Partilhar

Como limpar bem o ânus

Por Sara Viega. Atualizado: 8 fevereiro 2019
Como limpar bem o ânus
Imagem: sobrecuriosidades.com

Manter a higiene íntima é importante para a nossa saúde e bem-estar. E quando se trata da limpeza, o ânus pode vir a tornar se uma área problemática. Às vezes, se não for bem limpa, a área ficará com resíduos de fecais acumulados, que podem vir a provocar irritações, desconforto e até dor. Por isso, aqui em umComo.com.br vamos explicar como limpar bem o ânus para evitar problemas de saúde.

Também lhe pode interessar: Como evitar o suor nos pés
Passos a seguir:
1

É importante limpar o ânus quando se assegurar que já terminou a evacuação, desta forma não tem que voltar a repetir a limpeza. Leve o seu tempo, é mesmo importante que tenha a certeza que evacuou tudo o que tinha acumulado dentro de si.

2

Em primeiro lugar é recomendado escolher um papel higiênico de qualidade. Isto para evitar irritações, feridas, desconforto ou até mesmo hemorroidas. Escolha um papel higiênico suave e folha grossa, permitindo que gaste menos e sobretudo que garante delicadeza.

3

Não é necessário gastar o rolo de papel higiênico todo para limpar o ânus, muito menos se for de boa qualidade. Basta pegar em cerca de três pedaços de papel para iniciar o procedimento. A posição mais correta para limpar o ânus é permanecer sentado, pois desta forma o alcance será maior.

4

Pegue nos três pedaços de papel e faça uma dobre, deixando espaço para reutilizar a parte limpa novamente. Agarre o papel higiênico com firmeza e introduza o dedo do meio um pouco na zona anal, desta forma garante que os restos fecais serão removidos.

Limpe sempre de frente para trás com movimentos suaves. Nunca faça o contrario, isto para evitar que as fezes entrem em contato com a zona íntima. Evite ser brusco para não se machucar.

5

É importante continuar a limpeza do ânus ate que os restos das fezes desapareçam por completo. Uma boa forma para evitar irritações e desconfortos causados pelo papel higiênico é finalizar a limpeza com lenços úmidos especiais para o WC ou as que são normalmente usados para a limpeza íntima dos bebés. Estes produtos são bastante eficazes para limpar o ânus, reduzem a irritação e o desconforto, oferecendo uma limpeza bastante profunda e nos deixa com uma sensação muito mais agradável.

Leia também: Espinhas no ânus, o que pode ser?

6

Use os lenços para o WC ou os lenços de limpeza íntima de bebés para limpar o seu ânus eliminando por completo os restos fecais.

Se quiser fazer uma limpeza retal profunda deverá usar um enema, que um objeto adequado para este tipo de procedimento.

Se sofre de hemorroidas ou se geralmente tem irritação anal, o mais conveniente é usar água morna e sabão para limpar o ânus depois de evacuar. Nesse caso deve molhar a zona, lavar profundamente com sabão e usando o dedo, passando novamente por água morna. Repita o processo se necessário.

Sugestão: Como tratar a coceira no ânus

7

Limpar bem o ânus depois de evacuar é fundamental para garantir a nossa saúde. Por isso dedique algum tempo, usando papel higiênico e ajudando com lenços umedecidos para obter melhores resultados.

Dê uma olhada nesse artigo para responder à questão: Porque tenho coceira no ânus durante a noite?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como limpar bem o ânus, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário sobre Como limpar bem o ânus

O que lhe pareceu o artigo?
6 comentários
Tony JK
Já li vários textos sobre a higienização pessoal, principalmente após as evacuações propriamente dito. A história nos conta que o homem e sua maneira de se limpar passou por uma evolução, pois passamos por momentos tenebrosos, porque a aquele momento urgentíssimo de "botar para fora" era feita de forma animalesca. Aquele espaço que passou a ser reservado para o seu momento privado chamado de banheiro passou e passa por melhorias sem limites, podemos dizer, cada vez mais sofisticados e tecnológicos como os assentos eletrônicos ou bidet automático, como é conhecido lá fora. São equipamentos que além de fazer uma higienização completa (lava e seca), tem função de ducha que ajudam pessoas que sofrem de constipação intestinal, imaginem ficar por longos períodos ou dias sem conseguir evacuar. O assento eletrônico ajuda a prevenir problemas maiores, quem sofre de hemorróida sabe sobre o que é o assunto.
Antonio M. B. F. Mendes
Não tenho nada contra a utilização do papel toalha ou do papel higiênico, quando de fato têm as condições de se ter por material de limpeza eficiente da região anal após a defecção. Certa vez assisti uma aula sobre esse assunto, em forma de comédia, na qual o profissional de saúde descartava o uso do papel para higienizar o ânus. Ele enfatizou que, os materiais eficientes e mais econômicos, são: água potável e sabão. Aconselhava aos seus pacientes a lavar, sempre que possível, o ânus com água e sabão logo após defecar. Dessa forma promovendo uma higienização integral, não só do ânus, mas também do corpo inteiro, das veste e do ambiente. Porque há um costume generalizado de se lançar no cesto o papel com fezes e urina. Por exemplo: Um aeroporto no Brasil, recentemente inaugurado não tinha cesto nos sanitários, e sim, um aviso sobre o destino do papel com fezes, que fosse esse lançado no vaso. Sabem o que aconteceu? A maioria dos usuários ignorando a recomendação atiram o papel sujo no chão. Algum tempo depois, os administradores do terminal resolveram colocar vasos para o papel. É uma questão cultural, infelizmente. O que fazer, o toalete não dispõe de recursos para higienizar com água e sabão, aí se justifica o uso do papel, às vezes até pela falta de tempo.
A sua avaliação:
Samuel
Se você toca em fezes, você lava ou limpa com papel sua mão? A resposta é óbvia, lavamos pois o cheiro permanece. Não entendo o motivo e a mania, de nós brasileiros não usarmos a ducha. O ânus deve ser lavado e secado após a evacuação e não apenas limpo com papel higiênico. Melhorem.
A sua avaliação:
Cristina
Gostei!
Editor umComo.com.br
Oi Cristina! Que bom saber! Muito obrigada pelo seu comentário e continue acompanhando a nossa página :)
Maria eduarda
Ameii, queria dizer uma coisa, eu limpo bem a minha vagina, eu tenho 11 anos e ainda não mestruei. Sempre fui bem de higiene. Mais ela não fica limpa.
felipé
Limpe sempre de frente para trás, e valido também para homens ?
Joana Silva
Suiiu,

Como limpar bem o ânus
Imagem: sobrecuriosidades.com
Como limpar bem o ânus

Voltar ao topo da página