menu
Partilhar

Estilos de tatuagens

 
Por Redação umCOMO. 17 junho 2021
Estilos de tatuagens

Faz poucos anos que ter uma ou mais tatuagens era questionado por parte da sociedade. Hoje os desenhos na pele são muito mais comuns e populares e, ainda que não seja assim em absolutamente todos os ambientes, ter tatuagens na atualidade não impede que as pessoas sigam as próprias vidas em diferentes âmbitos.

Ainda que o fato de tatuar o corpo nunca tenha perdido esse estigma de originalidade, ficou tão popular que o mundo da tatuagem não para de crescer, apresentando cada vez mais estilos de desenhos: por ser uma arte pessoal, arriscamos dizer que existem tantos tipos de tatuagens diferentes quanto pessoas tatuadas por aí.

Neste artigo do umCOMO fizemos uma síntese dos principais estilos de tatuagem que existem. Não perca e escolha a que mais combina com você!

Também lhe pode interessar: As melhores tatuagens para mulheres

Old School

Desenhos clássicos nunca saem de moda e, claro, também chegaram ao mundo da tatuagem. Nesse caso, o estilo Old School foi o principal e mais recorrente logo que tatuar a pele entrou em evidência, há décadas. Você pode reconhecê-lo graças aos traços mais grossos e cores vivas e sólidas, além de motivos de marinheiro ou Pin Ups.

Se você gosta desse estilo, além do significado que você mesmo pode dar à sua tatuagem, aqui você pode ler sobre qual o significado das tatuagens de âncoras, muito populares nesse estilo.

Estilos de tatuagens - Old School

Tribal

Facilmente associamos as tatuagens tribais a um dos estilos mais tatuados nos anos 80, 90 e mesmo no início dos anos 2000, com desenhos bastante básicos ou simples e nem sempre com significado claro ou referente às tribos. Sua origem é muito antiga e provém de várias culturas como, por exemplo, celta, maori e polinésia, por se tratarem de tatuagens originárias de povos de várias partes do mundo e de diferentes épocas.

Recomendamos que você veja este outro post sobre qual o significado das tatuagens maori.

Estilos de tatuagens - Tribal

Irezumi ou japonês tradicional

Um dos tipos mais antigos e que, ao mesmo tempo, está crescendo como moda hoje em todo o mundo é a tatuagem no estilo japonês. Além de ser um estilo clássico com uma das mais ricas trajetórias da história da tatuagem, além de profundo significado cultural, possui uma estética muito característica.

Os desenhos tipo Irezumi ou japoneses tradicional geralmente contêm grandes histórias que às vezes cobrem todo o corpo. Assim, algumas pessoas fazem uma ou várias peças soltas, mas é muito comum para quem opte por esse estilo juntá-las por meio de desenhos unificados, de elementos como o ar ou a água, tendo assim, por exemplo, o dorso, os braços e o peito inteiro fechados. Além disso, também é muito comum fazer uma tatuagem no corpo inteiro em estilo japonês, sendo esse formato um dos principais na cultura japonesa.

Estilos de tatuagens - Irezumi ou japonês tradicional

Realista

O realismo nas tatuagens é um dos estilos mais ousados ​​que existem, pois muitas vezes envolvem retratos de rostos ou lugares muito específicos, representados com detalhes quase fotográficos. Logicamente, é também um estilo muito complicado de se executar, pois exige um domínio impecável tanto do desenho quanto da agulha. Por esse motivo, as tatuagens realistas compõem um dos estilos em que, mais do que nunca, é importante que seja realizado por um tatuador profissional especializado na técnica, a fim de se obter um bom resultado artístico.

Estilos de tatuagens - Realista

Tatuagem 3D

O estilo quase sempre corresponde a traços modernos, grossos e nítidos, mas são usados o sombreado e o movimento para criar o efeito em três dimensões. Esse é um estilo que oferece muitas possibilidades, mas quem o faz deve ter em mente que não terá no corpo uma simples tatuagem, mas uma obra de arte com forte efeito visual.

Estilos de tatuagens - Tatuagem 3D

Tatuagem biomecânica

É um estilo clássico que evoluiu muito ao longo do tempo e continua a evoluir. Uma de suas variações mais populares é biorgânica. Contém efeitos 3D, pois visa chamar a atenção ao mostrar uma imagem que sugere que o interior do corpo é visto como uma máquina, combinando motivos como ossos e músculos com engrenagens e cabos que parecem sair da pele.

Estilos de tatuagens - Tatuagem biomecânica

Pontilhismo

Entre os estilos de tatuagem atuais, que começaram a ser usados ​​há relativamente poucos anos, encontramos a tatuagem com pontilhismo ou dotwork. Sim, essa é a mesma técnica pictórica de criar desde formas geométricas planas até representações realistas, sempre através do desenho de muitos pontos. É isso mesmo: nem uma única linha e um efeito lindo e surpreendente.

Portanto, podemos dizer que essa é mais uma técnica aplicável a praticamente todos, mas claramente não a todos os estilos de tatuagem. Pode ser usada em todo o desenho da tatuagem ou apenas em uma parte da peça a ser tatuada.

Estilos de tatuagens - Pontilhismo

Tatuagens com tinta branca

São chamadas de tatuagens brancas, mas na verdade podem ser apenas feitas com tinta branca ou de um tom muito claro. Embora geralmente não sejam vistas com facilidade, ao percebermos que estão naquela parte do corpo daquele que está à nossa frente, eles atraem muita atenção e são muito bonitas.

Parece que a tinta branca não dura tanto na pele quanto a colorida ou a preta. Por esse motivo, é aconselhável encontrar um especialista que realmente domine o uso desta tinta, e ainda ter em mente que será conveniente retocá-las de vez em quando caso você queira mantê-las como novas.

Estilos de tatuagens - Tatuagens com tinta branca

Fluorescentes

Outra tinta que foi criada e começou a ser usada há alguns anos é a tinta fluorescente. O que é atraente sobre esse tipo de tatuagem é que, por meio da técnica, podem ser feitos desenhos incapazes de serem vistos com luz convencional, ou seja, que só aparecem mediante luz ultravioleta ou negra.

Outra ideia é fazer um desenho com uma parte que possa ser vista com luz normal, e que muda de forma ou se torna completo quando visto na luz ultravioleta, conforme se vê na foto.

Assim, essas tatuagens que brilham no escuro com esse tipo de luz, ou que possuem uma parte desenhada com tinta fluorescente, podem ser vistas facilmente em bares e baladas, ou mediante um dispositivo como uma lanterna especial para luz negra.

Estilos de tatuagens - Fluorescentes

Aquarela

A tatuagem aquarela é bastante recente na história dos desenhos na pele, mas é cada vez mais usada e, hoje em dia, considerada como um dos estilos de tatuagem mais populares e que se espalharam mais rapidamente.

O estilo base para a aquarela pode ser praticamente qualquer um: semirealista, kawaii, geométrico, apenas aquarela, etc. O importante nesses desenhos é que a tinta se misture com água em efeito degradê, até atingir a técnica de aquarela ou watercolor como a vista em uma tela. Costumam ser vistos desenhos de cores bem vivas, mas a técnica também pode ser aplicada em tatuagens de tinta preta.

Estilos de tatuagens - Aquarela

Minimalista

Pela discrição e por estarem dentro dos estilos de tatuagens pequenas, muita gente investe nelas. As tatuagens pequenas e minimalistas, às vezes quase imperceptíveis, são um estilo que dá um resultado final delicado. Além disso, para que realmente fiquem bem esteticamente, é muito importante saber escolher a área do corpo a ser tatuada, que deve casar com o tipo de desenho.

Neste artigo você vai descobrir algumas ideias de tatuagens pequenas.

Estilos de tatuagens - Minimalista

Neotradicional

A tatuagem neotradicional é muito fácil de ser confundida com o estilo Old School, já que é a mesma, mas adaptada aos tempos atuais. Os traços são mais modernos e variam, às vezes, em efeitos borrados ou sombras suaves que dão um pouco de profundidade ao desenho. Já as cores são mais variadas que na técnica Old School e, da mesma forma, os temas são mais amplos ou até híbridos. No entanto, o estilo da velha escola ainda está lá e pode ser claramente percebido.

Normalmente, são tatuagens que mostram claramente a base Old School e agregam algum outro estilo a ela, como o realismo simples, acréscimo de linhas finas (no estilo antigo só se usavam as grossas), entre outras características que as diferenciam.

Estilos de tatuagens - Neotradicional

New school

O estilo New School é fruto do resultado que a técnica Old School teve, mais ou menos, na última década. Estilos como o 3D, o animado e até o realista são introduzidos de forma agressiva, e cores vivas se apresentam em um degradê de sombras.

Ao contrário do estilo neotradicional, nessa técnica os motivos foram totalmente atualizados, e não costumam aparecer desenhos relacionados com o mundo marítimo, rosas ou Pin Ups. Em vez disso, podemos encontrar todos os tipos de objetos e personagens, tanto famosos quanto inventados inteiramente pelo tatuador e pessoa a ser tatuada.

Estilos de tatuagens - New school

Blackwork e blackout

Como o próprio nome indica, são caracterizadas por serem feitas inteiramente com tinta preta. O estilo blackwork define-se simplesmente por serem desenhos, que podem ser figuras maiores ou menores, mas única e exclusivamente em preto e com maior ou menor quantidade de sombreado.

Uma variação do estilo é o blackout, feito por meio de desenhos em tinta negra de maneira completa, deixando que a forma do desenho criado acabe sendo a própria área a ser tatuada. Frequentemente os desenhos são de estilo neotribal ou geométrico, consistindo simplesmente em cobrir uma parte do corpo. É por isso que esse estilo às vezes é usado como uma técnica de preenchimento para unir tatuagens.

Estilos de tatuagens - Blackwork e blackout

Tatuagem kawaii

O estilo de tatuagem kawaii é aquele que foca na captura de imagens de animes, mangás, filmes ou personagens inventados, mas sempre no estilo japonês e com desenhos delicados. Um dos estilos mais atuais baseado em traços limpos e nítidos, cores vivas e representações simples mas, ao mesmo tempo, com um certo nível de detalhe, e muitas vezes feito em também em cores vivas e em tons pastel, muito utilizados no estilo kawaii em geral, tanto nas tatuagens como nas roupas e maquiagens.

Estilos de tatuagens - Tatuagem kawaii

Geométrico

A tatuagem geométrica virou moda há alguns anos e é um estilo com o qual você pode desenhar qualquer objeto ou personagem, mas sempre de forma geométrica, ou seja, com uma composição baseada em linhas que se juntam para formar figuras geométricas e que unem várias destas, com as quais você pode obter uma imagem maior e mais completa.

Além disso, pode ser misturado com técnicas como aquarela ou pontilhismo. Às vezes, as tatuagens geométricas mantêm linhas que lembram um esboço, dando a sensação de olhar para uma folha de desenho técnico.

Conheça o significado das tatuagens geométricas e veja sugestões originais no nosso outro artigo.

Estilos de tatuagens - Geométrico

Geek

O estilo geek começou a ser notado por volta das décadas de 80 e 90 e, embora de forma mais ampla tenha sido utilizado como uma forma de se referir aos apaixonados por ciência, tecnologia, informática ou videogames, no campo das tatuagens ele também é identificado como técnica, que inclui fãs do mundo dos desenhos animados, especialmente mangás e animes.

Assim, os motivos ou personagens principais usados nessas tatuagens são algo super variado e, além disso, podem ser feitos mediantes diferentes técnicas: preto, cores vivas e sólidas, aquarela, desenhos geométricos, realistas, etc.

Estilos de tatuagens - Geek

Trash polka

A tatuagem trash polka é uma das mais recentes dentre os tipos de tatuagem, e foi criada há alguns anos na Alemanha ao misturar o estilo trash com representações realistas - é, portanto, mais difícil de identificar.

Mistura pinceladas de aquarela com outras mais sólidas e definidas, como blackout, textos ou lettering, além de elementos surrealistas. É caracterizada pelo uso principalmente de tons como preto e vermelho, com algumas pinceladas de branco e sombreado em certas ocasiões.

Estilos de tatuagens - Trash polka

Tatuagem de henna

Por fim, falaremos um pouco sobre as tatuagens de henna que são tatuagem temporárias. É um pigmento que vem da alena, cujas folhas são secas e trituradas, transformando-se naturalmente em tintura, que é muito utilizada em regiões como Índia, Oriente Médio e África.

Seu efeito pode ser semelhante ao das tatuagens brancas, mas é mais escuro e sua cor costuma reagir, dependendo da pele, em tons de laranja e marrom. Se você decidir fazer uma, aqui te contamos Como remover tatuagem de henna, para que você possa terminar de tirá-la da melhor maneira possível quando começar a desbotar ou mudar de cor.

Antes de fazer uma tatuagem de henna verifique se você não é alérgico(a) para não ter nenhuma dor de cabeça ao realizar o desenho na pele.

Como escolher um bom tatuador

Essa foi a nossa seleção de estilos de tatuagem, mas lembre-se de que uma tatuagem é um desenho e, como tal, pode ser o que você quiser e você pode dar a ela o significado que considerar. O mais importante na hora de fazer uma tatuagem definitiva é procurar por tatuadores profissionais e qualificados, e melhor ainda se você escolher um ou aquele que se dedique exclusiva ou principalmente ao estilo que você deseja, pois eles vão dominar a técnica muito melhor do que um tatuador que faz uma grande variedade de estilos.

Vale lembrar que a importância de escolher um profissional para fazer uma tatuagem está não apenas no aspecto final do desenho e no traço, ou seja, na qualidade da tatuagem em si, mas também nos cuidados com a sua saúde.

Estilos de tatuagens - Tatuagem de henna

Se pretende ler mais artigos parecidos a Estilos de tatuagens, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Estilos de tatuagens
1 de 20
Estilos de tatuagens

Voltar ao topo da página