menu
Partilhar

Como remover uma tatuagem de henna

Como remover uma tatuagem de henna

Um tatuagem de hena é aquela que não precisa de agulhas para sua elaboração, por isso, não penetra nas camadas da pele e é temporária e indolor. Este tipo de tatuagem consiste em desenhos gravados sobre a pele, e pode ter uma duração de 2 ou 3 semanas, sendo uma opção caso você queira uma mudança estética temporária ou se pensa em fazer uma tatuagem definitiva mas ainda não tem certeza disso. Ainda que seja algo temporário, o que fazer se não gostarmos do desenho ou se a tinta começar a desvanecer e ficar com manchas antiestéticas na pele?

Independentemente de qual for o seu motivo, caso tenha feito uma tatuagem de henna e precisa ou quer removê-la o quanto ambos, neste artigo deo umCOMO explicamos tudo o que você precisa saber sobre como tirar uma tatuagem de henna e remover uma tatuagem de henna de forma mais rápida.

Também lhe pode interessar: Por que surgem bolinhas na tatuagem

Sobre a henna

A henna é um produto natural utilizado como tonalizante há mais de 5 mil anos.[1] Originário da Índia[2], esse pigmento pode ser utilizado em pele e cabelos, sendo uma alternativa orgânica e de fácil acesso para coloração, que serve de alternativa para produtos artificiais e agressivos.

Já que as tatuagens feitas com henna são temporárias, chega o momento em que a tinta começa a desbotar e que você se depara com um desenho apagado e pouco chamativo, o que faz com que queira descobrir como tirar tatuagem de henna. Se você chegou a esse ponto e precisa de ajuda com a remoção, veja abaixo algumas dicas que irão solucionar o seu problema de maneira bastante simples.

Se você pretende remover a henna pois não gostou da estética, que tal tentar uma outra técnica de tatuagem temporária? Para isso, veja como fazer uma tatuagem falsa.

Como tirar tatuagem de henna com água morna

Em função do tipo de pele, o sabonete usado, a zona do corpo em que está a tatuagem, suas atividades quotidianas etc., a tatuagem de henna irá desaparecendo de forma mais ou menos rápida, o que pode fazer com que o desenho perca seus traços definidos e comece desbotar. Se chegou esse momento, não se preocupe pois existem várias maneiras simples de como tirar henna da pele.

Se você quer eliminá-la antes do tempo, preste atenção às seguintes indicações. Mergulhe e deixe repousar a área tatuada na água morna. Essa é uma opção para acelerar a remoção da tatuagem já que o aquecimento abre os poros da pele e ajuda que a tinta se solte com maior facilidade.

Quando a zona estiver de molho, aproveite para aplicar um sabonete esfoliante na tatuagem e esfregue a área com uma esponja. Uma possibilidade que pode facilitar bastante a remoção de sua tatuagem é realizar o processo acima explicado durante o banho, dando atenção especial para a região tatuada.

Como remover uma tatuagem de henna - Como tirar tatuagem de henna com água morna

Como tirar henna da pele com azeite

Outra solução para tirar uma tatuagem de henna é preparar uma mistura de azeite de oliva e sal grosso para elaborar um esfoliante caseiro sem danificar a pele. Para tal, coloque o óleo em um recipiente e vá vagarosamente adicionando o sal grosso até a mistura estar em proporções boas, tomando também cuidado para fazer uma mistura em quantidade suficiente para que você consiga utilizá-la em toda a área tatuada.

Assim que tudo estiver pronto, molhe a área tatuada, aplique e estenda a mistura sobre a mancha de henna, depois retire-a com uma toalha úmida. Para deixar a aplicação ainda mais suave e evitar danificar a pele, o que deve ser uma preocupação em razão do sal grosso, utilize as pontas de seus dedos ou um algodão para aplicar a mistura.

Se quiser saber como remover henna da sobrancelha caseiro, essa mistura pode ser a solução ideal pois não agride a pele, o que é ótimo quando se trata do rosto, já que a pele da região costuma ser mais sensível.

Remover tatuagem de henna com água oxigenada

A água oxigenada é um produto comumente utilizado na remoção de pigmentações e também pode servir para desfazer a tinta da tatuagem de henna. Molhe um algodão na água oxigenada e esfregue a zona tatuada. Tente não causar irritação na pele, para isso, evite deixar a pele em contato com o produto por muito tempo.

Após a remoção da tatuagem de henna, limpe bem sua pele com água corrente para garantir que toda a água oxigenada foi embora, afinal, o produto pode irritar a pele quando em contato por muito tempo.

Remover tatuagem com agua oxigenada funciona, entretanto, caso opte por essa técnica de em seu rosto, tome cuidado para que o produto não caia nos olhos.

Dica: se você quer saber como remover henna da sobrancelha caseiro, a água oxigenada também poderá ajudar, afinal, apenas tem potência descolorante para cabelos caso misturada com um pó descolorante, ou seja, não irá alterar a tonalidade dos pelos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como remover uma tatuagem de henna, recomendamos que entre na nossa categoria de Beleza e Cuidados Pessoais.

Conselhos
  • É importante ser paciente já que a pele precisa de um período para esfoliar por completo e, portanto, a eliminação da tatuagem não pode ser imediata.
Referências
  1. CURSI, I. B.; FREITAS, R. R. de.; MENDONÇA, H. R.; MANSUR, L.; MANSUR, C.; GAMONAL, A. Dermatite de contato por tatuagem de henna: relato de três casos. Revista Médica Oficial do Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, v. 31, n. 3, 2005. Disponível em: https://www.ufjf.br/hurevista/files/2016/11/73-17-PB.pdf. Acesso em: 16 mar. 2021.
  2. RODRIGUES, G. B.; STEFANELLO, M. S. B.; FRANÇA, A. J. B. du V. Análise das diferenças de composição e modo de aplicação de produtos capilares henê e henna. Itajaí: UNIVALI, [20--]. Disponível em: http://siaibib01.univali.br/pdf/Giuvane%20Bezerra%20Rodrigues%20e%20Maria%20Sania%20Barbara%20Stefanello.pdf. Acesso em: 16. mar. 2021.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Isabele Dos Santos
Nossa, muito obrigado! Fiz uma tatuagem de henna à três dias atrás, porém não gostei. Fiz as dicas e deu super certo.
margarida
que susto estas maos XO

Como remover uma tatuagem de henna
1 de 2
Como remover uma tatuagem de henna

Voltar ao topo da página