menu
Partilhar

A tinta da tatuagem espalhou, é normal?

 
Por Redação umCOMO. 17 fevereiro 2021
A tinta da tatuagem espalhou, é normal?

Não sabe se é normal que a tinta da tatuagem espalhe? Quer saber como cuidar de uma tatuagem para que ela não perca a cor? Se você fez uma tattoo há pouco tempo e está com todas essas dúvidas pairando na cabeça, veio ao lugar certo.

Neste post do umCOMO queremos te informar antes mesmo de você fazer a tatuagem, para que na hora H todas as suas dúvidas estejam resolvidas. Não é tão comum que a tinta da tatuagem se espalhe quando estamos falando sobre um processo normal de cicatrização, mas isso pode acontecer. Quer saber por que a tinta da tatuagem espalhou, e em quais casos isso é normal? Se sim siga lendo este artigo com dicas.

Também lhe pode interessar: Como é feita a tatuagem aquarela

A tinta de tatuagem espalhou, é normal?

O processo de cicatrização de uma tatuagem é uma das fases mais importantes para garantir resultados eficientes mas, muitas vezes, gera medos e dúvidas não tão fáceis de se resolver. Nesse sentido, uma das perguntas mais comuns é se questionar se é normal que a tinta da tatuagem se espalhe.

A resposta rápida para essa pergunta é que não, não é normal que a tinta da tatuagem se espalhe caso haja um bom processo de cicatrização. Porém, é normal que uma tatuagem elimine a tinta de forma moderada, especialmente após os primeiros dias. É imprescindível que você saiba distinguir entre um desenho que solta um pouco de tinta através dos poros da pele e um outro que espalhe a tinta completamente. Lembre-se, também, de que as tatuagens costumam soltar o excesso de tinta que penetrou na pele para que ela fique mais limpa e uniforme, ou seja, a eliminação da tinta é parte do processo de cicatrização normal de uma tatuagem, desde que ocorra sempre de forma moderada.

Por que a tinta da tatuagem espalhou?

Tatuagem desbotada? Por que a tatuagem perde a cor ao cicatrizar? É ruim que isso aconteça? A tatuagem está expelindo pele com tinta caindo? Como dissemos, mesmo que não seja frequente que a tinta de um desenho se espalhe, é possível que a tatuagem vá expulsando a tinta de forma moderada ao longo dos primeiros dias de cicatrização.

Antes de explicarmos como cuidar de uma tatuagem para que ela não perca a cor, é necessário entender quais são os sintomas mais comuns que vão aparecer logo após você fazer o desenho:

  • Perda de tinta nas primeiras horas: principalmente nas primeiras horas após a realização, a tatuagem vai naturalmente liberar tinta. Para mantê-la em bom estado, deve-se lavar a área com água e sabão neutro de 2 a 3 vezes ao dia, bem como trocar os curativos recomendados pelo tatuador profissional.
  • Coceira e ardência: a tatuagem e a pele que a rodeia podem coçar ou arder, algo muito normal nas horas posteriores à realização do desenho. Nesse caso, é muito importante não arranhar a área, pois isso pode fazer com que você levante a pele e tire um pouco da tinta da tatuagem. Para aliviar o desconforto causado pela coceira, recomendamos esfregar um gelo suavemente sobre a área tatuada, mas lembre-se de que você nunca deve colocar o gelo diretamente na pele.
  • Área descascada: se você notar que a área da tatuagem está descascando levemente, saiba que isso também faz parte do processo normal de cicatrização. O importante, nesses casos, é nunca arrancar a pele e deixá-la cair sozinha. Agora, se após alguns dias a tatuagem descascar sem parar a ponto de perder a cor, aconselhamos que você converse com seu tatuador profissional.

Com isso em mente, e respondendo à sua pergunta sobre por que a tinta da tatuagem espalhou, considere que a eliminação moderada da tinta pelos poros ocorre para evitar a formação de crostas ou infecções. Se a tatuagem estiver bem hidratada, e você está mantendo os cuidados recomendados pelo seu tatuador ou tatuadora, é bem provável que a pomada que você estiver usando para ajudar na cicatrização seja capaz de absorver a tinta e remover o excesso. Porém, dependendo da quantidade de tinta que sua tatuagem possui, pode ser que seus poros expulsem pequenas quantidades para evitar o excesso de tinta e, portanto, o aparecimento de crostas ou infecções.

Você só deverá se preocupar caso perceba sintomas de infecção, e por isso recomendamos também que dê uma olhada neste artigo sobre como saber se uma tatuagem está infeccionada.

A tinta da tatuagem espalhou, é normal? - Por que a tinta da tatuagem espalhou?

Como cuidar para evitar uma tatuagem desbotada

Uma boa higiene e o controle do sangramento são duas chaves imprescindíveis se você deseja saber como curar uma tatuagem, pois dessa forma você evita que a tinta não penetre adequadamente na pele e acaba se espalhando. Para que o processo de cicatrização seja um sucesso, siga as recomendações do seu tatuador ou tatuadora, e considere as dicas a seguir:

  • Lave bem a área: lave sua tatuagem com água morna ou fria duas vezes ao dia, de manhã e de noite.
  • Use pomadas que ajudem na cicatrização: aplique a pomada recomendada pelo seu tatuador ou tatuadora, já que esses medicamentos ajudam a nutrir, hidratar e cicatrizar a pele a cada vez que você for fazar a higiene.
  • Preste atenção no excesso de umidade: o excesso de umidade pode fazer com que a tinta da tatuagem desbote e se espalhe. Para que isso não aconteça, evite banhos de mar e piscina, saunas, banhos de banheira ou duchas muito longos. Além disso, use as pomadas e outros medicamentos especiais apenas de acordo com a recomendação do tatuador, e não a cada vez que sentir coceira ou ardência.
  • Cuidado com a luz: não exponha sua tatuagem ao sol ou a lâmpadas de bronzeamento, e assim que for liberado pelo tatuador use protetor solar no desenho. Lembre-se de que o sol é o principal inimigo das tatuagens, contribuindo para o envelhecimento da pele e desbotamento do desenho.
  • Evite a prática intensa de esportes: durante os primeiros dias, evite a prática intensa de esportes e de atividades que possam fazer com que a pele estique em excesso, já que isso também pode contribuir para que a tatuagem estrague.
  • Suplementos de vitamina K: para evitar sangramento excessivo, recomendamos tomar suplementos de vitamina K, pois ela é benéfica para a coagulação.

É importante evitar qualquer situação que possa comprometer a regeneração da pele tatuada durante a cicatrização. Lembre-se de que qualquer complicação pode fazer com que a tinta espalhe e desbote, causando resultados ruins e o risco de outros problemas de pele. Se você observar quaisquer sintomas mais agressivos durante o processo (como pus, inchaço ou vermelhidão extrema), não hesite em ir diretamente ao seu médico. Neste outro artigo, explicamos o que não pode comer quando faz tatuagem.

Quanto tempo demora para uma tatuagem cicatrizar?

Quando é que a pele volta ao normal? Bom, isso vai depender, em grande parte, do processo de cicatrização de cada um, que varia de acordo com o desenho, tamanho da tattoo, tipo de pela da pessoa e da área tatuada. Tudo isso junto pode fazer com que o processo demore mais ou menos tempo.

De uma maneira geral, a cicatrização de uma tatuagem dura de 7 a 15 dias mas, como já dissemos, o número varia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a A tinta da tatuagem espalhou, é normal?, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

A tinta da tatuagem espalhou, é normal?
1 de 2
A tinta da tatuagem espalhou, é normal?

Voltar ao topo da página