênica: o risco de alergia é mínimo, por isso é ideal para o uso de em peles sensíveis e reativas.
  • Hemostática: conta com compostos cicatrizantes.
  • Anti-inflamatória: algumas pessoas utilizam a pedra hume na boca para tratar feridas, assim como outros problemas bucais e dentais, bem como para tratar as picadas de insetos.

Assim, graças a estas propriedades, podemos dizer que tem vários benefícios para nosso corpo, entre os que destacam:

Pedra hume como desodorante

Se por algo se destaca esta pedra é pela capacidade para controlar a transpiração. Por isso, é um bom remédio caseiro para o mau odor corporal provocado pela sudorese. O excesso de suor, além do mais, pode causar dermatite, sobretudo nos pés. Portanto, a pedra hume pode prevenir a dermatite, graças a sua propriedade antitranspirante.

Por outro lado, por ser um eficaz neutralizador de maus odores, pode ser útil para limpar tecidos e tirar o mau cheiro que fica impregnado por conta do suor.

Benefícios como cicatrizante

Sua propriedade cicatrizante permite acelerar a cura de feridas. Isto é possível porque a pedra hume conta em sua composição com uma base de potássio e alumínio. Além do mais, não pode-se esquecer de seu poder adstringente que provoca o ressecamento dos tecidos, o qual permite reduzir as secreções que a pele tende a gerar. A pedra hume também pode atuar como anti-inflamatório natural, ajudando a reduzir a inflamação das feridas. Por tudo isso, se recomenda seu uso depois da depilação e de fazer a barba, com o objetivo de acalmar a pele.

Pedra hume no rosto e outros benefícios

Além destas propriedades, não se esqueça que a pedra hume possui outras características positivas no tratamento de afecções. No caso da acne, quando utilizamos a pedra hume no rosto, ela reduz a inflamação dos poros, assim como pode ajudar a tratar as picadas de mosquito.

Para que serve a pedra hume - Benefícios da pedra hume

Como escolher a pedra hume

Escolher a pedra hume depende do uso que você queira dar a ela. Como dissemos, existem dois tipos de pedra hume, a natural e a sintética. Nossa recomendação é que sempre aposte na pedra hume natural, a qual você poderá reconhecer por seu aspecto translúcido. As sintéticas podem conter ingredientes que sejam irritantes para peles sensíveis.

Além disso, você poderá escolher a pedra hume em distintos formatos segundo as suas necessidades. Por exemplo, em forma de barra, pastilhas, bastões ou, inclusive, a pedra hume em pó.

Como usar pedra hume

Como apontamos, entre os usos da pedra hume, destaca-se o de desodorante caseiro. Para utilizar corretamente te recomendamos umedecer o mineral para que se dissolva ligeiramente. Assim será mais fácil aplicá-lo sobre as zonas da pele que você quer tratar: axilas, pés, rosto.

Tanto se você usa o desodorante de pedra hume, como se quer ajudar na cicatrização da pele, lembre-se que sempre deve aplicar a pedra sobre a pele previamente limpa e seca. Diferentemente dos desodorantes comuns, este mineral não mancha a roupa, nem tem odor. Se você quiser perfumá-lo pode adicionar gotas de óleos essenciais.

Contraindicações da pedra hume

Devido ao fato de ser um mineral de origem natural, a pedra hume não tem contraindicações conhecidas. Além do mais, é considerada hipoalergênica, por isso o risco de sofrer irritação é mínimo. Entretanto, se aparece algum tipo de reação sobre a pele depois de utilizá-la, não volte a aplicá-la e vá ao médico para conhecer as causas da irritação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Para que serve a pedra hume, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Para que serve a pedra hume
1 de 2
Para que serve a pedra hume

Voltar ao topo da página