Como fazer higiene íntima correta


Desde pequenos que fomos ensinados a lavar nosso corpo, mas será que sabemos como fazer higiene íntima correta? Muitas pessoas desvalorizam esse hábito, o que acaba resultando em desconforto, mau odor e infecções genitais como herpes e candidíase. Há que saber cuidar de todas as partes do nosso corpo devidamente, de forma a evitar esse tipo de complicações e nos sentirmos bem. Para o ajudar nesta questão, preparámos este detalhado artigo umComo.com.br. Continue lendo e melhore sua higiene!
Passos a seguir:
Na lavagem das partes íntimas sempre use água corrente a uma temperatura agradável para a pele, ou fria. Lave apenas a região externa e cuidadosamente, certificando-se de que alcança toda a área, incluindo o ânus e o espaço entre os grandes e pequenos lábios, no caso da mulher.
Um dos principais erros no momento de fazer a higiene íntima é usar um sabonete qualquer para lavar essa área do corpo tão sensível. É um erro pois deve-se ter em conta o PH do produto que se está usando, caso contrário este poderá causar irritação nos genitais. A solução passa por lavar essa área com um sabonete neutro ou indicado para a higiene íntima - saiba como escolher um sabonete íntimo.

Depois de se certificar que removeu todo o sabonete, seque delicadamente sua região íntima com uma toalha lavada e macia. Uma secagem incorreta também pode originar irritação e maus odores.
Evite usar lenços umedecidos perfumados quando pretende uma higiene íntima mais rápida, dando preferência aos toalhetes íntimos sem odor ou de bebê, que são mais suaves para esta região. O mesmo acontece em relação ao papel higiênico, deve preferir os que não têm perfume.

É igualmente importante que proceda à depilação ou aparação dos pêlos púbicos, pois estes tendem a acumular secreções. Neste artigo ensinamos como fazer depilação íntima, atente nos passos e dicas para conseguir bons resultados.
Prefira usar roupa íntima de algodão, já que as fibras sintéticas favorecem o desenvolvimento de fungos e bactérias na região íntima. De igual forma evite o uso frequente calcinha fio dental e peças de roupa muito apertadas junto a essa região. Saiba ainda como organizar as calcinhas de forma a mantê-las limpas.

Se você estiver menstruada, os hábitos de higiene íntima devem ser reforçados. Além disso tenha o cuidado de mudar o absorvente externo a cada 2 ou 4 horas e não usar o absorvente interno por mais de 8 horas seguidas.
Reforce os hábitos de higiene íntima lavando seus genitais antes e depois do sexo, de forma a melhorar o aspeto dessa região, evitar a proliferação de bactérias, contração de doenças e libertação de maus odores, que podem originar um momento constrangedor com seu parceiro durante a relação sexual.
Veja também: Como depilar o ânus - Técnicas e dúvidas comuns!

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como fazer higiene íntima correta, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.
Conselhos
- Apesar de parecer a solução mais indicada para uma fácil limpeza íntima, a depilação total não é aconselhada pelos médicos, dado que favorecem a proliferação de micro-organismos.