PARTILHAR

Por que surgem bolinhas na tatuagem

Por que surgem bolinhas na tatuagem

Fazer uma tatuagem é uma decisão que deve partir de uma reflexão profunda. Para além dos assuntos estéticos, que são sempre a principal preocupação da maioria das pessoas, a saúde é o fator mais importante a se levar em conta. Cuidar da tatuagem é fundamental para que ela não infeccione e preserve suas características originais, sem perder nem cor nem brilho. Um dos problemas que podem surgir como resultado dos erros na cicatrização e cuidado com a tatuagem é o surgimento de bolinhas. Embora você esteja cumprindo todas as instruções, às vezes as bolinhas surgem na região tatuada.

Por que surgem bolinhas na tatuagem? Como curá-las? Se você quer descobrir as respostas a essas perguntas, continue lendo esse artigo do umCOMO em que resolvemos essas dúvidas e damos vários conselhos.

Também lhe pode interessar: Tatuagem enrugada, o que pode ser?

Bolinhas na tatuagem

A principal causa das bolinhas na tatuagem recém feita é a alergia a tatuagem. Algumas pessoas são alérgicas a tatuagens e, por isso, antes de fazer uma o ideal é buscar um médico especialista e verificar se você não possui essa alergia a tatuagem.

Alergia a tatuagem

Embora seja mais recomendado ir ao médico, você pode começar fazendo um pontinho ou risco de tatuagem bem pequeno na pele e aguardar alguns dias para verificar se surgem ou não reações adversas. Caso você tenha alergia, seu corpo irá reagir e você notará alguns sintomas, como o surgimento de bolinhas que coçam nessa região. Se você não for alérgico a tinta da tatuagem, as bolinhas também podem sair por outros motivos, como por exemplo:

Outras causas

  • Excesso de hidratação: podem aparecer bolinhas se você aplicar grandes quantidades de pomada ou por excesso de sebo e resíduos que se acumularam na pele. Esses resíduos danificam a pele e causam várias reações, como as bolinhas.
  • Problemas de transpiração da pele: pouca higiene, roupas justas, tecidos que atrapalhem a respiração adequada da derme e uma grande quantidade de suor são problemas que podem ser solucionados.
  • Uso de cremes excessivamente espessos: esse tipo de pomada evita que a pele respire corretamente, provocando a aparição de bolinhas na região da tatuagem.
  • Infecção leve: devido a algum erro cometido no cuidado da tatuagem, uma das consequências pode ser a aparição de bolinhas, mas nesses casos o sintoma mais frequente é a inflamação. Ir a um médico para que ele avalie região e possa dar um diagnóstico mais concreto é o mais recomendado para tratar a infecção. Recomendamos que você conheça mais sobre esse problema em outros artigos do umCOMO sobre Como saber se uma tatuagem está infectada.

Apesar de aparecerem bolinhas em tatuagens recém feitas, é fato que elas também podem aparecer em tatuagem já cicatrizadas há um tempo. Contudo, nesse caso as causas podem ser pele seca ou excessivamente oleosa, isto é, tanto a falta como o excesso de hidratação podem provocar o surgimento de bolinhas. Também é possível que elas surjam por um desequilíbrio hormonal (sobretudo nos casos em que as bolinhas aparecem em outras regiões) ou por uma possível alergia de contato com essa área da pele, independentemente da tatuagem. Por exemplo, você pode ter alergia ao tecido de uma nova peça de roupa, ao sabão que usa, ao contato com uma planta que provoca irritação, etc.

Por que surgem bolinhas na tatuagem - Bolinhas na tatuagem

Como tratar as bolinhas na tatuagem

Além de te explicar por que surgem bolinhas na tatuagem recém feita ou não, também iremos te contar os possíveis tratamentos para curá-las, de forma que você tenha à mão toda a informação necessária para solucionar esse problema de saúde e estética. Tome nota desses conselhos para curar as bolinhas na tatuagem:

Creme com corticoides

Consulte um médico. Você pode usar uma pomada com corticoides, que possuem um efeito anti-histamínico e anti-inflamatório, para dar fim às bolinhas da tatuagem. Caso seja uma reação alérgica muito severa pode ser que a pomada não seja suficiente e, nesse caso, o médico poderá receitar anti-histamínicos orais. Se for uma alergia à tinta, o ideal é remover a tatuagem.

Regule a hidratação da pele

O uso de cremes hidratantes é fundamental para manter a tatuagem bem cuidada. Contudo, é muito importante aplicar somente a quantidade ideal de produto caso sua pele seja oleosa, pois do contrário podem surgir bolinhas. Também é de mesma importância aplicar bastante creme hidratante na região da tatuagem durante sua cicatrização, caso você tenha a pele seca.

Não use creme e lave a tatuagem com água e sabão

Apesar de ser imprescindível a consulta com um médico especialista, você pode tomar uma medida preventiva: suspenda o uso de cremes ou pomadas que esteja aplicando até ir ao médico. Para continuar fazendo a higiene adequada da tatuagem, lave a região com água e sabão neutro. Assim você evita que surjam novas bolinhas e as demais vão desaparecendo com o passar dos dias, uma vez que a região estará mais seca e limpa.

Remova a tatuagem

Reforçamos a importância de consultar-se com um médico. Se você não consegue parar essa reação na sua pele, a opção final é a remoção da tatuagem com uso de laser. Lembre-se que o primordial sempre é sua saúde.

Como cuidar uma tatuagem - cuidados básicos

Para evitar as bolinhas na tatuagem ou contrair infecções, umCOMO destaca esses cuidados básicos para que sua tatuagem fique com a aparência que você deseja, sem medo de que exista algum prejuízo a sua saúde.

  • Não tomar sol com a tatuagem recém feita é uma medida preventiva fácil de cumprir. Não a exponha aos raios ultravioleta e, caso seja inevitável, use um protetor solar potente (UV 50+).
  • Faça exercícios de baixa intensidade. Você pode praticar esportes, mas sem suar em excesso para evitar irritações e danos na área tatuada.
  • Remova a proteção quando o tatuador indicar. Caso seja recém feita, você deve deixar o filme protetor por 2 ou 24 horas, a depender do tamanho da tatuagem e outros fatores.
  • Use um creme específico para tatuagens para manter-se seguro de que a pele está corretamente hidratada e protegida.
  • Evite roupas justas enquanto a tatuagem estiver cicatrizando (cerca de 10 a 15 dias), opte por vestimentas confortáveis para não atrapalhar a transpiração da pele.
  • Limpe a região da tatuagem ao menos duas vezes ao dia com água morna e sabão neutro. Dessa forma, a cor e o brilho da tatuagem se manterão.

Neste outro post você pode ver mais conselhos sobre Como curar uma tatuagem.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que surgem bolinhas na tatuagem, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Vídeos relacionados com Por que surgem bolinhas na tatuagem

1 de 2
Vídeos relacionados com Por que surgem bolinhas na tatuagem

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Monique
Fiz uma tatuagem no branco e depois de um dois meses está aparecendo umas bolinhas por dentro delas o que faço? Não coça não arde no mesmo dia fiz uma outra no outro braço e não deu nada só nessa que tá com bolinhas.
A sua avaliação:
Vinicius
Olá minha tatuagem começou a aparecer bolinhas em apenas uma parte, as bolinhas são da cor da tatuagem o que pode ser? E como eliminá-las?
Isabelly
A minha também tá desse geito com bolinhas oque será?
Por que surgem bolinhas na tatuagem
1 de 2
Por que surgem bolinhas na tatuagem

Voltar ao topo da página ↑