Cuidados das Tatuagens

Como cuidar da tatuagem na hora de dormir

 
Marina Corrêa
Por Marina Corrêa, Editora. 6 junho 2022
Como cuidar da tatuagem na hora de dormir

Decidir fazer uma tatuagem é um passo importante o suficiente para que, uma vez que você a tenha, você deve cuidar bem. Dessa forma, você não danificará nem o desenho, nem a sua pele. Mas como cuidar de uma tatuagem nova? Quando você acaba de fazer uma tatuagem, você precisa ter muito cuidado com certas coisas. Dormir é uma delas: é essencial seguir uma série de diretrizes para não danificar a área tatuada.

Uma tatuagem recém-feita não deve impedir que você descanse corretamente enquanto dorme. As horas de sono continuarão a ser igualmente importantes, mas também é verdade que você não conseguirá dormir de qualquer maneira ou posição. Para saber como cuidar da tatuagem na hora de dormir, no umCOMO recomendamos que você siga estas 10 dicas.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de uma tatuagem nova

Índice

  1. Não dividir a cama
  2. Prestar atenção para que o tecido não afete a tatuagem
  3. Posições para dormir com uma tatuagem recente
  4. Durma com cunhas de nivelamento
  5. Usar uma roupa antiga para dormir
  6. Usar roupa de cama limpa
  7. Proteção na primeira noite
  8. Dormir com a tatuagem coberta durante dias
  9. Manter a tatuagem arejada
  10. Dormir fora de casa depois de fazer uma tatuagem
Ver mais >>

Não dividir a cama

Posso dormir normal com uma tatuagem recente? Esta é uma preocupação frequente para aqueles que dormem com um parceiro ou animal de estimação. Durante as primeiras noites, é altamente recomendável dormir sozinho/a para reduzir as chances de infecção.

Isto garante uma boa noite de sono para todos, especialmente se seu parceiro é muito inquieto enquanto dorme. Desta forma, você evita atritos ou contatos que poderiam afetar a tatuagem. O mesmo vale para um animal de estimação, pois qualquer tipo de ferida aberta causada por um arranhão ou golpe não intencional pode causar uma infecção.

Prestar atenção para que o tecido não afete a tatuagem

Um dos principais problemas que podem surgir quando se dorme com uma tatuagem recente é que a tinta fique aderida à roupa de cama. Caso isso aconteça, evite arrancar a seco, pois isso é doloroso e também pode danificar a tatuagem.

Tente molhar o pano com bastante água para que ele se remova sem a necessidade de danificar a pele. Finalmente, não se esqueça de trocar a roupa de cama na noite seguinte.

Posições para dormir com uma tatuagem recente

Como cuidar da tatuagem na hora de dormir? Esta é uma das perguntas mais comuns sobre o assunto. Escolher a posição correta para dormir é essencial: escolha uma boa posição em função de onde será a tatuagem e vá se acostumando a dormir assim antes de fazê-la, para que no primeiro dia, você evite dormir em cima dela e que a área tatuada seja pressionada ou entre em contato com a roupa de cama.

Há diferentes posições ideais, dependendo da área da tatuagem:

  • Se a tatuagem estiver na frente do corpo (braços, antebraços, tronco, mãos), durma de costas usando um travesseiro que seja a altura ideal para suas costas, pescoço e cabeça.
  • Para tatuagens nas costas ou horizontais, durma de barriga para baixo ou de lado, apoiado por almofadas na frente e nas costas, dependendo da área tatuada.
Como cuidar da tatuagem na hora de dormir - Posições para dormir com uma tatuagem recente

Durma com cunhas de nivelamento

As cunhas são muito úteis para evitar dormir sobre a tatuagem. Há diferentes tamanhos e tipos adaptados a cada área do corpo. Estas almofadas especiais ajudam a manter uma posição fixa durante toda a noite. Elas também ajudam a manter a perna ou braço tatuado em uma posição elevada para evitar que outras partes do corpo encostem involuntariamente contra a tatuagem durante a noite.

Usar uma roupa antiga para dormir

Às vezes é inevitável que uma tatuagem recém feita encoste na roupa. Portanto, recomendamos que você evite usar roupas e roupas de cama de cor clara, especialmente se elas forem de valor especial para você. Qualquer pequena mancha de tinta que possa ocorrer será impossível de ser removida.

Portanto, opte por roupas antigas e escuras, bem como toalhas e lençóis mais velhos para tomar banho e dormir, respectivamente. Após a tatuagem ter curado, lave-os e guarde-os para a próxima vez que fizer uma tatuagem.

Gostando do nosso artigo sobre como cuidar da tatuagem na hora de dormir? Veja também o mapa de dor da tatuagem se estiver em dúvida de onde fazer a sua!

Usar roupa de cama limpa

Se você decidir dormir com uma tatuagem recente descoberta, é altamente recomendável que você lave e troque seus lençóis ou toalha todos os dias. Desta forma, você pode evitar que qualquer bactéria entre em contato com a ferida e, portanto, evitar que a tatuagem infecte.

Proteção na primeira noite

É importante que você esclareça com seu tatuador o que fazer com a película ou cobertura de proteção que ele colocará no momento em que você fizer a tatuagem. Pergunte a seu tatuador se você deve dormir com a área coberta ou não, ou seja, se você deve removê-la ou deixá-la durante a primeira noite. Ele será o especialista e aquele que sabe melhor o que fazer e quem conhece os materiais mais inovadores para a cura de tatuagens, portanto siga todos os seus conselhos.

Como cuidar da tatuagem na hora de dormir - Proteção na primeira noite

Dormir com a tatuagem coberta durante dias

Devo dormir com a tatuagem coberta enquanto cicatriza? Seu tatuador terá a resposta! É uma decisão que você deve tomar junto com ele, pois existem diferentes formas de cura, como por exemplo, úmida ou seca. Em ambos os casos, os procedimentos são diferentes.

Portanto, se você tiver alguma dúvida sobre se deve ou não cobrir a tatuagem para dormir durante vários dias, consulte seu tatuador.

Manter a tatuagem arejada

Outra recomendação sobre como cuidar da tatuagem na hora de dormir é mantê-la arejada o máximo de tempo possível para que a pele possa respirar bem e cicatrizar melhor. Se você deixá-la muito tempo com uma película plástica, a pele não conseguirá respirar bem e não irá se curar, então lembre-se de remover a película protetora e limpar cuidadosamente a tatuagem a quantidade de vezes indicadas pelo tatuador.

É, claro, se você vai realizar alguma atividade que possa colocar o desenho em risco e criar irritações que danifiquem tanto a pele como a sua tattoo, o ideal é que você a cubra para aquele momento específico.

Dormir fora de casa depois de fazer uma tatuagem

Independentemente de onde você dorme em uma viagem logo após fazer uma tatuagem, use sempre sua própria roupa de cama limpa. Mesmo que a cama em que você dorme pareça muito limpa, é sempre preferível estar seguro quando você dorme com uma tatuagem recente.

Não importa se a cama pertence a um amigo ou membro da família, eles certamente entenderão e apreciarão que você cuide da tatuagem. Além disso, ao viajar, você pode estar exposto a mais sol do que de costume. Por esta razão, recomendamos este outro artigo sobre Como proteger minha tatuagem do sol.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como cuidar da tatuagem na hora de dormir, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Como cuidar da tatuagem na hora de dormir